Trançando capitalismo, complexidade e ambiente no estudo da formação acadêmica em Ciências Ambientais Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou a área de Ciências Ambientais, em 2011, com o objetivo de reconhecer e estimular Programas de Pós-Graduação que trabalhem na perspectiva da indissociabilidade entre sistemas antrópicos e sistemas naturais, dada a complexidade das associações entre humanos e ambientes. A relação entre sociedade e meio ambiente tende a ser vista, em muitos casos, sob o enfoque das relações técnicas, sem que haja, de forma complementar, uma discussão sobre as relações sociais, isto é, entre humanos. Diante da crise socioambiental no âmbito do sistema capitalista, o estudo das relações sociais é imprescindível para entendermos as relações técnicas. Assim sendo, algumas questões são postas às Ciências Ambientais: a forma hegemônica de geração do conhecimento, por meio de um paradigma científico analíticoreducionista, consegue cumprir o objetivo da área? A formação acadêmica e a produção de conhecimento em Ciências Ambientais sinalizam para novas formas de geração do conhecimento que incorporem contradições, emergências e incertezas? As Ciências Ambientais produzem conhecimento crítico sobre as relações sociais no capitalismo e apresentam alternativas para além do capital? O capitalismo é sustentável? O capitalismo pode vir a ser sustentável? Diante disso, a presente tese apresenta um estudo sobre a formação acadêmica em Ciências Ambientais no Brasil, mais especificamente sobre como essa área tem contribuído para a geração de conhecimento complexo, crítico e propositivo. Diante disso, a pesquisa empírica realizada nessa tese verificou como os Programas de Pós-Graduação na área de Ciências Ambientais no Brasil, em seus Cursos de Doutorado, têm discutido as relações entre capitalismo e ambiente. Por meio do procedimento metodológico da Análise de Conteúdo Temática, foram analisadas as descrições dos objetivos, das linhas de pesquisa e das disciplinas obrigatórias dos Cursos de Doutorado em Ciências Ambientais brasileiros, a partir dos dados disponíveis na Plataforma Sucupira/Coleta CAPES e nos sites dos Programas. Constatou-se que, embora de um modo geral os Programas manifestem a busca pela interdisciplinaridade e pelo desenvolvimento sustentável, ainda há grandes desafios no sentido de debater as relações sociais nas questões socioambientais com base num paradigma científico complexo. Por fim, a presente tese sugere práticas que podem vir a ser adotadas pelos Programas, a fim de promover uma formação acadêmica mais reflexiva sobre a produção do conhecimento socioambiental numa perspectiva sistêmico-complexa e, consequentemente, promover teses mais críticas ao capitalismo e propositivas de alternativas sistêmicas, visando à construção de sociedades sustentáveis, em seus diversos aspectos.
  • The Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) created the Environmental Sciences Area in 2011, in order to acknowledge and stimulate graduate programs that deal with the inseparability of antropic and natural systems, given the complexity of the associations between humans and environments. The relationship between society and environment is usually seen under the perspective of technical relations, without any further debate about the social relations, therefore, among humans. Facing the socioenvironmental crisis within the capitalist system, the analysis of the conditions of social relations is indispensable to the understanding of the technical relations. Under these circumstances, some questions arise to Environmental Sciences: does the hegemonic manner of generating knowledge by means of an analytical-reductionist scientific paradigm help to achieve the objectives of the area? Does the Environmental Sciences academic formation and the production of knowledge head towards new manners of generating knowledge embodying contradictions, emergencies and uncertainties? Does the Environmental Sciences field produce critical knowledge about the social relations under capitalism and present alternatives beyond the capital? Is capitalism sustainable? May capitalism become sustainable? In view of the above, this thesis presents a study about the academic formation in Environmental Sciences in Brazil, specifically about how this area has contributed to the generation of complex, critical and propositional knowledge. Besides, the empirical research carried out in this thesis has verified how the Graduate Programs in the area of Environmental Sciences in Brazil, in their Doctorate Courses, have discussed the relations between capitalism and the environment. Using the methodological procedure of the Thematic Content Analysis were analyzed the description of the objectives, of the research lines e and of the obligatory courses of the Brazilian Doctorate programs in Environmental Sciences according to the data available at Plataforma Sucupira/Coleta CAPES and the program s websites. It was verified that although, in general, the programs express their intent of pursuing interdisciplinarity and sustainable development, there are still great challenges in what concerns the debates about social relations in socio-environmental issues. At last, the present thesis suggests practices that could be adopted by the programs in order to promote a more reflexive academic formation in matters of the production of the socio-environmental knowledge in a complexsystemic perspective and, therefore, promote more capitalism critical thesis and propositions of systemic alternatives, objectivizing the construction of sustainable societies in its various dimensions.

data de publicação

  • 2019-01-01