O grupo se consolida, num primeiro momento, em torno de dois projetos financiados pela UNESCO/PRODOC/MEC [2012-2013] e outro da UNESCO/SME-SP [2014-2016] de onde se extraem os conteúdos das investigações. São seus objetos de estudo: as mídias contemporâneas, principalmente as TVs educativas digitais e interativas, e como se integram no processo nacional de formação de professores e para a produção de conteúdos curriculares para alunos de Escolas Públicas de Educação Básica.Foram produzidas investigações e relatórios técnicos de pesquisa e disponíveis em site da UNESCO, que norteiam as tomadas de decisão da TV ESCOLA/MEC para seus programas formativos. Deles resultaram 13 artigos, publicados em periódicos científicos, e 7 teses sobre o tema da TV educacional e integração de mídias, assim como 26 produções técnicas. A TV CULTURA/SP também ofereceu amplo campo de pesquisa e de publicações no que diz respeito à rede de formação à distância, análise de processos de tutoria para formação em larga escala para redes públicas de ensino do Estado de São Paulo. Este último é objeto de publicações e de estágio pós-doutoral no grupo.