ESTUDO DE CASO: MÍDIAS SOCIAIS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MORRO DA PROVIDÊNCIA ? RIO DE JANEIRO/2016 Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A produção de subjetividade tem sido estudo de muitos trabalhos acadêmicos, e a emergência de subjetividades pós-mídia, com o uso das tecnologias digitais de comunicação, está ampliando esse campo de observação. Escolhemos a Escola Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, localizada na Gamboa, para realizar uma investigação sobre a produção de subjetividade dos alunos do ensino médio por meio de práticas inventivas, as quais não obtiveram muito engajamento, mas devido à imediaticidade dos fatos com o movimento das ocupações em todo o Brasil, essa escola teve um papel fundamental na produção de uma narrativa coletiva em torno desse movimento de reivindicação da educação no estado do Rio de Janeiro. Com isso, nossa pesquisa se transformou em um estudo de caso com base em uma pesquisa etnográfica participativa cujo objetivo é investigar a materialização sob a forma de uma plataforma digital da narrativa coletiva transmídia sobre a ocupação da Escola Estadual Hugh Clarence Tucker/CAIC Tiradentes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar o processo de subjetivação dos alunos da escola ocupada. Como conclusão procurarei verificar a emergência de uma nova subjetividade produzida pela ocupação como uma forma de invenção do problema.
  • The production of subjectivity have been studied in many academic works, and the emergence of subjectivities post-media era with the use of digital technologies of communication, is expanding this field of view. I have chosen the high school Escola Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker, placed at Gamboa R.J., to perform an investigation about the production of subjectivity of high school students by innovative practices, which did not get much engagement. However, due to the immediacy of the happenings with the occupies among Brazil, this school presented an important whole in the production of a collective narrative around this movement of claim on the education in Rio de JaneiroState. So that our research turned into a case study based on a participative ethnographic research, which aim was to investigate the materialization through a digital platform of transmedia story telling about the occupy of the Escola Estadual Hugh Clarence Tucker/CAIC Tiradentes. Therefore, the aim of the present work was analyze subjectivities process of the students of the occupied school. To conclude I intend to verify the emergence of a new subjectivity produced by the occupation as a way to invent the problem.

data de publicação

  • 2016-01-01