Restaurante como Lugar de Hospitalidade e Prestação de Serviços: o Eat... Empório Restaurante Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A presente dissertação investiga os fatores que levam os clientes à escolha de restaurantes. A conveniência de diversos tipos de serviços em um mesmo local e o acolhimento do cliente são tomados como hipótese de elementos fundamentais para a atração ao restaurante. Este trabalho inclui o estudo do caso Eat... Empório Restaurante, localizado na cidade de São Paulo, que oferece, no mesmo espaço, os serviços de mercearia, bar, adega e escola de gastronomia. Os resultados são analisados após dados obtidos em entrevistas com o gestor do empreendimento e 123 clientes, e baseiam-se na metodologia de análise prototípica de representações sociais que procura caracterizar o núcleo central de representações a partir de evocações livres. Verificou-se que o fator de maior importância foi a qualidade, expressa como característica intrínseca dos serviços oferecidos; a seguir, destacam-se o cardápio e o ambiente que, associados ao atendimento, foram considerados como expressões de hospitalidade.
  • This research tried to identify the factors that attract customers in choosing a restaurant. It was assumed that the convenience of several services available in one single place and the client hospitable treatment were key elements in attracting customers. A case study was conducted in São Paulo's Eat... empório restaurante, that offers grocery services, bar, wine cellar and cookery school. The restaurant manager, along with 123 customers, were interviewed. The results were analyzed using social representations' prototypical analysis methodology in order to determine the representation central core based on free evocation. It was found that the most important factor was quality, expressed as an intrinsic characteristic of the services offered, the following items were the menu and environment, which associated with Service, was considered as an expression of hospitality.

data de publicação

  • 2015-01-01