A escrita feminina negra: lugar de memórias na obra literária de Geni Mariano Guimarães Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • A discussão e reflexão crítica desta pesquisa tem como foco a escrita feminina negra, expressão estética e ética de mulheres negras, no conjunto da Literatura Negra Brasileira. A Literatura Negra Brasileira produz imagens que desvelam a humanidade quer na tessitura temática, quer na elaboração das tramas, no delineamento dos meandros subjetivos e complexo dos seus personagens, inseridos em cenários, na maioria das vezes, antagônicos aos representados nos discursos canonizados. Ao ter como tema/problema a escrita feminina negra (Gonzalez, 1981) busca-se identificar, no conjunto da Literatura Negra Brasileira, as tensões estéticas que permeiam a construção da identidade brasileira ou das identidades (Barata, 2002, p.8) brasileiras. Existem na dinâmica das relações interétnicas brasileiras condicionantes históricos que buscam camuflar conflitos econômicos e tensões ideológicas. A escrita negra brasileira rompe com o discurso cultural dominante. A Literatura Negra Brasileira tem a memória coletiva de negros e negras, como uma de suas singularidades discursivas: através da memória os acontecimentos são revisitados e lidos na perspectiva dos autores negros e negras. A produção literária de Geni Guimarães no contexto da Literatura Negro Brasileira constitui-se como a possibilidade do diálogo, na atualidade, com o passado não polifônico. Passado este no qual as expressões estéticas das representações de mulheres negras estereotipadas foram caracterizadas como legítimas. As memórias das muitas mulheres negras, por elas revisitadas transbordam anseios e desejos particulares de pertencimento étnico e de gênero. Transformam e transbordam paixões, desejos e anseios de hoje, ontem e sempre para empoderar falas, silêncios, corpos, danças e movimentos das muitas mulheres negras brasileiras
  • The discussion and critical reflection of this research focuses on black women's writing, aesthetic and ethical expression of black women throughout the Brazilian Black Literature. The Brazilian Black Literature produces images that reveal the humanity or the thematic fabric either in preparing the plots, the design of the subjective and complex intricacies of the characters inserted in scenarios, most often inimical to represented in speeches canonized. By having the theme / issue the black women's writing (Gonzalez, 1981) seeks to identify, throughout the Brazilian Black Literature, aesthetic tensions that pervade the construction of Brazilian identity or identities (Barata, 2002, p.8) Brazilian. There are the dynamics of Brazilian historical conditions interethnic relations seeking camouflage economic conflicts and ideological tensions. The Brazilian black writing breaks with the dominant cultural discourse. The Brazilian Black Literature has the collective memory, as one of its discursive singularities: through memory events are revisited and read from the perspective of black men and women authors. The literary production of Geni Guimarães in the context of the Brazilian Negro Literature was established as the possibility of dialogue today with the past not polyphonic. After this in which the aesthetic expressions of representations of stereotyped black women were characterized as legitimate. The memories of the many black women, for they revisited overflow longings and desires of particular ethnic group and gender. Transform and overflowing passions, desires and aspirations of today, yesterday and forever empower speeches, silences, bodies, dances and movements in many Brazilian black women

data de publicação

  • 2017-01-01