O Projeto Tematizando os Ofícios, 2009-1011, visa à investigação das possibilidades de abordagem educativa de temas e acervos museais e à formulação perspectivas de aprendizagem histórica, sua compreensão e investigação na visita escolar; afiniza-se às propostas de acesso ao uso do museu pela escola de forma reflexiva e protagonista pelo professor. Prevê investigação da potencialidade educativa de objetos, problemas e contextos expositivos. O produto final previsto no projeto é um CD rom interativo contendo uma apresentação do Museu e do trabalho no e do Museu, pressupondo abordagem temática da história, propostas de investigação de objetos, cenários e ideias, narrativas orais de pessoas adultas e idosas sobre os ofícios, sugestões de roteiros e de ações para educadores, dentre outros. Afiniza-se também às oportunidades formativas disponíveis nas mídias digitais e fundamenta-se numa visão aberta e plural da visitação escolar, com possibilidade de estabelecimento de recortes temáticos e substantivos da história no museu. Tem como fundamento a noção de parceria educativa - museu e escola - em torno de uma série de ações que se concretizam na visita escolar e que se desdobram em ações no momento pós-visita (tanto no museu quanto na escola) e que têm sua origem no pré-visita (nos dois ambientes). Valoriza todos os sujeitos diretamente envolvidos na proposta educativa no museu (educadores, curadores, alunos) e tem como finalidade tornar a interlocução museu e escola mais sensível, pautada pela construção colaborativa de propostas e enriquecida com recursos de linguagem digital.