Cidadania Regulada e Reforma Neoliberal: o caso do programa Autonomia na rede pública estadual do Rio de Janeiro Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A crise do capitalismo na década de 1980 veio acompanhada, segundo os neoliberalistas, por uma enorme ineficiência estatal, dando margem para que o neoliberalismo se apresentasse como projeto hegemônico, inclusive no campo educacional. Reconfigurado, e agora com o apoio da sociedade civil para a nova crise que se estabelecia na década seguinte, o capitalismo reinventa-se e sobrevive, tendo a educação um caráter cada vez mais compensatório para uma determinada parcela da população. Assim, pretende-se com a pesquisa analisar a partir do binômio autonomia/regulação e do conceito de cidadania regulada , cunhado por Wanderley Guilherme dos Santos (1979), os impactos da reforma educacional do neoliberalismo na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) durante a vigência do Governo Sérgio Cabral (2007-2014), tendo como objeto de estudo o Programa Autonomia política educacional do governo do estado do Rio de Janeiro que se expandiu a partir da reforma educacional na SEEDUC e que teve vigência até o ano de 2015. Sendo uma política pública com a parceria da iniciativa privada, o Programa organiza-se a partir de um ideário neoliberal no qual a cidadania é fundamentada por princípios meritocráticos em que os melhores trinfam e os piores fracassam, regidos por uma política de diferenciação e compensação - caracterizando assim uma regulação da cidadania. A relação entre formar cidadãos e programas de aceleração de formação foi ficando cada vez mais estreita no Brasil. Atualmente essa regulação se veste com trajes ainda mais contraditórios e mais difíceis de identificar quando investigamos políticas educacionais voltadas para a classe trabalhadora cujo objetivo é educar para o conformismo e não para a transformação e emancipação
  • The crisis of capitalism in the 1980s was accompanied by neoliberalism, by a huge state inefficiency, leaving room for neoliberalism to present itself as a hegemonic project, including in the field of education. Reconfigured, and now with the "support" of civil society for the new crisis that was established in the following decade, capitalism reinvents itself and survives, with education becoming more and more compensatory for a certain part of the population. Thus, the research aims to analyze the impacts of the educational reform of neoliberalism in the State Secretariat of Education of Rio de Janeiro, based on the binomial autonomy / regulation and the concept of "regulated citizenship" coined by Wanderley Guilherme dos Santos (1979). (SEEDUC) during the term of the Sérgio Cabral Government (2007-2014). The purpose of this study was to study the "Autonomy Program" - educational policy of the government of the state of Rio de Janeiro that expanded from the educational reform in SEEDUC and which Was a public policy with the partnership of private initiative, the "Program" is organized from a neoliberal ideology in which citizenship is based on meritocratic principles in which the "best" trinfam and the "worse" fail, ruled by a policy of differentiation and compensation - thus characterizing a regulation of citizenship. The relationship between "training citizens" and "training acceleration programs" has become increasingly close in Brazil. Nowadays this regulation dresses up with even more contradictory and difficult to identify when we investigate working class policies aimed at "educating for conformism" rather than transformation and emancipation

data de publicação

  • 2016-01-01