área de pesquisa
- A APROPRIAÇÃO DE ASPECTOS FORMATIVOS DE LICENCIANDAS EM QUÍMICA POR MEIO DA ESCRITA, REESCRITA E MEDIAÇÃO DA LEITURA DE CONTOS E A FICÇÃO CIENTÍFICA
- A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ÂMBITO DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM QUÍMICA DO IFRS-POA: EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA PELA TEMÁTICA CAFÉ COMO POSSIBILIDADE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA
- A Higiene Pessoal na Contextualização do Ensino de Química
- A PROBLEMATIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: REFLEXÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍF
- Adriana Marques de Oliveira
- ADULTERAÇÃO DO LEITE: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA VIVENCIADA POR UM GRUPO DE ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE
- Agricultura Convencional versus Agricultura Orgânica: Uma Proposta de Ensino CTS
- Análise das potencialidades de uma sequência de ensino investigativo no ensino de química para um grupo de estudantes surdos
- Análise de uma Sequência Didática com Enfoque CTS e Ensino por Investigação a partir da Temática "Água Potável"
- Análise de uma Sequência Didática com o Tema Elementos Terras Raras: Uma Abordagem CTS no Ensino de Química
- AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOIS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE VISUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO MOLECULAR
- As sequências didáticas no ensino-aprendizagem da tabela periódica: desafios de uma aprendizagem significativa
- AÇÕES DE UM LICENCIANDO EM QUÍMICA EM SITUAÇÃO DE MICROENSINO SEGUIDA DE AUTOSCOPIA
- CATEGORIAS DE AÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
- Claudia Wollmann Carvalho
- Clécia Andrade dos Santos
- Conceptual Profile of Substance: representing heterogeneity of thinking in chemistry classroom
- Concepções de Docentes de Química sobre o Ensino de Biotecnologia
- Contribuições da História da Ciência para o ensino de Química: o modelo científico da geometria molecular e o currículo
- de pensamento de professores de química do ensino médio de Florianópolis sobre sutentabilidade ambiental
- Desenvolvimento de animações 3D como ferramentas didáticas para o ensino de química.
- Desenvolvimento de uma FlexQuest orientada pelas potencialidades industriais e econômicas do Estado de Alagoas
- Desenvolvimento e utilização de animações em 3D no ensino de química
- Dialogismo e apropriação de aspectos enunciativos por meio da produção de contos na formação de Professoras de Química
- Educação CTS: Uma Experiência Didática com o tema substâncias psicoativas
- El perfil conceptual de sustancia: una herramienta para entender la heterogeneidad de pensamiento y habla en el aula
- ELABORAÇÃO DA COMPONENTE CURRICULAR ?QUÍMICA PARA O ENSINO TÉCNICO?, UTILIZANDO PRINCÍPIOS DA POLITECNIA
- Elaine Kikuti
- Empreendedorismo no ensino de Química no Brasil: um estudo de caso
- ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO POTENCIAL DE UMA PROPOSTA DE ENSINO
- Estudo da intervenção do professor formador nas ações dos licenciandos em Química.
- Evasão e permanência em um curso de Licenciatura em Química: o que o PIBID tem a oferecer?
- Experimentação no ensino de química: a luz dos elementos terras raras
- Fontes de energia : usos e consequências : proposta de material didático para o ensino de Química
- Formação de professores de Química em 26 anos de publicações na revista Química Nova na Escola
- Formação Técnica de Nível Médio em Química do Centro Paula Souza e Sua Relação com o Perfil Industrial da Região Administrativa de Barretos
- Gabriela Furlan Carcaioli
- GIEQ - Grupo de Investigação no Ensino de Química
- Grupo de Pesquisa em Ensino de Química - GRUPEQ
- Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto
- História das Ciências e das Técnicas no Brasil
- Indicadores de mobilização de capacidades do pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio.
- Interações de professores de Química do ensino superior com meios medicinais: histórica, limites e possibilidades
- INVESTIGANDO APPS DE ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA ADOÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA/ INVESTIGATING INFORMATION ORGANIZATION APPS FOR ADOPTION IN CHEMISTRY CLASSES
- LIVRO DIDÁTICO INOVADOR E TEORIA DA ATIVIDADE: usos de um artefato mediador por professores de química
- Maria Lucia Teixeira Guerra de Mendonça
- Maria Marcia Murta
- Metodologia Alternativa para a abordagem introdutória da química orgânica: aplicação e avaliação de uma experiência didática
- Miriam Possar do Carmo
- Museus de Ciências e o Ensino de Química: análise praxeológica de uma atividade museal
- Mônica Helena Marcon Teixeira Assumpção
- O "Estado da Arte" em Educação Ambiental: a Produção Científica do Període de 1989 a 2000: Uma Análise das Concepções sobre Meio Ambiente, Educação e Educação Ambiental em Dissertações de Três Universidades Paulistas
- O desenvolvimento conceitual de estudantes sobre a estrutura da matéria e sua utilização na explicação de fenômenos: um estudo longitudinal
- O Ensino da Química Quântica: um levantamento bibliográfico na base de dados Web of Science
- O ensino de química e a deficiência visual: análise dos inventários descritivos sobre materiais didáticos
- O TEMA ?QUÍMICA FORENSE? NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DAS ATAS DO ENEQ
- O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos
- O uso da rede social Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no ensino de química orgânica em língua inglesa
- O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA
- O uso intencional da argumentação para o alcance dos objetivos de uma situação-problema: uma proposta formativa.
- OFICINAS TEMÁTICAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
- Olhares sobre a Lei no 11.645/2008 na formação docente em química em Santa Catarina e as potencialidades dos espaços não-formais de ensino
- Os alimentos como tema gerador no desenvolvimento de uma hipermídia para o ensino de química
- OS PERCURSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONAIS: O PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE ENSINO SUPERIOR
- Os usos da Energia na Concepção dos Alunos do Ensino Médio do CEFET-PR (unidade de Curitiba)
- PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
- Pedro Miranda Junior
- Percepções de Professores de Química do Ensino Superior Sobre o uso de Modelos Moleculares em Seus Percursos Profissionais
- Perfil conceitual de molécula: heterogeneidade de modos de pensar e falar no ensino superior de química
- Perfil conceitual de molécula: heterogeneidade nos modos de pensar e falar no ensino superior de químicau
- Prof. Dr. Walter Ruggeri Waldman
- Radioatividade: uma proposta didática significativa para o ensino de química
- Reaproveitamento da Borra do Café: possibilidades de vincular a temática ao Ensino de Química
- Representações Sociais acerca da Educação Inclusiva na formação inicial de professores: um estudo com licenciandos-bolsistas Pibid de uma Licenciatura em Química
- Research Advisor-Advisee Relationships on Graduate Programs: A Bibliographic Survey
- Ronaldo Pedrosa de Carvalho
- Ronandry dos Santos Jardim
- SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: NOVAS COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
- Tatiana Santos Andrade
- The Use of Different Translation Devices to Analyze Knowledge-Building in a University Chemistry Classroom.
- UM ESTUDO DAS AÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO PLANEJAR E EXECUTAR AULAS EXPERIMENTAIS
- Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução.
- Um estudo sobre ações docentes de residentes do programa de residência pedagógica de um curso de Licenciatura em Química.
- UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
- Uma prática pedagógica apoiada na construção de infográficos para o ensino e aprendizagem de estereoquímica