Na perspectiva do papel sócio-político da Ciência e da Matemática, os processos educativos adquirem a dimensão de construir cidadãos críticos e criativos, que possam pensar e fazer uma sociedade onde tenha lugar para todos os sujeitos. Neste sentido o grupo de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, vem fazendo uma reflexão comprometida com o desenvolvimento integral do cidadão, atuando desde 2002, com o planejamento e desenvolvimento de vários projetos com professores e estudantes de nossa região. Mantém dois projetos permanentes de extensão universitária: Atividades Lúdicas para Aprendizagem de Matemática/LUDOTECA, no qual propõe a produção e a difusão de material educativo, associando o caráter lúdico e científico para aprendizagem, e Matemática: (re)significando saberes, construindo cidadania; assessora as atividades do Laboratório de Ensino de Matemática e do Laboratório Didático de Física da Unochapecó - voltados para o ensino. No campo da pesquisa, tem como objeto de investigação as múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento, focalizando aspectos da ciência e seu caráter histórico, da educação matemática e física enquanto campo profissional e científico, e a contribuição da fundamentação teórica para o fazer cotidiano da escola, da formação e do desenvolvimento profissional do professor que ensina Ciências e Matemática. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "Materiais didáticos como recurso para o ensino e aprendizagem da matemática", que tem nele associado projetos de Iniciação Cientifica e Monografias dos universitários do Curso de Matemática. Atua ainda em orientação de pesquisas no Curso de Física e no Curso Intercultural de Matemática e Ciências da Natureza, para Indígenas Kaingang.