Pesquisas sobre julgamentos e tomada de decisões em contabilidade objetivam desenvolver e testar teorias dos processos cognitivos pelos quais os julgamentos de preparadores, auditores, reguladores e demais usuários das informações contábeis são realizados. Este ensaio teórico tem como objetivo identificar e discutir as heurísticas e vieses cognitivos que podem influenciar no processo de reconhecimento e mensuração de receitas, por parte dos preparadores das informações contábeis. É esperado que através da adoção de novos procedimentos no reconhecimento e mensuração de receitas, os indivíduos utilizem a heurística da ancoragem em seus julgamentos e seja influenciado pelo otimismo através de incentivos e do traço de personalidade otimista/conservador do indivíduo no processo de julgamento contábil. A complexidade da tarefa também é outro possível efeito que pode influenciar no julgamento e tomada de decisão desses profissionais. Os efeitos cognitivos apresentados são importantes para pesquisas futuras, pois denotam influencias possivelmente relacionadas aos julgamentos em contabilidade, estando estes relacionados a uma série de falhas na forma em como o indivíduo pensa, sendo a heurística considerada como um equívoco sensorial e os vieses como pensamento irracional. Em pesquisas futuras é sugerido que haja a aplicação desses conceitos em forma de experimentos, visando capturar se o indivíduo realmente é influenciado pela ancoragem, otimismo incentivado, otimismo e conservadorismo natural, e complexidade da tarefa.
Research on judgments and decision-making in accounting aim to develop and test theories of cognitive processes by which judgments of preparers, auditors, regulators and other users of accounting information are performed. This theoretical essay aims to identify and discuss the heuristics and cognitive biases that can influence the process of recognition and measurement of revenues, by the preparers of the accounting information. It is expected that through the adoption of new procedures in the recognition and measurement of revenues individuals will use the anchorage heuristic in their judgments and be influenced by optimism through incentives and the optimistic/conservative personality trait of the individual in the accounting judgment process. The complexity of the task is also another possible effect that can influence the judgment and decision making of these professionals. The cognitive effects presented are important for future research because they denote influences possibly related to accounting judgments, these being related to a series of failures in the way in which the individual thinks, being the heuristic considered as a sensorial misunderstanding and the biases as irrational thinking. In future research it is suggested that there be applied these concepts in the form of experiments, aiming to capture if the individual is really influenced by the anchorage, encouraged optimism, optimism and natural conservatism, and task complexity.