Trata-se de um grupo de professores que vêm desenvolvendo trabalhos de investigação sobre o tema de comportamento eleitoral, marketing político e opinião pública em diversas instituições brasileiras,com atividades regulares em encontros nacionais e internacionais. Os pesquisadores possuem financiamento de agências de fomento estadual, nacional e internacional. O grupo possui convênio - Termo de Cooperação - firmado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, para o desenvolvimento de atividades de pesquisas, ensino e extensão. Atualmente, ademais dos projetos individuais de cada pesquisador, o grupo está desenvolvendo trabalhos especificamente voltados para o tema da lógica do eleitor e da decisão de voto e para isso realizou pesquisas quantitativas e qualitativas em diversas cidades do Brasil, com foco nas campanhas eleitorais, horário de propaganda eleitoral, comportamento do eleitor, elaboradno surveys, painéis e pesquisas qualitativas, como o apoio do IPESPE e de fundações estaduais e nacionais de amparo à pesquisa.