O presente estudo tem como proposta investigar as mais recentes configurações do trabalho docente no ensino superior brasileiro, nos setores públicos e privados, e sua conexão com as condições mais amplas da acumulação capitalista, ou seja, a totalidade das relações capitalistas de produção. O Trabalho questiona o novo papel que o Estado capitalista adota, em função da mundialização do capital, e as consequências daí advindas para o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Analisa a noção de competência no que se refere às práticas de controle que são internalizadas por esse trabalhador através da apropriação dos valores capitalistas em suas experiências na esfera do trabalho. Neste contexto, o que se observa é que os modelos de formação profissional reforçam as práticas de controle que são internalizadas pelo trabalhador através da apropriação dos valores capitalistas. O estudo propõe-se também à análise da privatização do ensino superior no Brasil. Apresenta um breve histórico sobre a educação superior no Brasil, dando ênfase às medidas legais que impulsionaram a expansão do setor privado/mercantil. Nesse percurso, aborda o conteúdo mercantil da reforma educacional do governo Lula da Silva, contextualiza as políticas de privatização do sistema de educação superior, apresentando o quadro de crescimento das instituições privadas/mercantis e a privatização ―por dentro‖ das instituições públicas. Na pesquisa documental realizada, buscou-se verificar como o trabalho do docente de ensino superior se apresentava nos trabalhos aprovados para as Reuniões Anuais da ANPED, entre 1996 e 2008. Os trabalhos foram analisados através da Teoria da análise de conteúdo e da Teoria da análise do discurso, visando uma compreensão crítica e ideológica dos discursos investigados. Verificou-se que os textos questionavam a formação docente e o decorrente desempenho profissional centrados na experiência do professor em detrimento do conhecimento, da teoria e da formação pedagógica. Analisam também a intensificação do trabalho e a prosperidade do mercado liberal e como esse processo tem reforçado a exploração dos trabalhadores, a perda de direitos sociais, a desigualdade social e a alienação. Apresentam uma preocupação com o processo de privatizações, da terceirização, da informalização, presente nas políticas educacionais e que vem conduzindo o trabalho docente à intensificação e à precarização, já que debilitado de ações coletivas e de solidariedade. A conclusão possível a que se chega ao final desse percurso de estudos é que todo esse processo necessário para a valorização e manutenção do capital na seara educacional só é possível através da divisão, do aniquilamento dos vínculos, da competitividade, do isolamento, e como consequências, do adoecimento psíquico e da alienação dos trabalhadores. O que ocorre, portanto, é tanto um progresso da dominação quanto um processo de desestruturação do ―viver junto‖. É importante reforçar que o trabalho é o meio que possibilita a realização de si, porém, ele só atinge esse patamar com a constituição do coletivo
This research aims to investigate the latest configurations of teaching in Brazilian higher education, in public and private sectors, and its connection to the wider conditions of capitalist accumulation, ie, the totality of capitalist relations of production. The work questions the new role that embraces capitalist state, depending on the globalization of capital, and the consequences resulting therefrom for work and teacher training now that the changes in the field of production pose as a requirement to create a new type subject and employee. Examines the notion of competence in relation to control practices that are internalized by the worker through the appropriation of capitalist values in their experiments in the sphere of work. In this context, what is observed is that models of training reinforce the control practices that are internalized by the worker through the appropriation of capitalist values. The study also proposes to examine the privatization of higher education in Brazil. Presents a brief history of higher education in Brazil, emphasizing the legal measures that have driven the expansion of private sector / commercial. Along the way, covers the commercial content of the educational reform of the government Lula da Silva, contextualizes the privatization policies of the higher education system, providing the framework for growth of private institutions / commercial and privatization "in" public institutions. In documental study aimed to ascertain how the work of the teacher in higher education is presented in the work approved for the Annual Meetings of ANPED between 1996 and 2008. The works were analyzed through content analysis theory and the theory of discourse analysis, targeting a critical understanding and ideological discourses investigated. It was found that the texts were questioning teacher training and the resulting focus on professional performance experience of the teacher instead of knowledge, theory and pedagogical training. Also discuss the intensification of work and prosperity of the free market and how this process has enhanced worker exploitation, loss of social rights, social inequality and alienation. Concern themselves with the process of privatization, outsourcing, the informal, present educational policies and has been conducting the educational work intensification and insecurity, weakened since collective action and solidarity. The possible conclusion that one arrives at the end of that course of studies is that this whole process necessary for recovery and maintenance of capital in educational harvest is possible only by splitting, the annihilation of bonding, competitiveness, isolation, and as a consequence of mental illness, and alienation of workers. What happens, therefore, is both an improvement of domination as a process of disintegration of "living together". It is important to emphasize that the work is the medium that enables self realization, however, he only reached this level with the formation of the collective