Piano
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"SONATA PARA PIANO N.1, OPUS 8" E "PÓ, OPUS 141" PARA PIANO DE LIDUÍNO PITOMBEIRA: uma abordagem técnico-interpretativa
-
(Recitais de términos de curso)
-
A AQUISIÇÃO DE ELEMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA INSTRUMENTAL ASSOCIADOS ÀS ATIVIDADES DE CRIAÇÃO EM AULAS DE PIANO.
-
A evocação de sonoridades instrumentais na escrita para piano no ciclo Winterreise de Franz Schubert.
-
A massagem e acupressura tailandesa como ferramenta na preparação para a atividade pianística
-
A obra para piano de Ronaldo Miranda: análise da linguagem musical utilizada e suas implicações para a interpretação
-
A Progressão da dificuldade técnica nas Três Suítes Brasileiras, para piano solo, de Oscar Lorenzo Fernândez
-
A Relação Texto-Música nas Canções Religiosas de Almeida Prado.
-
A Trajetória do Compositor e Regente Arthur Bosmans e uma Abordagem Interpretativa de sua Sonata en Colores
-
A transfiguração estrutural de um fragmento de tema no Álbum para a Juventude, Op. 68, de Robert Schumann: considerações e propostas interpretativas
-
A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife
-
Aci Taveira Meyer
-
Adamilson Guimarães de Abreu
-
Adriana Oliveira Aguiar
-
Adriano Braz Gado
-
Adriano del Mastro Contó
-
Adriano Lopes Sobrinho
-
Alessandro Serzedello Corrêa Santoro
-
Alexandre Lucas do Carmo Contente
-
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis
-
Andre Luis Dias Pires
-
Andrea dos Guimarães Alvim Nunes
-
Andrea Luisa de Oliveira Teixeira Leão
-
André Távora Kacowicz
-
Andréia Miranda de Moraes Nascimento
-
Anna Cristina Cardozo da Fonseca
-
análise/memorial do repertório apresentado no recital final do curso, incluindo obras de D. Scarlatti, R. Schumann, C. Santoro, S. Prokofiev e A. Schoenberg
-
Aplicações pedagógicas da Suite das 5 notas para piano de Lorenzo Fernandez
-
Araceli Chacon Sobrinha
-
Aspectos interpretativos da sonata op. 110 de Beethoven
-
Aspectos técnico-pianísticos na interpretação da Prole do Bebê No.2 de HeitorVilla-Lobos
-
Barbara Letícia da Silva Guedes de Moura
-
Barthyra Cabral Vieira de Andrade
-
Brahms op. 76
-
Clarissa da Costa Cabral
-
Claudia Bonaldo Ondrusek
-
Claudia Maria Freitas Leal
-
Cleodiceles Branco Nogueira de Oliveira
-
Concerto Inesperado para ator, piano e ruídos : criação colaborativa de uma dramaturgia sonora
-
Consuelo Caporali Soares
-
Da compreensão e interpretação de uma obra inédita de Francisco Mignone a partir das características composicionais do autor
-
Da Importäncia da Articulação Musical Como Recurso Expressivo Na Obra Pianistica de W. A. Mozart
-
Daniela Carrijo Franco Cunha
-
Danieli Veronica Longo Benedetti
-
Dança Brasileira e Dança Negra para piano solo de Camargo Guarnieri: uma abordagem interpretativa
-
DESATANDO NÓS: ESTUDO A RESPEITO DE DESCONFORTOS GERADOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO PERFORMÁTICO-PIANÍSTICO
-
Despertar para o som: da Filosofia Gnóstica de Samael Aun Weor e sua provável aplicação na Performance Pianística
-
Dione Colares de Souza
-
Dr Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior
-
Eduardo Antonio Conde Garcia Junior
-
Eduardo de Carvalho Torres
-
Efeitos da aprendizagem cooperativa no ensino de piano em grupo para licenciandos em música: uma pesquisa experimental
-
Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
-
Eloá Gabriele Gonçalves
-
Erika Maria Ribeiro
-
Erika Suellen Machado Gama
-
Essential Similarities and Intrinsic Differences in Schubert's Piano Trios
-
Eterna Ciklo : inter-relações entre concepções estéticas e processos composicionais na construção de um conjunto de composições
-
Felipe Cabreira Fernandes
-
Felipe Kirst Adami
-
Fernanda Peres Gilberti
-
FILIPE BERNARDO DE OLIVEIRA
-
Francisco Braga e suas obras para piano solo
-
Francisco Koetz Wildt
-
Guilherme Daniel Breternitz Mannis
-
Guilherme Dias Melo Carvalho
-
Guilherme Furtado Bartz
-
Helder Alves de Oliveira
-
Helena de Nazareth Gomes Maia
-
Historietas de Villa-lobos: análise e interpretação
-
História Social do Piano: Nacionalismo/ Modernismo no Rio de Janeiro do século XIX
-
Icléa Helena Santos
-
Igor Tadeu Baggio da Silva
-
Iracele Aparecida Vera Lívero de Souza
-
Jaime Ninice de Moraes Junior
-
Jane Borges de Oliveira Santos
-
Janne Gonçalves de Oliveira
-
Jean Philippe Abreu Molinari
-
José Pereira de Mattos Neto
-
José Renato Medeiros Furtado
-
José Siqueira e a suíte sertaneja para violoncelo e piano sob a ótica tripartite
-
Josélia Ramalho Vieira
-
Júlia Zanlorenzi Tygel
-
Kaio César Freitas Morais
-
Karin Salz Engel Lenzi
-
Katarine de Sousa Araújo
-
Laura Longo
-
Laura Moraes Umbelino
-
Leitura prévia e performance à primeira vista no ensino de piano complementar: implicações e estratégias pedagógicas a partir do Modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979)
-
Luiz Fernando Garcia
-
Luiz Henrique Senise
-
Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis
-
Luiz Sergio Ribeiro da Silva
-
Líliam Cristina Barros Cohen
-
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho
-
Marcelo Rauta de Souza
-
Marco Antonio da Silva Caneca
-
Marcos José da Silva Pantaleoni
-
Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos
-
Marcus Vinicius de Medeiros Pereira
-
Margarida Maria Borghoff
-
Maria Jaci Toffano
-
Marina Carvalho Spoladore Rezende
-
Marisa Rosana Lacorte
-
Master's Recital
-
Maurício Veloso Queiroz Pinto
-
Maurício Zamith de Almeida
-
Mônia Kurrle Feller Albrecht
-
Mônica Farid Hassan
-
Música e músicos populares na Escola da Música da UFPA: estratégias de estudo de piano para valorização de experiências prévias em música e outros desafios.
-
Nelma Maria Moraes Dahás Jorge
-
Nillo de Almeida Cunha Araújo
-
Nisiane Franklin da Silva
-
Notação e realização de articulações e ornamentos em sonatas para piano de Joseph Haydn: um estudo comparativo entre edições práticas e edições urtext
-
O PIANISTA CO-REPETIDOR E A ARTE DO ACOMPANHAMENTO: SEU SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO MUSCAL ATUAL
-
Patricia Maria Vanzella
-
Patrícia Glatzl do Carmo
-
Paula Figueiredo da Silva
-
Paulo Emiliano Piá de Andrade
-
Paulo Ricardo Gazzaneo
-
Perspectivas Analíticas e Interpretativas na Obra para Piano de Arnold Schoenberg
-
Piano em Grupo - Metodologias e Aplicações
-
PIANO EM GRUPO: DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FUNCIONAIS ATRAVÉS DE MELODIAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS
-
Piano in Brazil
-
Priscila Gambary Freire Conde Garcia
-
Priscila Lopes Bomfim Muniz
-
Priscila Medina Gubert
-
Proposta de Jogo Musical Digital Associado ao Desenvolvimento Criativo para Crianças Estudantes de Piano
-
Rafael de Abreu Ribeiro
-
Raisa Richter
-
REALIZAÇÃO DE TÉCNICAS ESTENDIDAS EM TRÊS OBRAS SELECIONADAS DO REPERTÓRIO BRASILEIRO PARA PIANO SOLO DO SÉCULO XXI: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO
-
Regiane Hiromi Yamaguchi
-
Regina Maria Bilha Balan Mazzarin
-
Reinaldo Jesus Calegari
-
Rios de Almeida Prado: contribuições para uma interpretação pianística
-
Rodrigo Falson Pinheiro
-
Rodrigo Warken
-
Rosana Augstroze Rutter Drummond
-
Rosenilha Fajardo Rocha
-
Rudiany Reis da Silva
-
Rui Cipelli de Brito
-
Salete Maria Chiamulera
-
Sergio Cláudio lacerda Monteiro
-
Stella Jocelina Almeida Rosa
-
Sérgio de Paiva
-
Texto e contexto: elementos para a questão da interpretação da música brasileira.
-
The Solo Piano Works of the Belgium-Brazilian Composer Arthur Bosmans
-
Theo de Sá Guimarães Cancello
-
Ticiano Biancolino
-
Trios Brasileiros para Piano e Cordas
-
Três legendas de Jayme Ovalle: um estudo analítico-interpretativo
-
Wilson Dittrich Filho