As áreas protegidas, cada vez mais, vêm influenciando na demanda de turistas a uma determinada região. Há estudos preocupados com o envolvimento das unidades de conservação com os grupos que influenciam, podem influenciar ou podem ser influenciados pela atividade turística praticada nessas áreas, os chamados stakeholders. A proposta deste trabalho é analisar as relações de hospitalidade entre a gestão de unidades de conservação e seus stakeholders envolvidos com o turismo, com ênfase nas influências para a competitividade dos destinos. Os objetos de estudo são três áreas protegidas localizadas no Nordeste brasileiro, as quais integram a Rota das Emoções: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos com abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas, análise de websites, observação assistemática e survey. Os dados foram coletados e organizados a partir de uma categorização previamente elaborada e analisados por meio do método de Análise de Conteúdo. Verificou-se que nem todos os serviços turísticos prestados por stakeholders, como meios de hospedagem, são influenciados pelos relacionamentos estabelecidos com a gestão (o anfitrião) dos parques nacionais e da área de proteção ambiental. No entanto, há uma relação de dependência de outros stakeholders com a gestão desses locais, como os condutores de turismo, tendo o respeito às normas previstas pelo credenciamento como base para a prestação do serviço. As relações de hospitalidade entre o anfitrião e seus stakeholders ligados ao turismo favorecem um ambiente de confiança mútua, influenciando diretamente na capacidade de gestão das unidades de conservação e na competitividade dos destinos onde estão inseridas. Foi comprovado que as relações de hospitalidade reforçam as intenções de retorno dos visitantes.
Protected areas have more and more influenced the demand of tourists to a particular region. There are studies concerning the engagement of protected areas with stakeholders that influence, may influence or may be influenced by tourist activities practiced in these areas. The objective of this master’s thesis is to analyse hospitality relations between the protected areas management and its stakeholders related to tourism, focusing on their influence for the competitiveness of destinations. The study objects are three protected areas that belong to a route called “Rota das Emoções”, located in the northeast region of Brazil: National Park of Lençóis Maranhenses, National Park of Jericoacoara and Delta do Parnaíba Environmental Protection Area. A multiple-case study was developed through qualitative and quantitative methods: semi-structured interviews, websites analysis, unsystematic observation, and survey. Data were collected and organized from categorization previously elaborated, and analysed through Content Analysis. It was verified that not all tourist services offered by stakeholders, such as hotels, are influenced by relationships established with the management (the host) of national parks and environmental protected areas. However, other stakeholders, such as tour guides and travel agencies, depend on a certain relation with the host concerning the need to respect rules for their acreditation. Hospitality relations betwen the host and its stakeholders related to tourism favour mutual trust by influencing directly both management conditions of the protected areas and competitiveness of the destinations where they are located. The results also showed that hospitality relations affect positively visitors’ return intention.