Desenvolvimento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em Educação Profissional Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

descrição

  • O grupo tem por finalidade a investigação de Metodologias Ativas de Aprendizagem, com foco no uso estratégias baseadas no Project Based Learning e Problem Based Learning, e sua contribuição para a formação de competências na Educação Profissional. O grupo investiga aspectos conceituais e práticos das metodologias ativas e sua contribuição na construção de habilidades, aprendizagem significativa e competências requeridas para o exercício profissional.Nos últimos anos, os membros do grupo têm atuado na pesquisa de metodologias ativas de aprendizagem com ênfase na Metodologia de Projetos. Entre as pesquisas realizadas, destacam-se os seguintes trabalhos orientados pelos membros do grupo:Origem da Metodologia de Projetos, seu significado, trajetória e contribuições nos processos educativos. (ALENCAR, Marise N., 2011)Metodologia de Projetos: A percepção do aluno sobre os resultados da sua aplicação. (COSTA, Ainara R. P., 2010)Uso do sensoriamento remoto (SR) no estudo do meio ambiente por meio da metodologia de projetos na construção do conhecimento no contexto escolar. (FAGUNDES, Drake H.M., 2010) Competências do professor para o trabalho com a metodologia de projetos de forma eficaz. (ARAÚJO, Mayra C. M., 2009a)Contribuições da metodologia de projetos para o exercício da função de pensar. (ARAÚJO, Vanessa C. N., 2009b)Contribuições da metodologia de projetos na implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação ? TIC nos processos educativos da educação básica. (GODOY, Eliana G. U., 2009)Significado e contribuições da afetividade no contexto da Metodologia de Projetos na Educação Básica (EB). (OLVEIRA, Cacilda L., 2006)A Pedagogia de Projetos (PP) na Educação em Ciência & Tecnologia (C&T) à luz da ciência da complexidade e de uma teoria da negociação. (HIGINO, Anderson F.F., 2002) Publicações recentes: "Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica" - Boletim Técnico do SENAC, V. 39, n. 2, 2013

Data arquivamento

  • 2011