Tendo como pressuposto que a forma¿¿o de professores de ci¿ncias e matem¿tica, de qualidade, pode ampliar as possibilidades de efetiva¿¿o de uma educa¿¿o cient¿fica e tecnol¿gica s¿lida, as contribui¿¿es resultantes das pesquisas sobre forma¿¿o de professores tornaram-se primordiais. Nesse sentido, as repercuss¿es do grupo resultam de questionamentos e reflex¿es sobre como est¿ se dando a forma¿¿o inicial e continuada de professores de ci¿ncias e matem¿tica em seus diferentes contextos e n¿veis de ensino, seus rumos, lacunas, contradi¿¿es caminhos e desafios. A partir do aporte te¿rico e epistemol¿gico decorrente das contribui¿¿es da ci¿ncia e da tecnologia, das teorias construtivistas, dos estudos CTS e dos referenciais freirianos, entre outros, estabelecem espa¿o para estudos, reflex¿es, troca de experi¿ncias, interc¿mbio de pesquisas, debates e outras intera¿¿es com a inten¿¿o de aproximar os resultados da pesquisa sobre forma¿¿o de professores de ci¿ncias e matem¿tica com o ensino de ci¿ncias e matem¿tica, cuja repercuss¿o pode contribuir tanto com a forma¿¿o inicial e continuada dos mesmos, como com o aumento da qualidade e efetividade dos processos de ensino e aprendizagem nessa ¿rea.