Esta pesquisa tem como tema o conteúdo teórico do conceito de xadrez. Seu objetivo é investigar os elementos que compõem o conteúdo teórico do conceito de xadrez, tendo como base os pressupostos psicopedagógicos da Teoria Histórico-Cultural. O ponto de partida é que o xadrez é um jogo e tem como relação essencial o controle da ação corporal do outro (NASCIMENTO, 2014). Com tal premissa, propôs-se um estudo teórico para encontrar os elementos específicos da particularidade xadrez. Para isso foram utilizadas, como principais referências, as contribuições de Kasparov (2011), Pérez (2015), Becker (1983) e Capablanca (2011). No processo de investigação, evidenciaram-se os elementos material, qualidade e tempo, os quais formam um sistema unitário como expressão específica da composição do conteúdo teórico do conceito de xadrez. O estudo permitiu compreender como esses elementos se manifestam nas fases da partida – abertura, meio-jogo e final –, orientados pelo objetivo geral e objetivos intermediários. Dominar o conceito teórico de xadrez é o alicerce para uma organização de ensino escolar que possibilite aos estudantes se apropriarem de seu conceito teórico, desenvolvendo o pensamento teórico.