FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
'HEGEL, DIALÉTICA, EDUCAÇÃO' - Sobre a Contribuição da Dialética Hegeliana para a Práxis Educativa.
-
A BNCC e a diluição do ensino de Filosofia no contexto do fortalecimento da neoliberalismo brasileiro
-
A crise da política e da condição humana diante dos regimes totalitários
-
A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
-
A escola do trabalho : formação humana em Marx
-
A GESTÃO DA PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLOGICA POLÍTICA EDUCACIONAL PARA A EFETIVIDADE DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
-
A gramática do conceito de cuidado: contribuições para o ensino de enfermagem
-
A Ideologia do Pronatec sob a Perspectiva Lukasciana
-
A leitura filosófica dos clássicos: Vico, a Filosofia Moderna e a instauração da Filosofia da Arte
-
A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE LIPMAN
-
Adriana Flavia Santos de Oliveira Lima
-
Artur de Freitas Gouvêa
-
As múltiplas significações do conceito de cidadania - exemplos do senso comum e da abordagem acadêmcia sob a perspectiva de uma terapia filosófica de inspiração wittgensteiniana
-
Autoridade docente: pensamento, responsabilidade e reconhecimento
-
AVALIAÇÃO CURRICULAR: A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEPG
-
BELL HOOKS: PEDAGOGIA ENGAJADA, PENSAMENTO CRÍTICO E PRÁTICA DA LIBERDADE
-
Caminhar, encontrar e celebrar: O riso e a arte bufa no projeto pedagógico de Carlos Roberto Petrovich
-
CONCEITO DE FORMAÇÃO HUMANA: DISCUSSÃO FENOMENOLÓGICA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE FILOSOFIA
-
Construção de uma prática de cuidado com o meio ambiente a partir do pensamento rousseauísta
-
Contribuições da perspectiva filosófica de Wittgenstein para a educação em direitos humanos
-
Contribuições filosóficas a partir da utilização de mitos em atividades pedagógicas
-
Crise na Educação, de Hannah Arendt: continuidade e ruptura com as as teorias pedagógicas dos séculos dezoito e dezenove.
-
Daniella do Nascimento Jesus
-
Durkheim, o primeiro pensador da sociedade que trata também da educação
-
Educação ambiental da Amazônia e neoliberalismo: uma análise das experiências desenvolvidas no município de Santarém-PA (dos anos de 1990 a 2010)
-
EDUCAÇÃO E ETHOS DEMOCRÁTICO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA
-
Eliana Henriques Moreira
-
EMANCIPAÇÃO E SEMIFORMAÇÃO CULTURAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL MÉDIO À LUZ DE THEODOR W. ADORNO
-
Encontros cartográficos na Amazônia: letramento vivido e epistemologias do corpo em dois territórios existenciais
-
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO OMINILATERAL OU UNILATERAL?
-
Escola, revolução 4.0, conservadorismo e a formação do professor
-
ESPAÇO HABITADO E O ESPAÇO QUE NOS HABITA: DIZERES DA ESPACIALIDADE NA FALA DAS EDUCADORAS DE CRECHES
-
Estética Nietzchiana: Para Pensar a Formação em Dança
-
Fermino Bedin
-
Filosofia e Educação em Erasmo de Roterdã e Montaigne: o conceito de infância
-
GENEALOGIA DAS INSTITUIÇÕES NA OBRA DE FOUCAULT: a escola
-
Gênero, raça, sexualidade e classe nos projetos político-pedagógicos em cursos de psicologia
-
Humanização e Sensibilidade: Educação e Uso do Corpo em Giorgio Agamben
-
Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento
-
Imperialismo e educação no Brasil: da ditadura militar às organizações da sociedade civil da virada do milênio
-
Intellectuals, Knowledge and Power
-
Josemir Nogueira Teixeira
-
João Batista Coelho Cunha
-
Judite Eugênia Barbosa Costa
-
Leandro Carlos Ody
-
Ler abre jaulas : Peter Sloterdijk e a razão cínica no discurso pedagógico
-
Lindson Gomes dos Santos
-
Luiz Anselmo Menezes Santos
-
Marcelo Donizete da Silva
-
Marcos Antonio Lorieri
-
Marcos Oreste Colpo
-
Maria Zilda Facin Zanconato
-
Micael Rosa Silva
-
Moralidade e educação natural em Rousseau
-
Movimentos de Professoralização: enlaces com a experiência estética
-
Novo Ensino Médio no contexto da reestruturação produtiva: uma análise consubstanciada na pedagogia histórico-crítica
-
O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EM KARL JASPERS E SUAS RESSONÂNCIAS NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT: da philia pedagógica à comunicabilidade ilimitada.
-
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
-
O LUGAR DA EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT: O ENSINO DE FILOSOFIA PELA PERSPECTIVA DA NARRAÇÃO
-
O pensamento de Ada Kroef como potência para o Ensino de Filosofia
-
O SUJEITO NEOLIBERAL E A EDUCAÇÃO COMO CAPITAL HUMANO
-
Os jogos de linguagem e o ensino de filosofia: uma abordagem wittgensteiniana
-
Pedagogia Libertadora e Pedagogia histórico-crítica: um estudo crítico de pedagogias contra-hegemônicas brasileiras
-
Poder e autoridade em educacao: uma reflexão em Paul Freire e Alain Renaut
-
Propostas metodológicas para o ensino de filosofia no Ensino Médio: análise à luz das ideias de Alejandro Cerletti
-
Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
-
Rodison Roberto Santos
-
Sonia de Alcantara
-
Vicente Geraldo Amâncio Diniz de Oliveira
-
Vida e Identidade da escola pública: um estudo preliminar da resistência à mudança na burocracia estatal em São Paulo
-
Vinícius França de Sene