Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos
(PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC. Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFFS (Edital 24/2022/CAPES). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação: ensino, aprendizagem e formação reflexiva do sujeito social - EDIPLE", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Ensino de Língua e Literatura - GELLI" (UFFS/CNPq); Coordenadora do Projeto Interinstitucional de Pesquisa "Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (UFFS/UEL/CNPq); Coordenadora do Projeto de Ensino "Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos - LALEP" (UFFS); Pesquisadora-colaboradora do "Grupo de Estudo e Pesquisa Escola de Vigotski - GEPEVI" (UFFS/CNPq); Pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa "(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores: processos teóricos metodológicos da ensinagem - TRIPEC"(UFFS/CNPq). Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada, em perspectiva dialógica da linguagem, com estudo de práticas discursivas para os (multi)letramentos, em contexto escolar/acadêmico, bem como para a formação inicial, permanente e continuada de professores.
graduate at Letras from Universidade Estadual de Maringá (1999) and master's at Language from Universidade Estadual de Maringá (2003). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: ensino, produção textual, lingua materna, caracterização and gramática.