Crítica Cinematográfica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes
-
"E todos foram à praia": o cinema como resistência em "Nunca Aos Domingos" de Jules Dassin
-
A aliança de classes e o nascimento de uma nação em 'Cerimônia de casamento'
-
A cidade cartão-postal no cinema de Woody Allen
-
A espetacularização da política em Bob Roberts.
-
A representação da realidade social em The Big Lebowski
-
Alexandre Figueirôa Ferreira
-
As escolhas temáticas, técnicas e práticas como elementos de afirmação e resistência política em O Sal da Terra de Herbert Biberman
-
As possibilidades não realizadas em Assassinato em Gosford Park de Robert Altman
-
Bernardo Carvalho Oliveira
-
Buster Keaton nos bastidores do sonho e da indústria cinemtográfica: Uma Análise de The Palyhouse (1921)
-
Capital financeiro e empreendedorismo: considerações sobre o sujeito contemporâneo em Match Point, de Woody Allen
-
Cinema e Audiovisual
-
Damiana Cerqueira Campos Rodrigues
-
Das primeiras experiências ao fenômeno Zé do Caixão: um estudo sobre o modo de produção e a recepção dos filmes de José Mojica Marins entre 1953 e 1967
-
Do sonho americano à forma mercadoria - Uma leitura de Zelig, de Woody Allen
-
Driblando a censura: macartismo e a figuração do trabalho em Sunset Boulevard de Billy Wilder
-
Encenando a modernização europeia: Toni Erdmann, de Maren Ade
-
ENTRE IMAGENS E SOBREVIVÊNCIAS: NOTAS SOBRE NOITE E NEBLINA E SHOAH
-
Entre Parênteses: análise de Ninfomaníaca, de Lars Von Trier
-
Feridas abertas no centro do "capitalismo humanizado": "Cathy Come Home"(1966) na contramão da ideologia social-democrata
-
Figuração e invisibilidade: uma leitura de \'De olhos bem fechados\' de Stanley Kubrick
-
Figurações da indefinição: a epistemologia travada de Matrix.
-
Frederico Van Erven Cabala Oliveira
-
Gabriela Rufino Maruno
-
Inimigos públicos em Hollywood: estratégias de contenção e ruptura em dois filmes de gângster dos anos 1930-1940
-
Juan Guillermo Diaz Droguett
-
La vague du Cinema Novo en France fut-elle une invention de la criqtique?
-
Linda Catarina Gualda
-
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Júnior
-
Marcos César de Paula Soares
-
Marcos da Silva Coimbra
-
Margarida Maria Adamatti
-
Mariana Fernandes de Menezes Kaufman
-
Mudanças e permanências: a indústria cultural e os anos 60 em "I´m Not There" de Todd Haynes
-
Ninfomaníaca, de Lars von Trier: narrar em tempos perversos
-
O cinema de fluxo e a mise en scène
-
O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos
-
O Poder Vai Dançar de Tim Robbins: História, Avanços e Limites
-
Patrícia de Almeida Kruger
-
Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras de Orson Welles
-
Sheila Maria Ribeiro Saad
-
Short cuts de Robert Altman: atalhos para as formas de ilusão contemporâneas
-
Subjetiva indireta livre e cinismo no documentário brasileiro contemporâneo: o caso de 'Jesus no Mundo Maravilha'.
-
Tradições e rupturas no cinema político de Michael Morre
-
Um épico possível: refuncionalizações de técnicas, formas e clichês, em "Nashville", de Robert Altman
-
Vinícius Domingos de Oliveira