educação infantil
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Aí eu era Antônio Brasil: contribuições de situações didáticas com conhecimentos históricos para a construção da identidade pessoal da criança na Educação Infantil
-
"Eu vejo o futuro repetir o passado": A natureza da Política Nacional de Alfabetização (PNA/2019-2022) para as crianças da Educação Infantil brasileira
-
"O MEU É MAIS GRANDE": Rotinas lúdicas de comparação nas culturas da infância e apropriação de práticas de numeramento por crianças de 3 e 4 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil
-
-Vem todo mundo! Vamos fazer a capoeira juntos!- relações de idade e gênero e cultura lúdica na Educação Infantil
-
?A brincadeira é o que salva?: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP
-
?A escola é da diretora?: a gestão de uma pré-escola municipal sob o olhar das crianças
-
?Cadê? Tá aqui!?: uma história de cantar e de brincar
-
A arte na educação infantil: possibilidades formativas no estágio de docência
-
A base nacional comum curricular e o ensino da leitura-escrita na educação infantil
-
A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI, ELKONIN, LEONTIEV E MUKHINA
-
A Constituição da Infância: o que dizem as crianças de uma escola pública catarinense sobre a experiência de ser criança e de ser aluno.
-
A DANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS: OLHARES E REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
-
A ECOFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS RELIGANDO SABERES E SENTIDOS NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
-
A educação infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e retorno às atividades presenciais
-
A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LÓGICA DO EMPREENDEDORISMO E DOS -NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL-
-
A emergência da docência na Educação Infantil em Santa Catarina (1908-1949)
-
A gestão em uma pré-escola pública: considerações sobre as práticas de uma diretora
-
A importância da Música na Educação Infantil
-
A inclusão de bebê com deficiência física em creche: programa de acompanhamento para educadoras com base em conceitos winnicottianos
-
A LEITURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC: CONTINUIDADES E RUPTURAS
-
A Maternidade na Casa de estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas moradoras das CEU
-
A Mediação na Educação Infantil: Unidades do Proinfância no Rio de Janeiro
-
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA A AÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA-CE
-
A operacionalização das Políticas Públicas voltadas para a Educação Infantil nos municípios de Itaguaí e Seropédica/RJ.
-
A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORA NA CONSTITUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
A professora coordenadora na educação infantil: na composição da organização do trabalho pedagógico e da formação dos educadores
-
A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões em encontros formativos integrados
-
A voz da criança em trabalhos do GT7 da Anped (2011 - 2015)
-
Adelir Aparecida Marinho de Barros
-
Alessandra de Carvalho Faria
-
Alessandra Ruiz Barbosa Leite
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÉ-ESCOLA: AÇÕES EM BUSCA DE TRANSFORMAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL
-
Ana Lúcia Ruiz Goulart
-
Ana Marta Aparecida de Souza Inez
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE/COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS FRENTE A EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL
-
As 'leituras de mundo' das crianças na educação infantil: um recorte das produções científicas
-
Avaliação e Documentação Pedagógica na Educação Infantil: articulações e continudades no processo de transição para o Ensino Fundamental
-
Avaliação na educação infantil e participação: desafios para a gestão
-
AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: histórias entrelaçadas e reflexões.
-
Bianca Cristina Correa
-
BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
-
BRINCAR COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: A HUMANIZAÇÃO FREIREANA PERMEANDO AS INFÂNCIAS
-
Carolina Machado Castelli
-
Caroline da Silva dos Santos
-
Com que diferenças se fazem adultos e crianças:uma analítica das identidades escolarizadas
-
Condição de trabalho docente e qualidade na educação infantil: análise do Plano de Carreira de Ribeirão Preto/SP
-
Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da educação infantil
-
Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê
-
CRIANÇA E A EXPERIÊNCIA AFETIVA COM A NATUREZA: AS CONCEPÇÕES NOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE ORIENTAM E REGULAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
-
CRIANÇAS, INFÂNCIAS E A PEDAGOGIA DO DESEMPAREDAMENTO: COMPREENSÕES DE PROFESSORAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA DO CAMPO
-
Cristiane Amorim Martins
-
Cristina Nogueira de Mendonça
-
DA INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO ÀS ESCOLAS EMERGENTES: PAPEL SOCIAL, VALORES E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA
-
Da Roda à Creche: Proteção e Reconhecimento social da Infância de 0 a 6
-
Daiana Camargo
-
Decolonialidade e interseccionalidade: Perspectivas para pensar a infância
-
Democratização da gestão escolar na educação infantil: um caso e seus múltiplos significados.
-
Desafio da ciberinfância: a composição de práticas pedagógicas utilziando artefatos tecnológicos digitais
-
Desenvolvimento do Bebê: implicações do agenciamento cotidiano e representações sociais na creche
-
Direito das crianças ao atendimento na educação infantil: configuração dos municípios da AMUREL
-
Dulce Cornetet dos Santos Pomilio
-
Edna Liz Prigol
-
Educação Infantil: Um Estudo de Caso Sobre o OfÃcio Docente
-
Educação Infantil e gênero: análise sobre o material apostilado utilizado em um município paulista
-
Educação Infantil no Cotidiano: Diálogos entre adultos e crianças
-
Educação Infantil, dimensão brincalhona, gênero e profissão docente: o que as professoras e professores têm aprendido com meninas e meninos pequenas/os? .
-
Elementos mediadores e significados da docência em educação infantil na Rede Municipal de Goiânia
-
Eliana Maria Ferreira
-
Elisabet Ristow Nascimento
-
Emergência da docência e formação de professoras na história da educação infantil em Santa Catarina: anos 1900 A 1960
-
ENGAJAMENTO INFANTIL APOIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
-
ENTRE ABAYOMIS E BAOBÁS, AS CRIANÇAS ESCUTAM HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS-MA
-
Entre canções, bocas-de-forno e petecas: vivências e registros de cultura infantil maranhense
-
ENTRE O CIENTÍFICO E O SENSÍVEL, O TEÓRICO E O PRÁTICO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TECENDO CONSIDERAÇÕES ENTRE O BRINCAR, O CORPO E A ARTE
-
ENTRE OS SONS DAS LETRAS E DOS PASSARINHOS: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA COMUNIDADE DO QUEBRA-POTE EM SÃO LUÍS-MA
-
ESPORTES DE AVENTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Estratégias de Privatização da Educação Infantil em Ribeirão Preto e as Resistências
-
EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS: o corpo e o movimento na formação de professores para a educação infantil
-
Evelyn Camponucci Cassillo Rosa
-
Experiência docente com bebês: um olhar a partir da educação física
-
Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil
-
Fabiola Soares Arcega
-
Family relations during adventure in nature activities
-
FORMAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO PARA PROFESSORES E CRIANÇAS
-
Formação de Professores e coordenadores da educação infantil: uma experiência a apartir de suas necessidades formativas
-
Formação Didática de Professoras da Educação Infantil com foco no Desenvolvimento da Personalidade desde a Infância
-
Gabriela Barreto da Silva Scramingnon
-
Gabriela Silva Braga Borges
-
Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena
-
Gestão escolar democrática e a participação infantil por meio da representatividade do Conselho Mirim
-
Giana Amaral Yamin
-
Gisele Ruiz Silva
-
Gislei Amorim de Souza Rondon
-
Guilhermina Elisa Bessa da Costa
-
IMAGINÁRIOS DE INFÂNCIA: UM ESTUDO COM BASE EM PÁGINAS DE FACEBOOK DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE CASCAVEL ? PR
-
Impacto da interação mãe-criança e da experiência de creche para o desenvolvimento infantil nos dois primeiros anos de vida da criança
-
Implementação da obrigatoriedade da pré-escola: análise sobre uma microrregião no estado de São Paulo
-
Implementação do PSPN e suas relações com a qualidade da educação infantil: o caso de um município no interior paulista
-
Improvements in babies? neuropsychomotor development after family-centered Kids Intervention Therapy ? Aquatic Environment (KITE): Biopsychosocial approach
-
Infância das crianças Guarani
-
Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá ? MA
-
Infância, Educação Infantil e Formação de Professores
-
Investigação Matemática na Educação Infantil
-
Irene Carrillo Romero Beber
-
Jennifer Martins Silveira
-
Joseane Emília Gonçalves Veggi
-
Josiane Martins Anacleto Silveira
-
JUEGO, CUERPOS Y MOVIMIENTO EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL: DE LOS CAMINOS A LAS POSIBILIDADES EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA
-
Julia Matinatto Salvagni
-
Karina de Fátima Gomes
-
Keity Jeruska Alves dos Santos
-
Kids Intervention Therapy - Aquatic Environment (KITE) for babies 4 to 18 months old, by following the International Classification of Functioning (ICF): clinical trial protocol
-
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções práticas de professores de educação infantil.
-
Linguagens sociais: modos de dizer e compreender o mundo em histórias e desenhos de crianças da Educação infantil
-
Mara Lúcia Finocchiaro da Silva
-
Marcelly Custodio de Souza
-
Maria Aparecida Guedes Moncao
-
Maria Cristina Ratto Diederichsen
-
Maria Nazaré da Cruz
-
Mariana Pires Brito
-
Marilia Daniela Tessarin Watashi
-
METAS DE SOCIALIZAÇÃO MATERNAS E ESTILOS DE INTERAÇÃO MÃE-BEBÊ NO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DE VIDA DA CRIANÇA
-
Metodologias ativas na graduação em fisioterapia neurofuncional infantil: um relato de experiência no processo ensino-aprendizagem
-
Monique Aparecida Voltarelli
-
Música na primeira infância: crianças com atrasos no desenvolvimento e seus familiares
-
NA CONTRAMÃO DAS IMPOSIÇÕES: em busca da (re) significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
-
Narrativas 'de' e 'sobre' educação matemática na infância e as potencialidades do registro reflexivo em um grupo de professoras
-
O 'bicho-papão' na escola: a proposta curricular no município de Fortaleza
-
O BRINCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
-
O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA DIVERSÃO A GARANTIA DE DIREITO(S)
-
O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada.
-
O CORPO EM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
-
O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PANDEMIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA E DO VÍNCULO
-
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
-
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E SUAS POSSIBILIDADES: SER PROFESSORA DE BEBÊS
-
O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias de um curso de pedagogia
-
O movimento como porta de acesso para a aprendizagem (Movement as an access door for learning)
-
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche
-
O uso das TIC ea inclusão escolar da criança com deficiência física egressa da Educação Precoce, na Educação Infantil do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal.
-
OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EMTEMPOS PANDÊMICOS
-
Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil municipal de Presidente Prudente/SP e a formação docente.
-
Os TEMPO E Os LUGARes DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Particularidades da infância na complexidade social - um estudo sociológico acerca das configurações infantis
-
Patricia Braga do Desterro
-
PATRÍCIA PADIAL KLEY
-
Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas
-
Priscila Domingues de Azevedo
-
Produção de sentidos e experiência estética na educação infantil
-
Profa. Dra. Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
-
Professores homens da Educação Infantil: narrativas e (des)encontros entre corpos, brincadeiras e cuidados
-
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
-
Práticas de letramento com crinças pequenas: possibilidades na alfabetização
-
Quality of life and neuropsychomotor development of infants between 4-18 months in daycare center
-
QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? DISCUTINDO ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS)
-
questão de ex/periência: antes do canto o en-/canto?
-
Rayssa Maria Anselmo de Brito
-
Registros na Educação Infantil: Olhares sobre as infâncias e práticas pedagógicas potencialmente significativas para documentar
-
Relações de idade entre as crianças na Educação Infantil: agrupamentos multietários em creches e pré-escolas
-
Renata Esmi Laureano
-
Roberta Carneiro de Medeiros
-
Rodrigo Lima Nunes
-
Rosa Batista
-
Saberes Docentes no contexto da educação infantil: a prática pedagógica em foco
-
Saberes profissionais e práticas com intencionalidade pedagógica: Um Estudo sobre o professor de creche
-
Sangelita Miranda Franco Mariano
-
Selma Roseni Lins
-
Silvia Elaine da Rocha Silva Pontes
-
Sob o olhar infantil: o conceito de criança na perspectiva da criança.
-
Sueli Biano Santos
-
Tawana Domeneghi Orlandi Tosta
-
TECNOLOGIAS E INFÂNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 NO CONTEXTO DA CRECHE
-
Thamisa Sejanny de Andrade Rodrigues
-
The Adaptation of the Aquatic Functional Assessment Scale for Babies - AFAS BABY©: Aquatic Functional Assessment Scale for Babies
-
Um olhar sobre o educador da infância : o espaço do brincar corporal na prática pedagógica
-
Valéria Queiroz Furtado
-
Vanessa Rosana Peluchen Camargo
-
¿O meu é mais grande!¿: jogos de comparação, cultura lúdica e apropriação de práticas de numeramento em um grupo de crianças de 3 e 4 anos em uma instituição de educação infantil