Núcleo de Ensino de Química Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • Uma das principais deficiências apontadas por pesquisadores em ensino de química é que os estudos desenvolvidos não atingem de forma plena e total os professores que estão nas salas de aula nas escolas da educação básica. Uma proposta para reverter este quadro está na formação de tríades de interação profissional, envolvendo o professor-pesquisador universitário, o professor da educação básica e os alunos de dos cursos licenciatura. Em 1998, o Núcleo de Educação Química (NEQ-UERJ) foi criado com o objetivo de participar das discussões que envolvem a situação do ensino de química na educação básica. Este grupo foi concebido a partir do trabalho conjunto de professores do Instituto de Química da UERJ, que atuam na formação inicial e continuada de professores de química, professores do Instituto de Aplicação da UERJ, que atuam na educação básica e orientam os licenciando em seu estágio supervisionado, e os alunos do curso de licenciatura em química da UERJ.Desde sua formação, já foram desenvolvidos trabalhos de pesquisa na área de ensino de química orientados em duas linhas básicas. A primeira destas linhas, busca o desenvolvimento e aplicação de atividades didáticas contextualizadas, com o objetivo de motivar o aluno para o ensino de química. A segunda linha visa a avaliação do Ensino de Química em instituições de nível médio e superior do Estado do Rio de Janeiro.Os resultados alcançados já possibilitaram a apresentação de trabalhos em congressos científicos, a publicação de artigos em periódicos científicos e a elaboração de monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.

Data arquivamento

  • 1998