educação básica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
A construção alegórica e a crônica: proposta para o ensino de literatura no Ensino Fundamental
-
A construção do Jornal em sala de aula como atividade de estudo
-
A Escola Viva Olho do Tempo e as fontes culturais das práticas educativas dos seus educadores e educadoras do Vale do Gramame
-
A gestão educacional em Ivinhema-MS na intersecção do sistema estadual e da rede municipal
-
A mediação pedagógica para o desenvolvimento da brincadeira de papeis na educação infantil
-
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA PARA DEBATER A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIRIANA SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA DE RODAS DE CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
-
Avaliação do estado da arte do audiovisual na revista educação ambiental em ação, como instrumento de ensino e aprendizagem, com ênfase nas edições 59 a 75.
-
Bonnie Axer
-
Brazil and COVID-19: Challenges of Remote Education in Basic Education
-
CHRONOS OU KAIRÃ?S? QUAL Ã? O Â-TEMPOÂ- DE FORMAÃ?Ã?O NOS CURSOS TÃ?CNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÃ?DIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÃ?Ã?O CIÃ?NCIA E TECNOLOGIA- IFS?
-
Compreensão dos estudantes do 9º ano sobre a Prova Brasil de língua portuguesa
-
Condicionantes da política: a formulação do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul - SAEMS
-
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO AMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Desenho Universal para Aprendizagem e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual: uma revisão sistemática
-
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: SIMBOLIZAÇÃO, GÊNESE E PRODUÇÃO SUBJETIVA
-
Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar
-
Educação como Acontecimento: experimentações de um currículo-nômade em processos formativos na comunidade de Murutinga, Abaetetuba-PA.
-
EDUCAÇÃO CTS/CTSA A PARTIR DE DIÁLOGOS ALÉM DA SALA DE AULA: DEBATES SOBRE A PRODUÇÃO ARTESANAL DE MEL NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NA CIDADE DE GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO
-
EDUCAÇÃO CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO A PARTIR DA TEMÁTICA DE SANEAMENTO BÁSICO URBANO NOS ANOS INICIAIS
-
Educação superior além fronteiras: estratégias institucionais de atratividade para estudantes brasileiros
-
Em tempos de Pandemia: Ivo voltou a ver a uva
-
Emancipação Intelectual e Defesa da Escola Pública: pensar a educação como experiência e criação.
-
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO EM CAMPO GRANDE
-
Estudo sobre o financiamento e políticas para o ensino médio da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2015 -2019)
-
Estágio docência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil: o eu e os nós da formação
-
Financeirização da Educação Básica: tendências no período 2010-2019.
-
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
-
Gestão Democrática da Educação no Plano de Ações Articuladas no município de Macapá-APO modelo de gestão educacional no Plano de Ações Articuladas do município de Macapá-AP: concepções e desafios
-
Graziela Ninck Dias Menezes
-
João Sérgio Queiroz de Lima
-
JUVENTUDES EM TRANSIÇÃO: A PROPOSTA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM MATO GROSSO DO SUL (2017-2021).
-
Literatura: do conto ao vídeo
-
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19
-
Monica Regina Nascimento dos Santos
-
Movimentos sociais estudantis no Brasil em fins de 2016: uma análise das ocupações escolares em Ituiutaba - MG
-
Multilevel analysis of factors that influence overweight in children: research in schools enrolled in northern Brazil School Health Program
-
Nayara da Silva Borges Felix
-
NÃO ALISA NÃO: NEGRITUDES, IDENTIDADES E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 NA ESCOLA ESTADUAL COSTA MARQUES, ARAPUTANGA-MT.
-
O Conselho do FUNDEB no Município de Itaboraí e a democracia da Terceira Via: uma análise crítica.
-
O FNDE E OS RECURSOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SUAS FORMAS DE CONTROLE E INTERVENÇÃO: O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no Estado do Pará
-
O jogo e a literatura infantil no ensino de Matemática
-
O processo de apropriação da escrita e a formação da capacidade produtora de textos
-
O projeto Procentro e as Escolas Charter: investigação de um modelo educacional defendido pela Fundação Itaú Social
-
O trabalho com a diferença na Educação Física escolar
-
Patrícia Sjöström Novo
-
Perfil de Estratégias de Aprendizagem e Autoeficácia Acadêmica em Estudantes do Ensino Fundamental
-
Políticas de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para a gestão da governabilidade
-
Políticas públicas educacionais: uma análise feita por meio de redes sociais entre os anos de 1997 e 2017
-
Professores egressos da Ufac e a prática de letramento literário
-
Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19
-
Projeto "RedePesca": Debates sobre atividades pesqueiras na educação provisional de nível médio
-
PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR: PROMOÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
-
Projeto Escolar "Semear e Colher Cidadania": Diálogos sobre temáticas de filosofia articulado à educação CTS/CTSA no Ensino Técnico de Nível Médio
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA ESCOLA PARA AS CRIANÇAS
-
Rachel Costa de Azevedo Mello
-
Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
-
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO
-
SABER ESCOLAR E CULTURA CIENTÍFICA: AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E QUÍMICA
-
Soraya de Nazaré Camargo Vargas
-
Subjetividad y enseñanza en la educación inclusiva desde una comunidad del norte de Brasil
-
Tecnologias digitais: uma das finalidades educativas escolares ou meio para alcançá-las?
-
tImplicações da toeria histórico-cultural no processo de formação de professores de educação infantil
-
Trabalho Docente no Ensino Básico Técnico e Tecnológico ? EBTT e os impactos do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) na construção da Carreira Única de Professor Federal
-
TRAJETÓRIA DE VIDA E O ENCONTRO COM A DOCÊNCIA: a inserção de professoras e professores nos anos iniciais do ensino fundamental a partir das marcas de classe, raça e gênero
-
Uma sequência didática como proposta pedagógica para estudo dos ambientes costeiros: um estudo de caso no norte do Espírito Santoões marinhas - a necessidade de mudança cultural e o papel da escola
-
Valorização dos profissionais do magistério de acordo com o novo Fundeb e com a Lei do Salário MÃnimo Nacional dos Professores
-
VIVÊNCIAS DOCENTES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA