cour_0977458d-e238-4a82-a6f8-903197e4ae4b
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
?Evolução biológica e suas compreensões na formação de professores: o discurso dos acadêmicos e dos docentes? Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS APOIADAS NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA Documento
-
A EPISTEMOLOGIA DA VISUALIZAÇÃO: INVESTIGANDO O PENSAMENTO VISUAL NAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO COM O USO DO GEOGEBRA Documento
-
A Elaboração de uma "Epistemologia da Imaginação e da Intuição" no Campo da Matemática e Implicações para a Educação Matemática: diálogos com Henri Poincaré e Gaston Bachelard Documento
-
A Etnomatemática presente em artesanatos e adereços produzidos por uma comunidade indígena Guarani do Oeste do Paraná Documento
-
A Experimentação Investigativa: um estudo com licenciandos em Química Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A construção da identidade de professores de Ciências e Biologia: influências, formação e profissionalização Documento
-
A delinquência e a (im)possibilidade de se significar como autor no discurso matemático Documento
-
A formação do professor reflexivo no contexto da Modelagem Matemática Documento
-
A formação inicial de professores de ciências no estágio supervisionado : compreendendo a identidade docente a partir da teoria das representações sociais e da epistemologia de Ludwik Fleck Documento
-
A modelagem matemática no estágio pedagógico: uma investigação fenomenológica Documento
-
A natureza da avaliação no ensino de ciências Documento
-
A perspectiva de Ensino por Pesquisa na formação inicial e continuada de professores: a Bacia Hidrográfica como tema de estudo Documento
-
A potencialidade de oito obras literárias para o ensino de Ciências da Natureza e a promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio Documento
-
A prática docente na EaD: Uma análise segundo a natureza do conhecimento científico Documento
-
A relação Ciência Tecnologia e Sociedade no contexto formativo dos professores em cursos de Pedagogia para o Ensino de Ciências Documento
-
A resolução de problemas e os futuros pedagogos: análise de um processo formativo para o ensino da geometria nos anos iniciais Documento
-
A robótica educacional e a plataforma Arduino : estratégias construcionistas para a prática docente Documento
-
ABORDAGEM CTS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO (PCK) DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA Documento
-
APRENDIZAGENS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE CORONAVÍRUS E AS FAKE NEWS Documento
-
Adaptação na epistemologia genética : reflexões sobre o aspecto social do conhecimento e implicações para a educação científica Documento
-
Afetividade, gênero e escola: um estudo sobre a exclusão de meninos no sexto ano do Ensino Fundamental, com enfoque na disciplina de Matem[atica Documento
-
Alfabetização Científica de alunos do Ensino Superior frente às implicações da Engenharia Genética e a idealização do 'melhoramento humano'. Documento
-
Ambientalização Curricular do Curso de Ciências Biológicas em uma Universidade Estadual do Paraná Documento
-
Ambientalização e a formação do profissional engenheiro: uma análise da temática ambiental abordada em um curso de graduação em Engenharia Elétrica Documento
-
Análise da percepção de Ciência e cientista em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Documento
-
Aprendizagens sobre modelagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática Documento
-
As apreensões em Geometria: um estudo acerca de registros figurais Documento
-
As concepções de geometrias de um grupo de professores de matemática da educação básica Documento
-
As contribuições de atividades promotoras de Pensamento Crítico/CTS para os licenciandos de Química da UEM Documento
-
Ayda Ignez Arruda e suas contribuições para a institucionalização da lógica matemática no Brasil Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Comunicação e Saberes Docentes: uma reflexão sobre o curso de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá Documento
-
Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses : um estudo com alunos concluintes de três níveis de ensino Documento
-
Contribuições das imagens para o Ensino de Física numa perspectiva da Teoria da Dupla Codificação Documento
-
Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica Documento
-
Contribuições do enfoque CTSA e da QV na formação de licenciandos em Química Documento
-
Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemática no ensino fundamental : possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos Documento
-
Desertos da Informação: seca, estiagem e jornalismo científico. Documento
-
Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática Documento
-
Dificuldades de aprendizagem matemática em adultos Documento
-
Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática Documento
-
Dualidade onda-partícula no Ensino Médio à luz da teoria dos Campos Conceituais Documento
-
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NO CONTEXTO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
ESTRATÉGIAS DE ENSINO METACOGNITIVAS COMO INSTRUMENTO PARA TRABALHAR OS INVARIANTES OPERATÓRIOS SOBRE O CONCEITO DE CALOR NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Educação Ambiental de professores dos anos iniciais em formação continuada: concepções e práticas Documento
-
Educação a distância na ótica discente : a análise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá Documento
-
Educação ambiental institucional : uma análise do currículo ambiental do curso de pedagogia em uma instituição de educação superior do Paraná Documento
-
Educação ambiental na escola do campo : processos, procedimentos e práxis pedagógicas no contexto escolar Documento
-
Educação em sexualidades crítica : formação continuada de professoras (es) com fundamentos na pedagogia histórico-crítica Documento
-
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica Documento
-
Ensino de botânica mediado por recursos multimídia : as contribuições de um software de autoria para o ensino dos ciclos reprodutivos dos grupos vegetais Documento
-
Ensino e aprendizagem da integral de Riemann de funções de uma variável real : possibilidades de articulação da utilização de mapas conceituais com a teoria dos registros de representações semióticas Documento
-
Formação Inicial do Professor: caracterização de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais Documento
-
HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Documento
-
Investigação acerca do Ensino de Geometria Analítica numa abordagem baseada em vídeos Documento
-
Investigações a respeito das habilidades matemáticas de licenciandos em Pedagogia na modalidade a Distância Documento
-
LABORATÓRIO DE ACESSO REMOTO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA INCLUSÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
LEITURA DE IMAGENS DO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE: POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E VISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS IMAGENS DE FRANCISCO BRENNAND Documento
-
Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e biologia Documento
-
Natureza da ciência na formação inicial de professores de química : ações e reflexões voltadas à compreensão e ensino sobre a ciência Documento
-
Números e operações: as contribuições de um processo de reflexão sobre a prática docente com professoras dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. Documento
-
O Conceito de Estrutura dos Compostos Orgânicos: Uma Análise à Luz da Epistemologia de Gaston Bachelard Documento
-
O ENEM, o vestibular e o ensino de química : o caso da Universidade Estadual de Londrina Documento
-
O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA NO ESTADO DO PARANÁ: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
O PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Análise da compreensão de futuros professores Documento
-
O PROFMAT e a formação do professor de matemática : uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora Documento
-
O campo científico da Educação Química pelos professores universitários do estado do Paraná à luz das ideias de Bourdieu Documento
-
O cinema, a filosofia da ciência e a ética na formação de professores de ciências Documento
-
O desenvolvimento histórico do conceito de energia : seus obstáculos epistemológicos e suas influências para o ensino de física Documento
-
O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões Documento
-
O fenômeno da Vida e o curso de Ciências Biológicas: paradigmas e perspectivas. Documento
-
O formador e a licenciatura em Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Documento
-
O trabalho de campo e a educação ambiental na formação continuada de professores Documento
-
OS DISCURSOS BIOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO PARA OS GÊNEROS – AS SEXUALIDADES – E AS DIFERENÇAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS Documento
-
OS SABERES ESPECIALIZADOS DOS PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento
-
Orientações Epistemológicas de Professores de Ciências em Formação Inicial: uma análise sobre a concepção de Ciência, de Ensino de Ciências e suas inter-relações Documento
-
P Programa PDE Paranaense e sua Influência sobre as ´Práticas de Professores de Química Documento
-
Práticas Discursivas e SUbjetivação do Sujeito Evadido do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá Documento
-
REMY FREIRE E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE ESTA MODALIDADE DE ENSINO E A MATEMÁTICA NA EJA Documento
-
Representações Sociais de 'Ser professor de Física' de Licenciandos em Física Documento
-
Representações Sociais sobre Dengue no Processo de Aprendizagem Significativa de Alunos do Ensino Fundamental Documento
-
Ser professor(a) de Ciências e Biologia : representações sociais na formação inicial Documento
-
Sexualidade, evolução e educação: o conceito darwinista da seleção sexual e suas implicações para o ensino de ciências. Documento
-
TAREFAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM ALUNOS ALEMÃES E BRASILEIROS. Documento
-
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA REFLEXIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento
-
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o cálculo mental em questão Documento
-
Um estudo sobre a formação incial e continuada de prfessores de ciências: o ensino por investigação na construção do profissional reflexivo Documento
-
Uma proposta de intervenção reflexiva para o estágio de docência em Biologia: limites e possibilidades Documento
-
Visualização em geometria : um estudo com ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em matemática Documento