As tecnologias da informação e da comunicação, a escola e os professores: elos entre concepções e práticas? Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A presente pesquisa busca compreender os vínculos e aproximações entre concepções e práticas sobre o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. Pretendeu-se identificar os elos presentes que possibilitam que as tecnologias digitais sejam apropriadas no processo de ensino, dentro do universo da escola. A investigação vale-se das atuais pesquisas e estudos acerca das possibilidades de utilização dos recursos da tecnologia para a educação como os Recursos Abertos Educacionais REA e o surgimento de teorias como o Conectivismo, apresentada por George Siemens (2008) e o conceito da Sociedade do Conhecimento por Castells (1999), Borges (2008), ONU (2003 e 2005), Dowbor (2013), como referências que ajudaram a refletir sobre as tecnologias digitais no ambiente escolar. A pesquisa de cunho qualitativo, diante de seus objetivos, é de caráter exploratório e utilizou-se de um questionário aberto, em modelo online, destinado a um grupo de 30 docentes que desde de 1990 (15 docentes) e 2000 (quinze docentes) incorporam as TICs em suas práticas de ensino nas redes pública e privada como professores de informática educativa. Os resultados da análise sugerem que estão presentes na escola cerca de quatro possíveis elos que definem a apropriação das TICs: a sua utilização como ferramentas, docentes de TICs, a conformidade e a permanência. Os elos aqui propostos fizeram com que as TICs nas últimas décadas se mantivessem na escola do mesmo modo como foram concebidas e introduzidas no ambiente escolar.
  • This research seeks to understand the links and similarities between concepts and practices concerning the use of digital technologies in the school environment. It was intended to identify the present links which enable digital technologies to be appropriate in the teaching process within the school universe. The research makes use of current researches and studies on the beneficial uses of technology resources for education as the Open Educational Resources - REA - and the emergence of theories as Connectivism, presented by George Siemens (2008) and the concept Society of Knowledge by Castells (1999), Borges (2008), UNO (2003 and 2005), Dowbor (2013), as references that helped to reflect on digital technologies in the school environment. The qualitative research, on its objectives, is exploratory and used an open questionnaire, online model, intended for a group of 30 teachers who since 1990 (15 teachers) and 2000 (15 teachers) incorporate ICT in their teaching practices in public and private networks as an educational computing teachers. The results of the analysis suggest that four possible links that define the appropriation of ICTs are present in the school, as: tools, ICT teachers, compliance and retention. The proposed links here meant that the ICTs in recent decades to remain in school the same way they were designed and introduced in the school environment.

data de publicação

  • 2015-01-01