Esta dissertação propõe observar e discutir os caminhos trilhados na arte, por três artistas que ora se aproximam, ora se distanciam: Ronaldo Rêgo, Emanoel Araujo e Jorge dos Anjos. Os três artistas contemporâneos constroem sua arte dentro da linguagem construtivista com algumas tênues diferenças, mas enraízam seus trabalhos em uma simbologia religiosa afro-brasileira. Iniciados na religião de origem africana, o Candomblé, bebem neste universo seus símbolos e sentidos, transportando-os para a geometria sensível erguida inicialmente por Rubem Valentim. Este trabalho pretende encontrar interseções entre a religiosidade afro-brasileira e a geometria construtivista, analisando obras, literaturas e visões múltiplas para, assim, poder abrir novos caminhos às discussões sobre a arte afro-brasileira
This dissertation proposes to observe and discuss the paths taken on art by three artists whom sometimes converge ideas, and other times diverge them: Ronaldo Rêgo, Emanoel Araújo and Jorge dos Anjos. The three contemporary artists build up their art into a constructivist language with some subtle differences, although they've got their work rooted in an African-Brazilian religious symbology, initiated in an African religion, the Candomble, they serve themselves in this universe, from its symbols and senses, conveying them to the sensitive geometry built up firstly by Rubem Valentim. This work intends to find intersections between African-Brazilian religiosity and constructivist geometry, by analyzing art pieces, literature and multiple visions in way so we can burst in new forms of African-Brazilian art debate