A indagação sobre a realidade formativa dos conservadores-restauradores no Brasil e de como se inserem no mercado de trabalho, da legislação que os ampara e que normatiza os seus trabalhos é a base sobre a qual se inserem outras interrogações. A proposta deste trabalho é avaliar o papel dos centros de formação universitários com propostas de cursos de bacharelado em conservação-restauração de bens culturais e entender se proporcionam uma formação adequada e em consonância com as diretrizes internacionais desta área que são amplamente consolidadas e aceitas no Brasil. E, também, se existe uma uniformidade das bases teórico-metodológicas que sustentam a formação do conservador-restaurador, ou se há uma política pública de Estado para esta área de formação ou mesmo propostas em andamento nesse sentido. O percurso proposto para este trabalho consistiu em abordar a evolução dos conceitos de bens culturais, a evolução dos conceitos e das metodologias para conservação-restauração no Ocidente a partir dos primeiros dados encontrados em documentos e textos da Antiguidade. E, no Brasil, a compreender o que se processou a partir da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), e, ao mesmo tempo, examinar a situação normativa e legislativa que se refere à profissão do conservador-restaurador e às implicações relativas a ela, assim como a realidade do momento atual da formação no Brasil, considerando as bases teóricas, as questões curriculares, as estruturas físicas e as normativas existentes no Ministério da Educação (MEC). Em relação à metodologia utilizada, norteamos nosso trabalho por uma pesquisa histórica bibliográfica e documental acerca da história da conservação-restauração e da formação, da leitura dos principais teóricos da conservação-restauração e de autores que tratam das questões próprias ao patrimônio cultural. Foram consultados documentos relativos à formação no Brasil constantes no Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e na Biblioteca de Obras Raras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Constituição Brasileira em vigor e das leis e decretos da Câmara dos Deputados e do Senado. Foram analisados os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) dos programas de bacharelado existentes atualmente em universidades públicas. Com o apoio das entrevistas realizadas com os coordenadores e ex-coordenadores dos cursos e com membros da Associação Brasileiras de Conservadores e Restauradores (ABRACOR), logramos alcançar uma visão panorâmica de toda problemática estudada, o que nos permitiu fazer algumas considerações e sugestões em relação às nossas hipóteses iniciais
The question about the conservator-restorer formative reality in Brazil and how they enter the labor market, the legislation providing them with legal support and regulating their work, is the base upon which other questions arise. This work proposes to assess the role of university professional education and training formation centers offering Bachelor´s degree in conservation-restoration of cultural heritage and understand if they provide proper training in accordance with international guidelines, widely accepted and recognized in Brazil. Furthermore this work will analyze if a theoretic-methodological uniformity sustaining the conservator-restorer professional education exists, or if there is a public state policy for this education field or any proposals regarding the matter. The path for this work consisted of approaching the conceptual evolution of cultural heritage, the conceptual evolution and methodologies for conservator-restorer in the West, evolving from the first news found in antiquity documents and texts and, in Brazil, to comprehend what happened since the foundation of the Royal Academy of Fine Arts (AIBA). At the same time, we are going to look into the normative and legislative situation regarding the conservator-restorer profession and its implications as well as the educational program's current reality in Brazil - taking in consideration the theoretical bases, curricular and physical structures and the Department of Education (MEC) existing rules. Regarding the applied methodology our work followed a historical bibliography and documental research on conservation-restoration and professional training, readings of the main theorists in conservation-restoration and authors dealing with matters concerning cultural heritage. Were considered documents regarding the education and training formation in Brazil from the Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) and from the Biblioteca de Obras Raras da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), in addition to the Brazilian Constitution enforcement of other laws and decrees by the House of Representatives and the Senate. Were analyzed the Bachelor's Course Pedagogical Projects (PPC), all belonging to current existent public universities. With the support of interviews with current courses coordinators and former coordinators and with members from the Brazilian Association of Conservators and Restorers (ABRACOR) we can have a broad vision of the problematic here approached, allowing us to make some considerations and suggestions regarding our first hypotheses