O presente estudo busca recuperar narrativas e testemunhos acerca dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no período de implantação do I Programa Especial de Educação -I PEE (1983-1987). Para tal, nos ancoramos em um conjunto de narrativas; produções acadêmicas produzidas no interior dos programas de pós-graduação; matérias publicadas em periódicos de grande circulação e, em documentos e materiais produzidos para o professorado atuante naquelas unidades escolares, apontando ainda para outras falas que ajudam a compor a nossa reflexão: relatos de professores, relatórios e por fim a literatura existente sobre o tema. Portanto, nosso trabalho evidencia também as tensões que permeavam a tessitura política que circundava o governado de Brizola, no momento de sua posse em março de 1983 e durante o seu mandato. A dissertação está dividida em três capítulos, sendo o primeiro: Cenários áridos, caminhos entrelaçados: a transição para a redemocratização, subdividido em duas partes, o voo interrompido: a Educação Integral na gênese de um projeto-fazimento e Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: falas encarnadas. Dando prosseguimento, o segundo capítulo: Palavras em confronto, projetos em disputa: a implantação do I Programa Especial de Educação e o Encontro de Mendes (1983) está dividido em duas seções: Rotas cruzadas: educação integral e a universalização do acesso e do direito à educação e Um encontro com o (re) começo: Mendes (1983). O último, Documentos vivos, acervos explorados: falas e memórias de uma experiência - possui três partes: Palavras em confronto: mapa da produção acadêmica sobre os CIEPs; Vozes dissonantes: os dois primeiros estudos sobre os CIEPs; A Animação Cultural em debate e O projeto educacional brizolista nos periódicos de grande circulação: análise de matérias publicadas entre 1982 e 1987
This present study intends to recover the narratives and testimonies about the Integrated Centers of Public Education, stood for (CIEPs), in the period of I Special Education Program implementation-I PEE (1983-1987). For that, we have anchored ourselves in a group of narratives; academic productions produced within the Post graduation programs; topics published in periodicals with wide spread circulation and, in documents and materials produced for active teachers in those school units, yet, pointing out to other speeches that help us to compose our reflection: saying from teachers, reports and finally the existing literature on the theme. Therefore, our work also highlights the tensions that permeated the political texture that circled Brizola s Government, at the moment of his investiture in March, 1983 and during his mandate. The dissertation is divided in three chapters, being the first one: Arid scenarios, interlacedpaths: the transition to re-democratization, subdivided in two parts, the interrupted flight: the Integral Education in the genesis of a performing- project and Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro: embodied speeches. Continuing, the second chapter: Words in confrontation, disputed projects: the I Special Education Program implementation and the Mendes meeting (1983) is divided in two sections: Crossed roots: the integral education and the universal access and the right to education and A meeting with the (re)start:Mendes (1983).The last one, Living documents, collections explored: speeches and memories of an experience it has three parts: Words in confrontation: map of the academic production on the CIEPs: Dissonant voices: the first two studies about the CIEPs: The Cultural Animation in debate and Brizola s educational project in periodicals with wide spread circulation: the analysis of articles published between 1982 and1987