As pesquisas têm como objetivo aprofundar os estudos sobre linguagem, educação e cultura. O trabalho iniciou-se a partir da atuação do grupo nas escolas de Porto Velho/RO, especialmente as situadas em áreas ribeirinhas, rurais e periféricas. As observações iniciais demonstravam sérios problemas em relação à aprendizagem. Também ficou demonstrado que a prática docente era desvinculada da realidade dos educandos, tendo no livro didático seu único foco. A partir de pesquisa-participante e das intervenções do grupo, constatou-se que os professores passaram a refletir mais sobre sua prática, reconstruindo o fazer pedagógico, o que mudou o perfil do ensino-aprendizagem. Isso porque os educadores passaram a construir um fazer pedagógico crítico, capaz de promover uma interação efetiva em sala. O resultado foi um melhor desempenho por parte dos alunos que passaram a expressar suas experiências do cotidiano de maneira criativa, exprimindo sua relação com a cultura regional: mitos, lendas, costumes . Esses resultados foram propulsores para uma maior integração do grupo que pretende aprofundar esses estudos, abordando pressupostos filosóficos, para a reflexão sobre a realidade como um processo do pensar e do aprender na construção e constituição da expressão oral e escrita.