Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento e Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPDA/UFRRJ, Mestra em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas IESAE/FGV e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. Andre Arcoverde CESVA/FAA. Leciona e pesquisa nas áreas de Filosofia, Educação, Metodologia e Meio Ambiente como professora titular na Graduação em Educação e na linha Construção Social do Meio Ambiente do Programa de Pós Graduação Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA). Membro do Núcleo Estratégico do Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas da UERJ. Participante dos grupos de pesquisa: Estudos Subalternos: Ruralidades, Cultura e Política (Roberto Moreira/UFRRJ), Núcleo de Estudos em Manguezais: Estrutura, Função, Dinâmica e Conservação (Mario Soares/UERJ) e Conexão de saberes: alternativas de etnodesenvolvimento socioambiental local estratégico (Luiz Leandro /UFRRJ). Desde 2011, pesquisa Realidades Complexas e Saber Ambiental: alternativas metodológicas em ambiente e sociedade envolvendo doutorandos, orientandos de monografia, bolsistas de IC/UERJ/CNPq e, em 2020, deu início à pesquisa "Desenvolvimento sustentável: uma práxis democrática para além do capital?" (UERJ-ULISBOA/ 2020-2023). Coordena o Módulo Socioambiental do Peld-Guanabara. Coordena o Núcleo de Referência em Educação Ambiental da UERJ que, em cooperação técnico-científica, desenvolveu o Projeto Pegada Ambiental (2011/2014), financiado pela SEEDUC/RJ, e o Programa de Educação Ambiental do Plano Básico Ambiental PBA da Estrada Parque Paraty Cunha/RJ-165 (2013/2015), financiado pela SEOBRAS/RJ. No âmbito do INCT, coordenou o Projeto de Educação em Ciência/Educação Ambiental em Ciências do Mar (2011- 2018). Aprofunda conhecimentos sobre Transdisciplinaridade, Pensamento Complexo, Educação e História Ambiental, Tecnologia Social, Desenvolvimento Local e Mudanças Climáticas.
graduation at Pedagogia from Fundação Educacional D André Arcoverde (1984), master's at Filosofia da Educação from Fundação Getúlio Vargas (1990) and doctorate at Agronomy from Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Has experience in Philosophy, acting on the following subjects: educação ambiental, educação, meio ambiente, pesquisa-ação and gestão ambiental.