AUSENTES, VINGATIVAS, IRREVERENTES, INFANTIS: AS PERSONAGENS FEMININAS NA OBRA DE QUENTIN TARANTINO Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta pesquisa objetiva a compreensão das personagens femininas na obra do cineasta estadunidense Quentin Tarantino, a partir de um tipo de cinema extremamente influente na constituição de seu estilo: o exploitation das décadas de 1950-1970, em sua índole desafiadora de integração entre convenções e rupturas. A ideia é mostrar, por meio de análises fílmicas, como são caracterizadas essas personagens e o que as tornam relevantes e distintas dentro das narrativas trabalhadas, contemplando uma divisão que recorte as principais características utilizadas em sua construção. A abordagem experimentada por Tarantino é admitida por esses filmes subversivos e duvidosos quanto às suas representações e servindo como ponto de partida para as discussões acerca das preocupações feministas contemporâneas e do próprio pós-feminismo. Nesse sentido, quatro abordagens para essas personagens são possíveis: as mulheres ausentes, as vingativas, as irreverentes e as infantis, permitindo, assim, refletir sobre a transformação da figura feminina ao longo da obra de Quentin Tarantino.
  • This research aims to understand the female characters in the work of the American filmmaker Quentin Tarantino, starting from a type of film extremely influential in the constitution of its style: the exploitation of the decades of 1950-1970, in its challenging nature of integration between conventions and ruptures. The idea is to show, through film analysis, how these characters are characterized and what makes them relevant and distinct whitin the narratives worked, contemplating a division that cuts the main characteristics used in its construction. Tarantino’s approach is admitted by these subversive and dubious films about their representations and serves as a starting point for discussions about contemporary feminist concerns and post-feminism itself. In this sense, four approaches to these characters are possible: absent, vindictive, irreverent and infantile women, thus allowing to reflect on the transformation of the female figure throughout the work of Quentin Tarantino.

data de publicação

  • 2017-01-01