área de pesquisa
- A abordagem dos temas meio ambiente e saúde nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas no Município de Alegrete, RS
- A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM.
- A CONTROVÉRSIA AGROECOLÓGICA EM UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A BIODIVERSIDADE NOS DISCURSOS DE LICENCIANDOS DO CAMPO
- A perspectiva CTS e a abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências: aproximações e distanciamentos
- A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações
- Abordagem temática: um olhar para a apreensão de temas
- Alguns aspectos da reforma educacional na Inglaterra em meados do século XVII: a importância de J.A. Comenius e S. Hartlib nesse projeto
- Angélica Conceição Dias Miranda
- Aroaldo Azevedo Veneu
- AUTORIA, TERRITÓRIO E ALTERIDADE PARA UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
- Biodiversidade local, territorialidades e singularidades na formação de professores de ciências
- Características da comunidade científica em Educação em Universidade Federal do Rio Grande - FURG: um olhar por meio da análise de citação
- Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade
- Chalder Nogueira Nunes
- Cibele Cynthia Araújo Gomes
- Cinema e o ensino de genética: um olhar sobre o filme 'uma prova de amor'
- Ciência e tradição na formação de pesquisadores em Angola: discursos sobre a água
- Conhecimentos prévios dos estudantes do ensino superior de química a respeito da Tabela Periódica
- Curiosidade e imaginação na infância a propósito do filme de animação 'Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa'
- Cíntia Cavalcante Rodrigues
- Danilo Seithi Kato
- Deborah Cotta Oliveira
- Decolonial scientific education to combat `science for domination?
- Demarcação histórico-epistemológica da área de ensino (46) frente à área de educação (38) na CAPES
- Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo
- Educação Sexual e CTS: estudo sobre uma prática educativa aplicada na disciplina de biologia na educação profissional
- Edvaldo Geraldo Junior
- Em cena: o ensino de ciências com cinema na perspectiva de pesquisadores
- Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
- ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia
- Esther Regina de Souza Pinheiro
- Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas
- Fábio Gabriel Nascibem
- Gisandro Cunha Ilha
- História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: entre a negação e o devir
- História e filosofia da ciência no ensino de química: o que está em circulação?
- Interculturalidade crítica na formação inicial de professores de ciências: Saberes sobre a biodiversidade local.
- INTERCULTURALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
- INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXISTÊNCIA E AS FORMAS DE ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO CTSA PELOS DOCENTES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
- Investigação Temática Freireana e o Ensino de Ciências no Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho
- José Moyses Alves
- JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE: DIÁLOGOS SOBRE O CORPO A PARTIR DA CAPOEIRA
- Mariluci Souza Disconzi
- Materialidades de um Processo de Circulação de Ideias na Ciência
- Mediação do professor em sala de aula: a abordagem do conceito de biodiversidade no contexto da educação popular
- METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: um mapeamento da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo da CAPES e Directory Of Open Access Journal (DOAJ)
- Michele Urrutia Heinz
- Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências - NPEC
- O conceito de ecossistema como delimitação espaçotemporal nas pesquisas em educação ambiental: implicações para o ensino de ciências/biologia
- O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE UM PROFESSOR DE FÍSICA EXPERIENTE
- O diálogo entre a formação tecnocientífica e a humanística na educação tecnológica: uma problematização a partir do estudo de caso do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UFSM
- O ensino de ambiente e saúde em escolas públicas inseridas em diferentes contextos no Município de Alegrete, RS
- O ensino de Paleontologia nos anos finais do Ensino Fundamental: Fragilidades e potencialidades em livros didáticos de Ciências
- O ENSINO MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
- O impacto e a percepção dos docentes a respeito do uso das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências em duas escolas municipais de educação básica de Rio Grande-RS
- O que a vida tem a ensinar para o ensino de Ciências e Biologia? Memórias silenciadas em Bionarrativas Sociais (BIONAS) na formação de professores.
- O que é isso que se mostra como adoção empírica de literatura para o ensino de ciências?
- O USO DO FILME GATTACA NO ENSINO DE GENÉTICA.
- Oficinas Pedagógicas na Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia: Espaço para Formação Intercultural.
- Onde a argila encontra o homem
- PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA : uma análise com estudantes do campo e do meio urbano, em escolas localizadas no entorno d o Parque Estadual da Lapa Grande.
- Percepções sobre o Bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil
- Proposta didática para abordar o conceito de biodiversidade em uma escola do campo do município de Uberaba - MG
- Sabrina Gabriela Klein
- Samuel Santos Pereira
- Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.
- Tatiana Rodrigues Nahas
- Textos e leitura no ensino-aprendizagem de ciências
- Thais Levatti Alexandre
- Thais Lucy Ogeda
- Thaís Balada Castilho
- Um estudo sobre as disciplinas voltadas para a história da química nos cursos de licenciatura em química do RS