Tanto para os contextos locais, quanto para o âmbito global, constitui uma questão sempre atual, a necessidade de diálogo entre identidades, culturas que se mesclam e a necessidade de estudos que auxiliem no enfrentamento do desafio do reconhecimento da diversidade e do respeito às diferentes identidades, estudos que apontem para formas de inclusão social por meio de políticas educacionais, ou de ações afirmativas, ou outros processos que se destinem a levantar as bandeiras da justiça e da equidade social, contra todo tipo de discriminação e estigmatização.Focando para o contexto dos agrupamentos humanos na Amazônia, em suas inúmeras identidades, sejam elas étnicas, de gênero, ecológicas ou de classe, estes reivindicam sua autonomia reconhecimento de suas identidades coletivas e condições de igualdade na composição do tecido social globalizado. Entendemos que este quadro requer novas orientações epistemológicas no campo da pesquisa em educação, contexto onde este grupo de pesquisa se insere com o propósito de contribuir no avanço do conhecimento propiciando novos saberes, por um lado, para formação inicial e continuada de professores e formulação de políticas educacionais; por outro lado, tal contribuição extrapola o local e o regional dado que o campo da educação se constitui num lugar privilegiado para superação de atitudes geradas a partir de preconceitos e lugar privilegiado para o fomento de relações entre pessoas e grupos sociais que se reconhecem e manifestam-se com base em identidades locais, constituindo relações de intercultura.