O grupo iniciou suas atividades após retorno dos seus líderes de estagio de pós doutoramento na Michigan State University (1996-1998). Vem desde então investindo no aprimoramento de um modelo de formação professores por meio de experiência contínua e coletiva dos membros em redes de Pequenos Grupos de Pesquisa, as quais visam fazer frente ao avanço da burocratização nos espaços escolares por meio da exploração partilhada de questões sociocientíficas e da elaboração conjunta de sequências didáticas pelos professores. Três projetos financiados se distinguem: (a) de parceria com a Escola Estadual de Urubupungá (2000-2005), dentro do Programa Melhoria do Ensino Público da FAPESP; (b) de desenvolvimento de um conjunto de disciplinas e evento anual no Curso de Licenciatura em Física da Unesp - campus de Ilha Solteira; (c) de parceria com 24 escolas públicas nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (2011-2015), dentro do Programa Observatório da Educação da CAPES.