Resiliência e Educação Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • Estuda resiliência, gestão em educação, práticas sócio-educativas, meio ambiente, saúde e desenvolvimento humano, percebendo a importância da intervenção no processo ensino-aprendizagem e nas formas de relação sujeito-ambiente, sujeito-saúde, a condução do desenvolvimento humano pelos indivíduos-sujeitos nas escolas que trabalham com a educação básica. Observa que a promoção de ações inter/transdisciplinares e interculturais quando objetiva uma educação e ensino como processo de humanização, socialização e singularização do indivíduo, contribui na construção de sua identidade pessoal e coletiva, no acolhimento à diversidade e pluralidade cultural,à diferença nos espaços sócio-culturais e de(con)vivência humana e escolar; permite a percepção da identidade entre educação ambiental e educação em saúde,além de constituir-se numa ação possível de promover o desenvolvimento da subjetividade dos aprendizes.Estuda os significados e sentidos da resiliência como aspecto de provimento de mediações culturais para o desenvolvimento da razão crítica - do conhecimento teórico-prático e científico, das capacidades cognitivas e modos de ação que devem ser valorizadas e avaliadas pela escola básica, em especial, quando localizada em espaços que são notados pelas políticas públicas em educação e saúde, educação ambiental e saúde como ambientes prejudiciais à saúde humana e animal, na qual, a poluição é visível na água e no solo que utilizam como recursos necessários para a sobrevivência humana.Objetiva ações de desenvolvimento sustentável e educação.

Data arquivamento

  • 2008