Gestão Escolar Democrática: o lugar da orientação pedagógica na produção acadêmica brasileira dos últimos anos Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • A década de 1980 assiste a uma profusão de debates em busca de uma perspectiva mais democrática de escola, o que mobiliza mudanças em âmbito legislativo, assim como, na formação e no trabalho do Pedagogo. Considerando que o Pedagogo está inserido também no campo de atuação profissional da Orientação Pedagógica o presente estudo tem como objetivos: analisar o papel do Orientador Pedagógico na produção acadêmica sobre gestão escolar democrática (resumos de artigos científicos), bem como, mapear a produção acadêmica brasileira sobre gestão escolar democrática e suas tendências. Para isso, realizou-se um estudo de cunho bibliográfico-documental. Os resultados apontam um remodelamento do perfil do Orientador Pedagógico em função da articulação do seu trabalho com as demandas da gestão escolar democrática, a necessidade de reconfiguração dos processos formativos do Pedagogo, e, das lógicas de organização do trabalho escolar. No que se refere à produção acadêmica sobre gestão escolar evidencia-se: a presença de temas atuais como violência e inclusão, as diferentes maneiras de enfoques sobre o conceito de gestão escolar/gestão escolar democrática, e ainda abordagens voltadas para: a formação docente, política e política educacional, a questão da escola como espaço democrático, relação humana, currículo.
  • The 1980s witnessed a profusion of debates in search of a more democratic perspective of school, which mobilizes changes in the legislative scope, as well as in the formation and work of the Pedagogue. Considering that the Pedagogue is also inserted in the Pedagogical Orientation professional field, this study aims to: analyze the role of the Pedagogical Advisor in the academic production about democratic school management (summaries of scientific articles), as well as map the Brazilian academic production about democratic school management and its trends. For this, a bibliographic-documentary study was carried out. The results point to a reshaping of the profile of the Pedagogical Advisor due to the articulation of his work with the demands of democratic school management, the need to reconfigure the educational processes of the Pedagogue, and the logic of the organization of school work. Regarding the academic production on school management, it is evident: the presence of current themes such as violence and inclusion, the different ways of approaching the concept of school management / democratic school management, and also approaches focused on: teacher education, politics and educational policy, the issue of school as a democratic space, human relationship, curriculum.

data de publicação

  • 2019-01-01