Educação profissional
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
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A INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES ? IFES CAMPUS COLATINA
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A A legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república
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A Educação Profissional Como Base para o Desenvolvimento Organizacional
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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O TRABALHO DESENVOLVIDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
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A implementação do PROEJA/PROEJA-FIC no IFSP
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A INSTALAÇÃO DA ETFRN/UNED-MOSSORÓ NOS REGISTROS DA IMPRENSA MOSSOROENSE
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A Política de Educação Profissional no Espírito Santo: A Implementação do Pronatec pelo Senai (2011-2014)
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A POTENCIALIDADE DO PROEJA: HISTÓRIAS DOS ESTUDANTES EVADIDOS DO IFRS CÂMPUS RIO GRANDE
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A Reforma da Educação Profissiona: a dualidade assumida
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A Reforma do Ensino Técnico: avanço anunciado, retrocesso imposto. Um estudo sobre os alunos egressos de 1997 e 1998 do Curso de Edificações do CEFET-Pelotas/RS
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A relação entre educação, trabalho e formação humana: análise crítica a partir da educação profissional e técnica de nível médio no Brasil
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A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS MODELOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO ESPÍRITO SANTO (1952-2002)
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A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.
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A UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DA ETFRN EM MOSSORÓ/RN: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO
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Alessandra Luisa Teixeira
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Aliana Anghinoni Cardoso
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ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS SOCIAIS DO IFRN ? campus zona norte ? na vida de estudantes cotistas moradores da Zona Norte de Natal/RN
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As Contribuições do uso do Facebook para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa
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AS MEDIAÇÕES DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL NA REDE FEDERAL: INSERÇÃO E PERMANÊNCIA NO CURSO PROEJA DE EDIFICAÇÕES DO IFES - CAMPUS VITÓRIA 2010-2014
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As Percepções de Educadores da EPT sobre o conceito de Formação Humana Integral: Breve Análise
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As relações entre educação e trabalho nas trajetórias de alunos de uma escola técnica : uma análise a partir de Bourdieu
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AVALIAÇÃO DA POLITICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: repercussões frente à expansão da Educação Profissional no IFRN.
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Avaliação de políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, relacionando sua trajetória à EJA na permanência e desistência escolar no âmbito do IFRN.
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Avaliação do PROEJA no Câmpus Petrolina - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (2006-2013).
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AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRIANGULANDO INDICADORES NO IFRN E NO IF SUL DE MINAS
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Bruna Neitzel Sepulcri
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Camila Avelino Cardoso
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Características do comportamento humano no ambiente de trabalho
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Competências do docente do Ensino Clínico: O Caso da Escola de Enfermagem Anna Nery
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Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e sua Influência da Percepção dos ACS sobre seu TRabalho
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Cíntia Maria Lins
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Da formação do sujeito ao sujeito da formação. Saberes e experiências dos jovens e adultos do PROEJA
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DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESTUDOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO BRASIL
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Denise Silva Araújo
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Diogo César Gentil Genari
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Divisão sexual do trabalho no Ensino Médio Integrado: a experiência de jovens mulheres no IFRS
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DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFES E NO SENAI-ES: ESTUDO COMPARATIVO DA INSERÇÃO, FORMAÇÃO, CONDIÇÃO DE TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
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Dulcinéa Urubani Ramos Alexandre
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Educaçao profissional no Brasil (2003-2012): uma análise das categorias trabalho e empregabilidade presentes no PROEJA, e-TEc e PRONATEC
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Educação ambiental no ensino superior : estudo de caso no curso de agronomia
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Educação corporativa: o Contexto e as Universidades Corporativas - Uma análise interdisciplinar
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Educação e maquetes: a mediação da aprendizagem significativa através do emprego maquetes do espaço construído no ensino médio
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Educação Profissional Agrícola no Amazonas: uma análise histórica sobre o Aprendizado Agrícola Rio Branco (1941-1946)
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Educação profissional e desenvolvimento local: efeitos da ação pública do IFRN em áreas de assentamentos da reforma agrária, na região do Mato Grande
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EMANCIPATÓRIA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA
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Educação profissional, a terceirização e a força de trabalho de jovens trabalhadores: dilemas e perspectivas.
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E A TERCEIRIZAÇÃO
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EDUCAÇÃO SOBRE SONO E USO DE TECNOLOGIAS
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EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE SUBSEQUENTE: RELAÇÃO DO SABER DE FAMÍLIAS CAMPESINAS COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
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Elenice Monteiro Leite
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Empresariado industrial: reflexos do Lobby na Educação Profissional no Brasil
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Enrique Sergio Blanco
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ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: TRANSFORMAÇÕES DE PARADIGMAS EM NOSSO CIRCUITO HISTÓRICO
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Estado, políticas públicas e a ideologia como base para a avaliação da Política de Educação Profissional
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Eva Chow Belezia
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Extensão universitária como estratégia para a formação profissional e promoção da saúde: percepção de docentes.
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Frederico Efigênio de Carvalho Morais
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Fundamentação Ambiental na Formação Profissional do Tecnólogo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
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Fundamentos, princípios e objetivos de uma política de qualificação profissional:: Projeto Juventude Empreendedora
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Gisela Lange do Amaral
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Grupo de interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS)
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Helvécio Goulart Malta de Sá
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Impacto de um treinamento no trabalho de jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade social
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IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES NAS ESCOLAS ESTADUAIS MINEIRAS ATRAVÉS DO PRONATEC: ANÁLISE DOS DESAFIOS E PROBLEMAS
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Institutos Federais: vontade de universidade ou à vontade da universidade?
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Interdisciplinaridade e letramento informacional: uma pesquisa-ação no curso técnico em segurança do trabalho, modalidade EAD, no Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia
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Jardiel de Moura Gomes
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Joilson Fernandes de Oliveira
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Josina Maria Pontes Ribeiro de Alcântara
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Juliana da Cruz Mülling
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Juliane de Almeida Lira
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Luciane Ferreira Mocroscky
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Luciane Soares Almeida
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Mara Sérgia Pacheco Honório Coelho
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Marcelo Lima
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Marcelo Machado Feres
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Marcia Maria Nascimento Baptista Duarte
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Maria Cleide Ribeiro de Oliveira
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Maria Luiza Tapioca Silva
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Maurício Moreira de Lima
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Márcia Simões de Almeida
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Márcia Soares de Oliveira Félix
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Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini
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Nilton Ferreira Bittencourt Junior
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Nivelamento em matemática: uma proposta de curso fic na modalidade à distância, utilizando recursos tecnológicos
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Nádia Oliveira da Silva
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O assessoramento técnico pedagógico dos coordenadores da EPTNM no CETAM: percursos pedagógicos em busca da educação omnilateral no contexto amazonense
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O empreendedorismo como conteúdo curricular da Educação Profissional e Tecnológica
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O ensino profissionalizante e o multiculturalismo: vozes docentes no Instituto Federal de Sergipe
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O político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e dos discentes do curso Técnico em Agropecuária.
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O processo de aprendizado do ofício de alfaiate em Florianópolis (1913 - 1968)
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O programa Mulheres Mil como política pública de educação profissional: levantamento e descritores das produções acadêmicas em nível stricto sensu (2013-2021)
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O resgate da qualificação
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O Tecnólogo em Processamento de Dados no mundo do trabalho: Caminhos e descaminhos dos egressos de uma Instiuição privada de ensino superior de Goiânia
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Os desafios do Ensino na Educação Profissional: ampliando a discussão
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POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE REFORMAS OCORRIDAS A PARTIR DE 1990 NO ESTADO DO PARANÁ.
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Políticas de assistência estudantil e permanência de estudantes na pandemia: reflexões a partir da experiência do IFRN ? Campus Natal Central
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POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 2000: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
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Políticas Públicas de Qualificação Profissional: a experiência do ProJovem Urbano em Mesquita
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Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN/BRASIL): um estudo da linha de pesquisa ?Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional?
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PRONATEC, A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA AMAZÔNIA PARAENSE
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Proposta Metodológica para o Ensino da Disciplina Fundamentos da Enfermagem
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Reestruturaçãodo mundo do trabalho e a formação profissional do técnico em química
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Subjetividade e trabalho docente em cursos de educação a distância
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Suely Maria Anderle
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Thaís Cristina Figueiredo Rego
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TRABALHO E TERCEIRIZAÇÃO: implicações nas políticas de educação e trabalho para jovens no Brasil
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Volmir Sabbi