Trajetória da Escola Municipal Barro Branco e a formação política de seus sujeitos: possibilidades e limites Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • O período pós-redemocratização dos anos de 1980 tem como marca, no âmbito da educação, intensos debates e disputas entre diversos grupos da sociedade, tencionando encaminhamentos diversos à política educacional brasileira, pauta do grande capital, organizada nas orientações dos organismos internacionais aos países em desenvolvimento, encontra terreno fértil no Brasil. Muitas do que seriam conquistas dos setores progressistas acabam por ser minimizadas e ressignificadas, tal qual o princípio da gestão democrática em ampla medida esvaziada de seu conteúdo. Neste contexto, a Escola Municipal Barro Branco, situada em região periférica de município da Baixada Fluminense Duque de Caxias/ RJ -, desenvolve ao longo dos anos aproximadamente trinta anos - de sua existência trabalho diferenciado, de resistência contra-hegemônica. A EMBB tem sustentado em seu projeto político-pedagógico princípios progressistas. Tais princípios são discutidos na comunidade escolar. Por um lado, o projeto da escola se compõe em articulação a comunidade e, em continuidade, a própria comunidade se forma politicamente na escola, por meio do processo de gestão democrática e dos estudos que este tem demandado e permitido. O diferencial desta instituição, sobretudo o aspecto da formação política de seus sujeitos, precisa ser analisado em seus limites, contradições e possibilidades. No sentido, se põe como objetivo central trabalho refletir acerca das referências históricas e teóricas que permitiram a centralidade na formação política dos sujeitos da EMBB e seus desdobramentos práticos na organização dos estudantes. Ao trabalhar com este objetivo expomos nosso texto organizado nos seguintes capítulos: 1) Conjuntura política das teorias contra-hegemônicas e o surgimento da escola Municipal Barro Branco (EMBB); 2) A formação política e o planejamento na Escola Municipal Barro Branco; e 3) A formação política dos sujeitos e os desdobramentos na organização dos estudantes. Ao analisar este objeto lidamos com alguns documentos, a saber: o PPP da própria instituição; e entrevistas feitas com os sujeitos escolares, a legislação referente a formação dos grêmios escolares e as pesquisas já realizadas na instituição. Nossas referências analíticas vinculam-se, principalmente, as produções da Pedagogia Histórico-crítica - em especial as produções do professore Demerval Saviani - no que tange o entendimento da política educacional e da compreensão do papel que a escola desempenha na luta de classes em nossa sociedade; de Florestan Fernandes, em especial ao se referir a formação política dos sujeitos escolares; e a Gramsci, ao tratar sobre contra-hegemonia. Nossas conclusões apontam no sentido de que a EMBB realiza um importante papel no que se refere a formação política dos sujeitos escolares. No entanto, precisa avançar com relação aos aspectos teórico-metodológicos, visto que não relação evidente entre os princípios filosóficos e políticos e os aspectos metodológicos adotados.
  • Port-re-democratization period of 1980 s years debates and disputes among different groups of society marked different approaches to Brazilian educational policies. It can be affirmed that the pattern of great capital, organized in the guidelines of the international organisms to the developing countries, finds fertile ground in Brazil. Many of what would be achievements of the progressive sectors are ultimately minimized and re-signified, just as the principle of democratic management is largely emptied of its content. The Escola Municipal Barro Branco is located in a peripheral region of the Baixada Fluminense in Duque de Caxias / RJ. It has developed over the years - approximately thirty years - differentiated work of counter-hegemonic resistance. The central objective is to reflect on the historical and theoretical references that allowed the centrality in the political formation of the EMBB s subjects and its practical consequences in the student s organization. In analyzing this object we deal with some documents, namely: the institution's own PPP; interviews with the school subjects, the legislation regarding the formation of school members and the research already done in the institution. Our analytical references are mainly related to the productions of Historical-Critical Pedagogy, in what concerns the understanding of educational policy and the understanding of the role that the school plays in the class struggle in our society ; the political formation of the school subjects; And counter-hegemony. Our conclusions points to the fact that the EMBB plays an important role in the political formation of school subjects. However, it needs to advance with respect to theoretical and methodological aspects, since there is no evident relationship between the philosophical and political principles and the methodological aspects adopted.

data de publicação

  • 2017-01-01