Prof Dr Edson Nascimento Campos
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Nos últimos anos, a partir de 2009, vem atuando como professor designado da Universidade do Estado de Minas Gerais, com exercício na Graduação e na Pós-Graduação,envolvido com o tema geral da Educação da Linguagem. Tem experiência na área de Letras e Educação , com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de textos, gênero textual, dialogismo, estratégia textual , Língua Portuguesa e Didática. Com tais temas, atua na área da Educação e Formação Humana,com ênfase na Formação Docente para a educação da linguagem com desdobramentos que incidem sobre o Letramento na Educação Fundamental , Média e Superior. Vem exercendo a docência da disciplina Construção Textual: gêneros, tipos textuais e práticas de linguagem ( I, II e III) na PUC/MG, junto ao Prepes, no Curso de Especialização em Língua Portuguesa. .Além disso, o professor veio atuando , de 1 de agosto de 2006 a 31 de agosto de 2009, como Coordenador Pedagógico do Núcleo Permanente de Aperfeiçoamento Pedagógico ( NPAP), da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, do Centro de Ensino Superior de Vespasiano, na cidade de Vespasiano (MG).A partir de 01/09/2009, assume ele a função de Professor Visitante, como bolsista da FAPEMIG, junto à Universidade do Estado de Minas Geraiis (UEMG), nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Campus de Belo Horizonte. Com essa bolsa da FAPEMIG, o professor desenvolve, ainda, neste ano de 2009, projeto de pesquisa dentro do eixo temático Didática e Conteúdos Específicos de Ensino, envolvendo a articulação das categorias conceituais de gênero, dialogismo,enunciação, gramática,escrita , letramento, leitura, Divulgação Científica, jornalismo infantil. Além desse projeto, atua em outro, coordenado pelas professoras Lana Mara de Castro Siman e Júnia Sales Pereira, como um dos pesquisadores , mobilizados e articulados dentro do tema Ensino de História, Educação da Linguagerm e Educação Museológica, em torno do título Tematizando os ofícios, Caixa Virtual de História: Abordagem de Temas do Museu de Artes e Ofícios nas visitas escolares. Em 2010, o professor atua como Docente Designado junto ao Curso de Graduação da Faculdade de Educação (FAE/UEMG), com a disciplilna Pesquisa em Educação , e como professor de Disciplina Eletiva, ministrada no Programa de Pós-Graduação ( FAE/UEMG), com o seguinte título: Educação e Mediação: Linguagem, Dialogismo,Gênero do Discurso.Ainda em 2010, ministrou, no Mestrado em Educação ( FAE/UEMG), a disciplina eletiva Escrita em Educação: Gêneros e Tipos Textuais. É professor admitido ao quadro de Professores Permanentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade da Educação (UEMG) a partir de Parecer da CAPED ( Comissão e Avaliação e Permanência de Docentes), homologado pelo Colegiado de Pós-Graduação em 04/05/2011 e comunicado aos candidatos pelo ofício (OF/Mestrado/FaE/UEMG Nº 017/2011) de 04/05/2011.A partir do segundo semestre de 2011, passa a atuar, apenas no Curso de Graduação em Pedagogia ( FaE/UEMG ), ministrando a disciplina Pesquisa em Educação, ainda que esporadicamente ministre a Discplina Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Participa na FaE/UEMG, como um dos Coordenadores ( e Pesquisadores ) do Grupo de Pesquisa do Mestrado em Educação, Educação, Arte e Linguagem. Integra, ainda, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Educação, Memória e História ( Fae/UEMG: Mestrado em Educação).A partir de março de 2012 reintegra, na condição de Professor Adjunto, o quadro de professores da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH) e se afasta da FaE(UEMG) em dezembro de 2012.
graduate at Letras from Universidade Federal de Minas Gerais (1968), master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1988) and ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (1995). Has experience in Language, focusing on Portuguese Language, acting on the following subjects: leitura e produção de textos, gênero textual, dialogismo, estratégia textual and língua portuguesa.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
