Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural Grupo de Pesquisa uri icon

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  • Atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial
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  • Fabricação de Produtos Têxteis

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descrição

  • O vestuário deve ser compreendido como objeto de consumo, socialmente valorizado. Sua importância não se resume apenas ao aspecto material isolado, mas também envolve o comportamento de vestir, uma vez que este permite evocar significados. O "modo de vestir" como qualquer outra prática, envolve sentidos e discursos necessários para que uma pessoa possa comunicar de maneira não verbal sua condição emocional, afetiva, social, econômica,política e cultural. Em função dos significados culturalmente construídos, o vestuário constitui um instrumento valorizado, uma vez que permite melhorar a aparência, reforçar uma identidade (classe, gênero e etnia), inserindo os sujeitos em um contexto. Mediante essas discussões, as pesquisas terão, como foco, aspectos instrumentais e simbólicos do vestuário, visando compreender representações e práticas em torno da produção, seleção, consumo e conservação do vestuário. Comprometido com contextos sociais específicos, o grupo de estudo tem os seguintes propósitos: atuar junto a instituições públicas e privadas no que se refere à administração de recursos; propor soluções de problemas relativos às necessidades básicas de empresas, famílias e indivíduos considerando os aspectos econômicos, sociais e culturais do vestuário; fortalecer decisões gerenciais de microempresas responsáveis pela produção do vestuário e sua higienização (lavanderias hospitalares, hoteleiras e comerciais), a fim de ampliar estratégias e sobrevivência desses segmentos, bem como refletir sobre condições de trabalho e qualidade de vida de trabalhadores e seus familiares.

Data arquivamento

  • 2008