Graduated in Medicine (UFRGS, 1999), specialization in pediatrics (HCPA, 2001), pediatric pulmonology (PUCRS, 2003), MS in pediatrics (PUCRS, 2004) and a PhD. in child health (UNICAMP, 2009). Held expertise in genetic epidemiology at the University of Munich (LMU, Germany, 2007). Leonardo is currently a professor at the School of Medicine at PUCRS (Department of Pediatrics and Department of Public Health); and of the post-graduation in Pediatrics and Child Health (PUCRS). Collaborates as a reviewer of the following journals: Brazilian Journal of Pulmonology, Journal of Pediatrics, Pediatric Pulmonology, European Respiratory Journal and PLOS One; LP has over 70 published articles in the area, with H index = 16 (Publons or Scopus). He is currently associate editor of Scientia Medica (PUCRS). The researcher held experience in child health, with emphasis on respiratory diseases, mainly in the following topics: epidemiology of respiratory diseases, genetic epidemiology, viral bronchiolitis, asthma and cystic fibrosis.
Leonardo A. Pinto é graduado em Medicina (UFRGS, 1999) e realizou a residência médica em Pediatria e Pneumologia Pediátrica. Entre 2003 e 2004, iniciou sua trajetória científica durante o mestrado em Pediatria (PUCRS, 2004). No final de 2004, mudou-se para Munique, na Alemanha, como bolsista/pesquisador do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), onde trabalhou na área de Epidemiologia da Asma e Alergias. Durante este período, trabalhou com epidemiologia genética na Universidade de Munique (LMU, Alemanha). Retornou ao Brasil em 2007 e defendeu sua tese de doutorado no PPG de Saúde da Criança e do Adolescente (UNICAMP, 2009). Prof. Leonardo iniciou a carreira docente em 2008 como professor adjunto da Escola de Medicina da PUCRS e assumiu a coordenação do Núcleo de Formação em Pediatria em 2014. Recentemente (2020), deixou a coordenação do Nucleo de Pediatria para assumir o cargo de Decano (Diretor) da Escola de Medicina da PUCRS, liderando todas os setores de ensino e pesquisa Escola Medicina da PUCRS.
Prof. Leonardo Pinto teve outra experiência internacional como pesquisador de pós-doutorado em 2013-14 no Centro de Pesquisas CREAL, Universidade Pompeo Fabra, Barcelona, Espanha. Neste período interagiu fortemente com grupos de pesquisa da Espanha e Holanda. O Prof. Pinto tem mais de 90 artigos publicados na área, com índice h de 20 (Scopus) e 25 (Google Acadêmico), tendo bolsa PQ2 do CNPq desde 2017.
O Prof. Pinto foi presidente do Departamento de Pneumologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre 2013 e 2016. Neste período, foi também presidente da comissão científica do Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e do congresso SOLANEP (Sociedad Latinoamericana de Neumologia Pediatrica). Em 2016, liderou e foi também presidente do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria.
O grupo de pesquisa de Pinto et al. tem experiência na condução de ensaios clínicos. O trabalho sobre o efeito da Azitromicina na bronquiolite viral aguda (2012) influenciou o manejo da bronquiolite e sibilancia em lactentes, estando citado por importantes bases de dados médicas, como Medscape e Uptodate. O pesquisador tem colaboração com diversas instituições acadêmicas. Atualmente, coordena um programa de colaboração internacional e parceria entre a Universidade de Califórnia (UCLA), Hospital Central de Maputo (HCM) e a PUCRS desde maio de 2017. A UCLA tem atividade de colaboração, apoio e solidariedade ao HCM há mais de 10 anos, com financiamento do CDC e NIH/EUA. Em maio de 2017, o Prof. Leonardo Pinto realizou curso de formação para residentes, acadêmicos, médicos e professores do Hospital Central de Maputo.
O prof. Leonardo Pinto já orientou mais de 20 alunos entre teses de doutorado, dissertações de mestrado, ou trabalhos de iniciação científica. Além da atuação como cientista, o professor Pinto coordenou e colaborou com diversas publicações de revisão para ensino de residentes e acadêmicos. Neste item, podemos destacar o livro PEDIATRIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS, da Sociedade de Pediatria do RS, onde o prof. Leonardo foi um dos principais autores e organizadores. Na versão mais recente do TRATADO DE PEDIATRIA, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o prof. Pinto foi responsável pela organização de todas a seção de PNEUMOLOGIA. O professor Pinto participa de eventos científicos nacionais e internacionais. Em 2017, o seu trabalho sobre Bronquiolite foi selecionado entre os 5 melhores estudos no Congresso Internacional de Pneumologia Pediátrica (CIPP), em Lisboa. Além da atuação como professor e pesquisador, o professor Pinto coordena o Centro de Atendimento Multidisciplinar a Fibrose Cística, no Centro Clínico PUCRS.