A relevância desta dissertação se dá não somente pelo mapeamento do espaço público e coletivo o Metrô, na forma como ele potencializa as relações de dominação na circulação de pessoas pela cidade, mas também através do corpo-camelô que age enquanto modo performer contra esta dominação; pela vida destes mesmo camelôs como obra de arte, tendo a vitalidade dos encontros, pode-se irromper o alargamento dos campos da política e da estética. Um devir-camelô. A dissertação/documentário Origem Regular tem como objetivo apresentar o cotidiano de três camelôs; falam e mostram os percursos e lutas da classe trabalhadora pelas suas próprias vidas. Trabalho, vida e arte se misturam; propondo o ato de existir, a vida, como obra de arte. Em termos metodológicos, os encontros e afetos criados tiveram como base a observação participante, criando zonas de contato entre o próprio espaço do Metrô/RJ e a câmera em movimento. Tivemos como resultados: a satisfação mesma dos participantes/personagens contando suas histórias, a identificação de problemas em relação às políticas de emprego e renda no Estado e cidade do RJ, a coletividade da luta estético-política dos trabalhadores ambulantes no Metrô/RJ, criando Atos Performativos de Porrância, Assim, a dissertação gira em torno de uma potência micropolítica guerrilheira, operação própria da ação artística; isto é, nos abalos sistêmicos de um comum partilhado junto a forma trabalho, a arte e a vida (como obra de arte); que incide na experiência social: uma arte que estrategicamente toma partido nos entremeios das relações sociais, que intercede dissensos e consensos, colocando a classe trabalhadora em protagonismo
The relevance of this dissertation is not only due to the mapping of public and collective space - the Subway/RJ, in the way in which it potentializes the relations of domination in the movement of people through the city, but also through the street vendor-body that acts as a performer against this domination; by the life of these same peddlers as a artwork, having the vitality of the encounters, the widening of the fields of politics and aesthetics can be broken. A becoming-peddler. The dissertation/documentary Regular Origin aims to present the daily life of three street vendors; speak and show the paths and struggles of the working class for their own lives. Work, life, and art mingle; proposing the act of existence, life as a work of art. In methodological terms, the meetings and affections created were based on participant observation, creating zones of contact between the space itself of the Subway/RJ and the camera in motion. The results were: the satisfaction of the participants/characters telling their stories, the identification of problems in relation to employment and income policies in the State and city of RJ, the collectivity of the aesthetic-political struggle of mobile workers in the Subway/RJ, creating Performative Acts of Porrância . Therefore, the dissertation revolves around a guerrilla micropolitical power, an operation proper to artistic action; that is, in the systemic commotions of a common shared together with the form of work, art and life (as a artwork); which focuses on social experience: an art that strategically takes sides in the intersections of social relations, which intercedes dissent and consensus, placing the working class in prominence