PROGRAM OF POST-GRADUATION IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATIONS (MASTER AND DOCTOR DEGREE)
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
?Evolução biológica e suas compreensões na formação de professores: o discurso dos acadêmicos e dos docentes? Documento
-
A ABORDAGEM DO TEMA ?ORIGEM DA VIDA? EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO BRASIL E DE PORTUGAL Documento
-
A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: uma análise à luz da Historiografia tradicional Documento
-
A Divulgação Científica na Formação de Licenciandos em Química Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Documento
-
A EPISTEMOLOGIA DA VISUALIZAÇÃO: INVESTIGANDO O PENSAMENTO VISUAL NAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO COM O USO DO GEOGEBRA Documento
-
A Educação Ambiental e a Perspectiva Axiológica na Formação Inicial de Professores Documento
-
A Elaboração de uma "Epistemologia da Imaginação e da Intuição" no Campo da Matemática e Implicações para a Educação Matemática: diálogos com Henri Poincaré e Gaston Bachelard Documento
-
A Etnomatemática presente em artesanatos e adereços produzidos por uma comunidade indígena Guarani do Oeste do Paraná Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: CONSTATAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA PARA A DOCÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
A Formação continuada do professor e sua influência no ensino de Física Documento
-
A GEOMETRIA NA ARQUITETURA: Uma abordagem dos estilos arquitetônicos da Antiguidade Clássica, do Renascimento e da Modernidade Documento
-
A História da Ciência nos Livros Didáticos: uma inserção descontextualizada Documento
-
A Identidade da Física nas Graduações Tecnológicas em Construção de Edifícios Documento
-
A Interdisciplinaridade na visão de professores de Química do ensino médio: concepções e práticas Documento
-
A Modelagem Matemática como favorecedora da aprendizagem na Educação Infantil Documento
-
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL Documento
-
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA Documento
-
A abordagem bilíngüe e o desenvolvimento cognitivo dos surdos: uma análise psicogenética Documento
-
A aprendizagem de geometrias não Euclidianas : um estudo realizado com professores da rede pública de ensino Documento
-
A aprendizagem de geometrias não Euclidianas: um estudo realizaado com professores da rede pública de ensino Documento
-
A argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física: o tema energia elétrica e fontes de energia Documento
-
A conceitualização das funções exponencial e quadrática em Atividades de Modelagem Matemática Documento
-
A educação matemática na Revista Nova Escola Documento
-
A educação sexual na concepção e prática de professores de biologia do ensino médio Documento
-
A epistemologia da Biologia me uma comunidade de prática. Documento
-
A escola e o bairro : percepção ambiental e interpretação do espaço de alunos do ensino fundamental Documento
-
A escrita numérica por crianças surdas bilíngües Documento
-
A experiência museológica do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM): análise de visitas escolares no período de 2011 a 2012 Documento
-
A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física Documento
-
A formação de professores reflexivos no contexto PIBID: uma investigação sobre o uso de modalidades e recursos didáticos no Ensino de Biologia Documento
-
A física moderna e contemporânea no ensino médio : qual sua presença em sala de aula? Documento
-
A grandeza "quantidade de matéria" e sua unidade "mol": uma proposta de abordagem histórica no processo de ensino - aprendizagem Documento
-
A história da matemática como estratégia para o alcance da aprendizagem significativa do conceito de função Documento
-
A importância do manual do professor na transposição didática da matemática. Documento
-
A inclusão das geometrias não-euclidianas no currículo da educação básica Documento
-
A mobilização das idéias básicas do Conceito de Função por crianças da 4ª série do Ensino Fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas Documento
-
A motivação de professores para o uso do laboratório de ciências no ensino de biologia Documento
-
A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e a aprendizagem significativa crítica : possíveis aproximações Documento
-
A produção científico-pedagógica dos professores PDE do Paraná : um olhar sobre as atividades experimentais investigativas Documento
-
A proposição de perguntas como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química para o Ensino Médio Documento
-
A prática docente na EaD: Uma análise segundo a natureza do conhecimento científico Documento
-
A relação força-movimento em um contexto histórico e sob a análise do PNLD Documento
-
A representação social do conceito de Evolução por professores de biologia Documento
-
A robótica educacional e a plataforma Arduino : estratégias construcionistas para a prática docente Documento
-
A teoria das representações sociais para estudo das concepções docentes no ensino da física em nossas escolas : a física newtoniana Documento
-
A trajetória escolar da Geometria Analítica no ensino secundário brasileiro : constituição e funcionamento em tempos da Reforma Francisco Campos, 1931-1942 Documento
-
A utilização da experimentação no ensino de física : modelando um ambiente de aprendizagem Documento
-
A utilização da robótica educacional com a plataforma Arduino : uma contribuição para o ensino de Física Documento
-
ABORDAGEM CTS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO (PCK) DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA Documento
-
ANÁLISE DA REVOLUÇÃO QUÍMICA DE LAVOISIER EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, PUBLICADOS NO BRASIL, NA ÓTICA DE THOMAS KUHN. Documento
-
APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE DISSERTAÇÕES E TESES NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
AS ANALOGIAS DO LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento
-
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2003 A 2010 E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE CORONAVÍRUS E AS FAKE NEWS Documento
-
Abordagem CTSA e Poluição em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio Documento
-
Adaptação na epistemologia genética : reflexões sobre o aspecto social do conhecimento e implicações para a educação científica Documento
-
Agrotóxicos : uma proposta socioambiental reflexiva para desenvolver conhecimentos químicos numa perspectiva CTS Documento
-
Aids, qual o seu significado nos livros didáticos? Documento
-
Alunos do Ensino Fundamental e Problemas Escolares: Leitura e Interpretação e Procedimentos de Resolução Documento
-
Alunos do ensino fundamental e problemas escolares : leitura e interpretação de enunciados e procedimentos de resolução Documento
-
Ambientalização e a formação do profissional engenheiro: uma análise da temática ambiental abordada em um curso de graduação em Engenharia Elétrica Documento
-
Análise Retórica das campanhas sobre HIV/Aids no Brasil e em outros países Documento
-
Análise crítica das analogias do livro didático público de química do Estado do Paraná Documento
-
Análise da Revolução Química de Lavoisier em artigos científicos publicados no Brasil, sob a ótica de Thomas Kuhn. Documento
-
Análise da formação continuada de professores mediante participação em um grupo de estudos/discussão de Física Moderna e Contemporânea Documento
-
Análise da percepção de Ciência e cientista em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Documento
-
Análise das atividades promovidas por um jogo sobre as propriedades da tabela periódica Documento
-
Análise do conceito de força nos livros didáticos de física do ensino médio sob à luz de Bachelard Documento
-
Análise dos Conteúdos de Geopolítica nos Livros Didáticos de Geografia Documento
-
Análise dos argumentos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná no ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental Documento
-
Análise histórica do conceito de calor nos trabalhos de Joule e a transposição didática equivalente do mecânico do calor nos livros didáticos de Física Documento
-
Análise retórica das campanhas de prevenção à dengue em Maringá Documento
-
Análise retórica das campanhas sobre HIV/Aids no Brasil e em outros países Documento
-
Aprendizagem significativa de função do 1º grau : uma investigação por meio da modelagem matemática e dos mapas conceituais Documento
-
Aprendizagens sobre modelagem matemática em uma comunidade de prática de futuros professores de matemática Documento
-
As Interações Discursivas e o Pensamento Crítico envolvendo o 6º ano em uma sala de aula de Ciências Documento
-
As Leis da Eletrólise: Uma Introdução Crítica aos Debates dos Trabalhos de Carlo Matteucci e Michael Faraday Documento
-
As Representações Sociais de Graduandos no curso de Pedagogia sobre o 'ser professor' de Ciências nos anos iniciais Documento
-
As analogias utilizadas por professores de biologia como elementos da transposição didática Documento
-
As argumentações sobre o método científico da Química do Cotidiano: a metáfora observação como condutora da aprendizagem em livros didáticos de ensino médio Documento
-
As concepções alternativas da 8ª série do ensino fundamental sobre o efeito estufa. Documento
-
As influências afetivas no ensino e aprendizagem de matemática Documento
-
As modificações curriculares do Curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : mudanças no saber profissional do professor de matemática, 1971-1996 Documento
-
As relações entre o campo conceitual multiplicativo e as ideias básica do conceito de função: um estudo com crianças da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental Documento
-
As representações sociais de ambiente e qualidade de vida entre viticultores do município de Marialva - PR Documento
-
As representações sociais dos professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados á Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Documento
-
Aulas práticas no ensino de ciências: A construção do conhecimento científico sobre protozoários por alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Documento
-
Avaliação dos Projetos de Educação Ambiental: Situação de Estudo de uma Escola no Noroeste do Paraná Documento
-
Avaliação dos projetos de educação ambiental : estudo de caso em escola do noroeste do Paraná Documento
-
Biotecnétika: jogo integrador de conceitos em genética Documento
-
CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MODA ACERCA DA SUSTENTABILIDADE Documento
-
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO AO TRABALHO PRÁTICO, EXPERIMENTAL, LABORATORIAL E DE CAMPO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: CONHECENDO E RECONHECENDO AS POTENCIALIDADES DO CÉREBRO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO INTEGRAL: BUSCANDO A REALIDADE EM UM CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
Ciência na cozinha : o conhecimento cotidiano no processo de significação do conhecimento científico Documento
-
Como se movem os projéteis nos livros didáticos de física e no vestibular? Inquirindo o Galileu sintético de hoje. Documento
-
Concepção de Jogos Matemáticos Segundo uma perspetiva Fenomenológica: uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem na "Sala de Apoio" Documento
-
Concepção de jogos Matemáticos Segundo uma Perpectiva Fenomenologica: Uma Reflexão Sobre o Processo Ensino-Aprendizagem na Sala de Apoio Documento
-
Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica : uma análise fenomenológica Documento
-
Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica Documento
-
Concepções de Professores das Séries Iniciais: Educação Ambiental em Espaços Naturais em Interface com o Ensino de Ciências Documento
-
Concepções de professores de Química do Ensino Médio sobre Educação Ambiental Documento
-
Conhecimentos Geométricos na Educação Infantil: o que conhece o professor? Documento
-
Conhecimentos de estudantes de Pedagogia sobre a resolução de problemas geométricos Documento
-
Conservação de alimentos : uma proposta reflexiva para entrelaçar conhecimentos químicos e questões CTS Documento
-
Constatações a respeito da perspectiva CTSA na formação inicial de professores de química Documento
-
Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente à história da ciência e sua utilização no ensino. Documento
-
Contribuições da História e Filosofia da Ciência para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia: limites e possibilidades Documento
-
Contribuições da aprendizagem cooperativa na formação inicial dos bolsistas PIBID/Química - UEM Documento
-
Contribuições da modelagem matemática na constituição de comunidades de prática locais : um estudo com alunos do Curso de Formação de Docentes Documento
-
Contribuições das imagens para o Ensino de Física numa perspectiva da Teoria da Dupla Codificação Documento
-
Contribuições de metodologias ativas para o ensino de Física 3 em um curso de Engenharia Eletrônica Documento
-
Contribuições de recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem: Utilização de softwares livres para potencializar e dinamizar o ensino de Ciências Documento
-
Contribuições do PIBID Química UEM para o desenvolvimento dos saberes necessários à formação de professores de Química Documento
-
Contribuições do enfoque CTSA e da QV na formação de licenciandos em Química Documento
-
Contribuições dos jogos eletrônicos na construção da linguagem algébrica Documento
-
Controvérsias entre a ação e a distância e a ação por campos - subsídios para o uso da História do Eletromagnetismo em sala de aula Documento
-
Crianças, algoritmos e sistema de numeração decimal Documento
-
Cultura pedagógica e representações docentes sobre a surdez: relações com a prática do ensino de ciências e matemática para surdos. Documento
-
Células-tronco na revista Ciência Hoje: limites e possibilidades de utilização em aulas de Biologia no Ensino Médio Documento
-
Desenvolvendo jogos educativos para o ensino de física : um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem Documento
-
Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemática no ensino fundamental : possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos Documento
-
Desertos da Informação: seca, estiagem e jornalismo científico. Documento
-
Determinismo biológico e educação sexual : análise retórica da concepção da sexualidade em livros didáticos Documento
-
Diferentes representações na geometria euclidiana por meio do uso do geogebra : um estudo com futuros professores de matemática Documento
-
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos Documento
-
Diálogo entre o saber popular e o conhecimernto cientíifco: a etnobotânica das plantas medicinais na escola Documento
-
Diálogo entre o saber popular e o conhecimento científico: a etnobotânica das plantas medicinais na escola Documento
-
Do discutir e resolver em matemática : reflexões sobre a constituição de um grupo de estudos entre educadores matemáticos Documento
-
Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática Documento
-
ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DOS SOFTWARES DE SIMULAÇÃO DISPONIBILIZADOS PELO SITE DIA A DIA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA CONSTRUCIONISTA Documento
-
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: reflexões de professores de Ciências em um processo de formação continuada Documento
-
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NO CONTEXTO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E DA MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
Educação Ambiental de professores dos anos iniciais em formação continuada: concepções e práticas Documento
-
Educação Ambiental na Educação Profissional: Uma Conexão Necessária e Urgente Documento
-
Educação ambiental e a práxis docente : analisando a TV multimídia no contexto escolar Documento
-
Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Documento
-
Educação científica ou educação sexual : onde encontramos a interdisciplinaridade? Documento
-
Educação e Inclusão Digital: Os usos do computador e da internet numa lanhouse de um bairro de Maringá - Paraná Documento
-
Educação em ciência e sexualidade: o professor como mediador das atitudes e crenças sobre a sexualidade no aluno Documento
-
Educação em sexualidades crítica : formação continuada de professoras (es) com fundamentos na pedagogia histórico-crítica Documento
-
Educação, sexualidade e divulgação cientifica: estado da arte da Área 46 da CAPES Documento
-
Educação, sexualidade e divulgação científica : estado da arte das publicações da área 46 da Capes Documento
-
Ensino da astronomia nos anos finais do ensino fundamental : uma abordagem fenomenológica Documento
-
Ensino de Ciências Investigativo: uma reflexão com professores dos anos iniciais Documento
-
Ensino de química para alunos com deficiência visual : subsídios teóricos e práticos Documento
-
Espaço escolar como ambiente de saúde e ensino no discurso de alunos Documento
-
Estudo Documental Acerca das Cartas Trocadas Entre Galileo Galilei e Príncipe Frederico Cesi Documento
-
Evolução Biológica: Formas de Pensamentos Identificadas em Discursos de Professores de Biologia em Formação Inicial no Município de Maringá. Documento
-
Experiência de visitantes com deficiência visual na sala de física do museu de ciências da Universidade Estadual de Maringá Documento
-
Formação de educadores sexuais no curso de Ciências Biológicas da UEM : a concepção dos graduandos sobre a atuação do professor de ciências e biologia na educação sexual Documento
-
Geometria Euclidiana e geometria Hiperbólica em um ambiente de geometria dinâmica : o que pensam e o que sabem os professores Documento
-
Geometria na educação infantil : da manipulação empirista ao concreto piagetiano Documento
-
Geometrias na segunda fase do Ensino Fundamental: um estudo apoiado na Epistemoloiga Genética Documento
-
Geometrias no Início da Segunda Fase do Ensino Fundamental: Um estudo apoiado na Epistemologia Genética Documento
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO METODOLÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
HIV/Aids: O Discurso dos Alunos do Ensino Médio e da Graduação em Ciências Biológicas Documento
-
HORIZONTES COMPREENSIVOS DA CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE QUÍMICA NO ESPAÇO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Documento
-
Hipóteses sobre a combustão entre os alunos do ensino médio: a epistemologia de Gaston Bachelard Documento
-
História da Matemática em Livro Didáticos do Ensino Médio - um olhar a partir do manual do professor Documento
-
INVESTIGAÇÃO CONCEITUAL DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO EM METAIS UTILIZANDO A TEORIA DA AÇÃO MEDIADA Documento
-
Imagens e argumentos ecológicos nos livros didático: que educação ambiental é construída? Documento
-
Inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: A ligação entre Teorias Clássicas e Modernas sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa Documento
-
Institucionalização (sistemática) das representações sociais sobre a “deficiência” e a surdez: relações com o ensino de ciências/matemática Documento
-
Interação entre formadores de professores que ensinam Matemática em em um ambiente virtual de aprendizagem Documento
-
Interações discursivas e elaboração de conteúdos científicos no ensino médio Documento
-
Investigação acerca do Ensino de Geometria Analítica numa abordagem baseada em vídeos Documento
-
Investigações a respeito das habilidades matemáticas de licenciandos em Pedagogia na modalidade a Distância Documento
-
LABORATÓRIO DE ACESSO REMOTO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA INCLUSÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Laboratório de Oficinas Temáticas como espaço de formação e desenvolvimento de atividades promotoras de Pensamento Crítico no ensino de Ciências Documento
-
Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências Documento
-
Linguagem Algébrica: uma proposta de ensino com o uso de jogos digitais. Documento
-
Literatura e Ensino de Biologia: Eugenia na obra ?O Presidente Negro?, de Monteiro Lobato Documento
-
Material de apoio aos professores de Química: saberes necessários para um ensino inclusivo com estudantes com deficiência visual Documento
-
Memória escolar de travestis: a formação dos sujeitos nos discursos da Ciência Documento
-
Memórias escolares de travestis: a formação dos sujeitos nos dicrusos da Ciência Documento
-
Mudanças históricas e epistemológicas na taxonomia e suas repercussões atuais no ensino de ciências e biologia Documento
-
Novas perspectivas para o experimento da vela por meio de uma abordagem histórica Documento
-
Noções de cosmologia no ensino médio : o paradigma criacionista do Big Bang e a inibição de teorias rivais Documento
-
O Conceito de gene em discursos de professores-pesquisadores Documento
-
O DIÁLOGO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SABER POPULAR SOBRE PEIXES POR PESCADORES E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ Documento
-
O DOCUMENTÁRIO E A FOTOGRAFIA: POSSIBILIDADES, LIMITES E CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E ARTE Documento
-
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A IDENTIFICAÇÃO DE OBSTÁCULOS NO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
O Mecanismo de Antikythera: possibilidades para o Ensino e a Divulgação da Astronomia Documento
-
O Modelo Atômico dos Químicos Ocultos Sob a Ótica de Karl Popper, Thomas Kuhn e Paul Feyerabend Documento
-
O Modelo Atômico dos Químicos Ocultos sob a Ótica de Karl Popper, Thomas Kuhn e Paul Feyerand Documento
-
O Museu Dinâmico da Universidade Estadual de Maringá : contribuições para a formação inicial em Física Documento
-
O PRINCÍPIO DE INÉRCIA SOB ASPECTOS HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS – UMA POSSIBILIDADE CONTRIBUTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
O PROCESSO ?COLETIVO? DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ E A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO ? EUCLIDIANAS Documento
-
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID-BIOLOGIA: O QUE PENSAM OS BOLSISTAS? Documento
-
O PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Análise da compreensão de futuros professores Documento
-
O aquecimento global entre jornalistas e cientistas : análise retórica do jornalismo científico Documento
-
O campo científico da Educação Química pelos professores universitários do estado do Paraná à luz das ideias de Bourdieu Documento
-
O conceito de vida : um diálogo com professores pesquisadores das ciências biológicas Documento
-
O conceito e o uso de analogias como recurso didático por licenciandos de Biologia Documento
-
O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de física : uma análise numa perspectiva inter e transdisciplinar Documento
-
O conteúdo de gravitação nos livros didáticos de física: uma análise numa perspectiva inter e transdiciplinar Documento
-
O curso de Licenciatura em Física a Distância na Universidade Estadual de Maringá : trilhando um caminho para as melhorias a partir do discurso dos alunos, tutores e professores Documento
-
O desenvolvimento histórico do conceito de energia : seus obstáculos epistemológicos e suas influências para o ensino de física Documento
-
O discurso dos professores de Física de Maringá e região sobre a abordagem do Momento Angular e do Torque no Ensino Médio Documento
-
O discurso dos professores de Maringá e região sobre a abordagem do Momento Angular e do Torque no Ensino Médio Documento
-
O discurso sobre a Cosmologia contemporânea nas diferentes falas da academia Documento
-
O diário da prática pedagógica, a discussão em grupo e o processo reflexivo no contexto do estágio supervisionado em biologia Documento
-
O ensino da Geometria no ambiente Cinderella Documento
-
O ensino da computação para as meninas : uma trajetória de silêncios e transgressões Documento
-
O ensino de astronomia no ensino fundamental : percepção e saberes docentes para a formação de professores Documento
-
O ensino e a aprendizagem do conceito de número na perspectiva piagetiana : uma análise da concepção de professores da educação infantil Documento
-
O ensino e a aprendizgem da noção de número na perspectiva piagetiana: uma análise da concepção de professores da Educação Infantil Documento
-
O formador e a licenciatura em Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Documento
-
O potencial de uma oficina temática de Química para a promoção das capacidades de pensamento crítico Documento
-
O que pensam alunos de 9ª Série do Ensino Fundamental sobre Ciência e Cientista nos Desenhos de Jimmy Nêutron Documento
-
O que pensam alunos de 9ª série do Ensino Fundamental sobre Ciência e Cientistas nos Desenhos de Jimmy Neutron Documento
-
O tutor e a formação inicial, em um curso na modalidade à distância, de professores que lecionam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
O uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino com o tema água : redimensionando a prática docente Documento
-
OS DISCURSOS BIOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO PARA OS GÊNEROS – AS SEXUALIDADES – E AS DIFERENÇAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS Documento
-
OS SABERES ESPECIALIZADOS DOS PROFESSORES FORMADORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Documento
-
Obstáculos epistemológicos : implicações na aprendizagem do conceito de átomo Documento
-
Ondas eletromagnéticas: possibilidade da aplicação no Ensino Médio a partir das relações CTS Documento
-
Orientações Epistemológicas de Professores de Ciências em Formação Inicial: uma análise sobre a concepção de Ciência, de Ensino de Ciências e suas inter-relações Documento
-
Os insetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de livros didáticos Documento
-
Os números do "cotidiano"e os números da "escola" na alfabetização matemática: as mútuas implicações Documento
-
Os saberes docentes de um professor formador em um curso de pedagogia : articulação entre linguagem matemática, geometria e língua materna Documento
-
P Programa PDE Paranaense e sua Influência sobre as ´Práticas de Professores de Química Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTRUTIVISTAS EM ENSINO DE FÍSICA: CRITÉRIOS DE ANÁLISE Documento
-
Politicas Educacionasi e Escolas Rurais do Paraná 1930-2005 Documento
-
Políticas Educacionais e Escolas Rurais no Paraná - 1930-2005 Documento
-
Portal dia-a-dia educação : possibilidades e desafios para o ensino de ciências Documento
-
Potenciais Didáticos Pedagógicos do Filme de Ficção Científica Jurassic World: uma análise fílmica diferenciada Documento
-
Potencialidades de uma unidade temática acerca dos plásticos para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em estudantes do Ensino Médio Documento
-
Professor, aluno e livro didático em aulas de ciências : análise retórica dos argumentos didáticos Documento
-
Professores de matemática e os saberes mobilizados em sala de aula : um estudo de caso. Documento
-
Projeto de modelagem matemática e teoremas em ação : uma investigação sobre os conceitos de área e perímetro Documento
-
Projetos de Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores Documento
-
Prova Brasil: alguns fatores determinantes da qualidade de Ensino de Matemática das escolas públicas do município de Maringá - PR Documento
-
Prática reflexiva na formação inicial de professores : intervenções no PIBID/Química por meio da autoscopia Documento
-
REMY FREIRE E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PARANÁ Documento
-
Re(a)presentações em discurso : significações docentes sobre a matemática escolar Documento
-
Redes de educação ambiental : caracterização e desenvolvimento do pólo Maringá Documento
-
Representação Soical dos autores de livros didáticos de Física sobre o conceito calor Documento
-
Representações Sociais no Ensino de Ciências por professores da Educação Básica Documento
-
Representações sociais sobre o fenômeno das estações do ano de alunos concluintes do ensino fundamental Documento
-
Resolução de problemas : ações pedagógicas de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental Documento
-
Saberes Docentes do Ensino Superior: desvelando saberes analisando o contexto. Documento
-
Saberes docentes do ensino superior : desvelando saberes Documento
-
Ser professor(a) de Ciências e Biologia : representações sociais na formação inicial Documento
-
Simetria de translação: identificando possíveis aprendizagens de alunos dos 8º e 9º anos ao utilizar softwares e tarefas Documento
-
Simetria no plano: um estudo com alunos de 5º ano, utilizando o software GeoGebra e o SimiS Documento
-
TAREFAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM ALUNOS ALEMÃES E BRASILEIROS. Documento
-
TEATRO E ASTRONOMIA: UMA POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR. Documento
-
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA REFLEXIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Documento
-
TIC: UMA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Documento
-
Temas controversos socioambientais no contexto da formação continuada Documento
-
Trabalho com Projetos de Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores Documento
-
Tutor! Quem sou Eu se não o que os Outros apresentam a mim? Investigações das Representações Sociais do Tutor referente o Ensino de Geometria no curso Normal Superior de Educação a Distância. Documento
-
UM PROCESSO DE PESQUISA EM COLABORAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA A RESPEITO DOS ERROS DE SEUS ALUNOS Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o cálculo mental em questão Documento
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA " CONSTRUÇÃO DO PLANO DE POINCARÉ" COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA Documento
-
Um Estudo Teórico Sobre as Estruturas Aditivas e Multiplicativas de Números Racionais em sua Representação Fracionária Documento
-
Um ensino de equação com 1º grau com uma incógnita via resolução de problemas Documento
-
Um estudo histórico do curso de matemática da Universidade Estadual de Maringá : a criação e os primeiros anos Documento
-
Um estudo sobre a formulação de hipóteses na Modelagem Matemática na Educação Matemática à luz dos pressupostos de Poincaré Documento
-
Um exemplo de transposição didática : o caso das matrizes Documento
-
Um olhar Freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo Documento
-
Uma Proposta De Avaliação De Aprendizagem Em Atividades De Modelagem Matemática Na Sala De Aula Documento
-
Uma análise histórica da Indução Eletromagnética de Michael Faraday: os equívocos presentes em sites da web e vídeos do Youtube Documento
-
Uma proposta de educação para o campo : Casa Familiar Rural Padre Haruo Sasaki Documento
-
Uma proposta didática a partir de imagens de um instrumento matemático presentes no tratado Mathesis Biceps: Vetus et Nova (1670) Documento
-
Uma revolução científica na matemática : do paradigma pitagórico ao paradigma euclidiano Documento
-
Uso do software Cinderella no Ensino de Geometria Documento
-
Utilização e avaliação de software educacional para o ensino de "Equilíbrio Químico" Documento
-
Utilização e avaliação de softwares no ensino de gases ideais : uma proposta de unidade didática para o ensino médio Documento
-
Visualização em geometria : um estudo com ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em matemática Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade