Etnomatemática e Afrocentricidade: caminhos para a investigação de possibilidades através dos jogos africanos OURI e TARUMBETA na implementação da Lei Federal 10.639/03 Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A presente pesquisa tem por objetivo principal investigar as concepções que os alunos de um Programa de Pós-graduação em Teoria e Prática do Ensino de Matemática revelaram sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03 (que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências), tendo como suportes metodológicos o Programa Etnomatemática e a perspectiva afrocentrica. Vale ressaltar que o respectivo Programa de Pós- graduação localiza-se no bairro de Campo Grande, zona oeste do município do Rio de Janeiro. As estratégias motivacionais implementadas foram as oficinas com jogos africanos (Tarumbeta e Ouri) que foram desenvolvidas juntas à disciplina de Teoria e Prática de Ensino de Matemática, em quatro momentos (quatro sábados), com carga horária total de 16 horas. As atividades propostas para as oficinas tiveram como ponto de partida os lugares africano e afro-brasileiro, conforme proposto nos fundamentos afrocentrados, além do mais buscou-se apontar e problematizar, a partir desses lugares, alguns valores civilizatórios afro-brasileiros fundamentais ao que consideramos necessários para o combate ao racismo antinegro e a violência epistêmica. Investigou-se, também, se os respectivos alunos conseguiram articular algum tipo de conteúdo referente ao currículo mínimo de Matemática com algum dos jogos propostos. Destaca-se, ainda, que a grande relevância do Programa Etnomatemática como pedagogia antirracista, sua valorização e o respeito às características culturais dos diferentes povos tanto em África quanto na diáspora.
  • This research had the main objective to investigate what kinds of design students in a graduate program in the theory and practice of teaching math revealed about the implementation of Federal Law 10.639 / 03 (Law amending the Law in 9394, of December 20, 1996, which establishes the guidelines and bases of national education, to include in the official curriculum of the education Network mandating the theme "History and Afro-Brazilian Culture", and other measures), with the methodological supports the Program Ethnomatematics and Afrocentric perspective. It is noteworthy that the respective Program Postgraduate located in the neighborhood of Campo Grande, West Zone of the city of Rio de Janeiro. The strategies were implemented motivational workshops with African games (Tarumbeta and Ouri) that have been developed together to the Theory of discipline and Mathematics Teaching Practice in four times (four Saturdays) with total workload of 16 hours. The activities proposed for the workshops had as a starting point the African places and african-Brazilian, as proposed in afrocentrados foundations, moreover, seek to point out and discuss, from these places, some civilizing values african-Brazilians, fundamental to what we consider needed for the fight against anti- black racism and epistemic violence. Also, we investigated whether their students could articulate some kind of content on the minimum math curriculum with some of the proposed games. It is worth noting the great importance of Ethnomatematics Program as anti-racist pedagogy, their appreciation and respect for cultural characteristics of different people both in Africa and in the diaspora.

data de publicação

  • 2016-01-01