CONHECIMENTO COMPARTILHADO, INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DE INOVAÇÃO: ANÁLISE MULTICASOS NA INDÚSTRIA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS NO SUL DE SANTA CATARINA
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O compartilhamento do conhecimento é uma das maneiras de promover mudanças importantes no âmbito organizacional. A promoção de novos métodos e processos incentiva a troca de conhecimentos entre os atores envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento das organizações. A criação de produtos inovadores pode ser explicada por diversos fatores. A literatura que se debruça sobre esses campos afirma que interação entre indivíduos, grupos e a organização, inclusive com o uso de tecnologias, promove a geração de conhecimento – explícito e tácito –, induzindo a produção de inovação. Por intermédio da união desses constructos teóricos – compartilhamento do conhecimento e inovação – o presente estudo investiga como o compartilhamento do conhecimento propicia a geração da inovação de produtos na indústria de revestimentos cerâmicos no sul de Santa Catarina. Sob o aspecto metodológico, este estudo está amparado mediante abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e exploratórios. Como estratégia de pesquisa realizou-se um estudo multicasos em cinco empresas associadas ao Sindicato da Indústria Cerâmica – Criciúma (SINDICERAM). Como técnica de investigação, para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista, o qual estrategicamente dividiu-se em dois grupos, sendo gestão e operacional, com o objetivo de averiguar o posicionamento das duas hierarquias em cada empresa correspondente ao grupo amostral deste trabalho. Os dados apontam que práticas de conhecimento compartilhado são indutores de inovação de produtos. O posicionamento das empresas nos âmbitos do design e qualidade de produto retroalimenta tais práticas. Em uma das empresas estudadas não se verificou esse nível de integração, o que explica deficiência em inovar produtos.