cour_1263c622-ae00-46c3-8432-7f230b931f29
- Visão geral
- Publicações
- Ver todos
Visão geral
Publicações
publicações
- "Maldita química! mal consigo prever seus movimentos": as associações que movimentam a química no canal do YouTube Manual do Mundo Documento
- . A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar Documento
- A APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA EM REDES SOCIAIS Documento
- A CONSTRUÇÃO DE UMA NATUREZA EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA UNIVERSITÁRRIO Documento
- A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO A PARTIR DA MATRIZ DO SABER Documento
- A Influência da Educação Matemática na Formação do Administrador Documento
- A Interdisciplinaridade na contextualização do conceito de transformação química em um curso de Ciências Biológicas Documento
- A Matemática que se sente na pele: um estudo do pensamento matemático de alunos surdocegos Documento
- A QUÍMICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM OLHAR A PARTIR DOS CRITÉRIOS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES Documento
- A analogia entre a seleção artificial e a seleção natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. Documento
- A autonomia do aprendiz de ciências sob as perspectivas da relação com o saber e das configurações de aprendizagem Documento
- A caracterização do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar: uma análise na perspectiva foucaultiana Documento
- A dinâmica das controvérsias na transformação de um projeto pedagógico de curso : um estudo à luz da teoria ator rede Documento
- A divulgação científica decolonial no Ensino de Química pela perspectiva da midi-ação científica pela rede social Instagram Documento
- A formação da identidade docente no contexto do PIBID : um estudo à luz das relações com o saber Documento
- A matemática em atividades de modelagem matemática : uma perspectiva wittgensteiniana Documento
- A percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o ensino da natureza da ciência nas salas de aula da educação básica Documento
- A terapia de Wittgenstein e o conceito de função : uma investigação com modelagem matemática Documento
- AULAS DE MATEMÁTICA: narrativas de uma professora em transição. Documento
- AUTENTICIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
- Abordagem Freireana na Espiral Construtivista: Uma escola para além de seus muros Documento
- Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática Documento
- Alfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médio. Documento
- Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino Documento
- Aprender geometria em práticas de modelagem matemática : uma compreensão fenomenológica Documento
- Aprendizagem Significativa Da Linguagem Física Em Um Curso De Introdução À Mecânica Clássica No Ensino Superior Documento
- Aprendizagem Significativa em atividades de Modelagem Matemática Documento
- Aprendizagem consciente : o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica. Documento
- As funções dos signos em atividades de Modelagem Matemática Documento
- As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica Documento
- Aulas de ciências no ensino fundamental : considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta inspirada pela teoria ator-rede Documento
- Autonomia performativa em um cenário escolar: relatos de si e subjetividades. Documento
- Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. Documento
- AÇÕES DOCENTES COM CARACTERÍSTICAS AVALIATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO Documento
- AÇÕES DOCENTES REMOTAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Documento
- Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores Documento
- Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital Documento
- CARACTERIZAÇÃO DO INTERESSE PELA DOCÊNCIA EM ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID NOS CURSOS DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
- Caracterização da Construção de Significado em Atividades de Modelagem Matemática à luz das Dimensões Semiótica e Didática Documento
- Cinema e filosofia na escola : emergindo heterotopias Documento
- Concepções de professores de física de ensino médio sobre problema e problematização Documento
- Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
- Conhecimentos Profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de Ensino Exploratório de Matemática Documento
- Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática. Documento
- Controvérsias, actantes e atuações : um estudo do processo de transição para a flexibilização curricular Documento
- Cordas de Areca na Formação de Professores que Ensinam Matemática no Timor Leste Documento
- Críticas e Clínicas das Culturas: Educação, pensamento contemporâneo e o sintoma Escola sem Partido Documento
- Delineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemática Documento
- Derivas da ecogovernamentalidade : a construção de territórios existenciais por meio das tecnologias de si Documento
- Dimensões relacionais da docência proporcionadas a estudantes da Licenciatura em Química da UEL Documento
- Diálogos de Ensino e Aprendizagem e Ações Docentes: Inter-relações em Aulas de Ciências com Atividades Experimentais Documento
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Documento
- Educação Química no Antropoceno Documento
- Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes Documento
- Educação química pelo olhar latouriano Documento
- Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do Software GeoGebra. Documento
- Ensino de Matemática em Cursos Superiores de Ciências Contábeis Documento
- Ensino de biologia e educação ambiental : uma leitura peirceana das formas de relação dos animais humanos com os não humanos Documento
- Ensino e aprendizagem de função do primeiro grau por meio do modelo da equivalência de estímulos Documento
- Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística Documento
- Estratégia de ensino multirepresentacional aplicada para o desenvolvimento do conceito de Medição Documento
- Existências positHIVas : um blog como (não)lugar e modos outros de [r(e)]existir com HIV Documento
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS BUSCANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
- FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DO CORPO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
- Formação de professores de matemática em comunidades de prática : um estudo sobre identidades Documento
- Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas Documento
- Formação inicial e perfil docente : um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula Documento
- Gamificação e interpretação ambiental : uma experiência em trilha ecológica Documento
- Gestos como Recurso Semiótico para Identificação dos Significados Construído numa Atividade Experimental de Química Documento
- Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Documento
- Identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado Documento
- Identidade profissional de professores que ensinam matemática : indicativos de pesquisas, elementos e ações para elaboração de uma proposta investigativa Documento
- Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais no processo de ensino e aprendizagem de química Documento
- Indicações circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem de conceitos na experimentação animal Documento
- Interações discursivas e aprendizagem em Modelagem Matemática Documento
- Introdução à álgebra linear em um curso de licenciatura em química : o desenvolvimento do pensamento matemático avançado por meio de uma experiência de ensino Documento
- Jornadas pelos Três Mundos da Matemática sob perspectiva do Programa Etnomatemática na Licenciatura Intercultural Indígena. Documento
- Leitura semiológica de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química Documento
- Mapeamento da percepção do sistema metacognitivo na aprendizagem em física : um estudo dos relatos de estudantes do ensino médio Documento
- Mediação docente para a aprendizagem no ensino de zoologia Documento
- Metacognição em atividades de modelagem matemática Documento
- Modelagem Matemática e Construção Epistemológica de Modelos Científicos: Uma Abordagem para o Ensino de Física. Documento
- Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes Contextos educacionais Documento
- Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos Documento
- Movimento de constituição da Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência. Documento
- Níveis Interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em ciências biológicas acerca das Estações do Ano por meio da utilização da estratégia de Diversidade Representacional: uma Leitura Peirceana para a sala de aula Documento
- O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática Documento
- O Antropoceno e a urgência de pensar possibilidades não-modernas para a análise de questões ambientais: a controvérsia da solução para a poluição dos oceanos por plásticos Documento
- O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
- O DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DE TRAJETÓRIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Documento
- O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente Documento
- O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa : caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática Documento
- O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de matemática Documento
- O QUE DIZEM OS PROFESSORES FORMADORES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFG. Documento
- O SENTIDO ATRIBUÍDO A ATIVIDADE DE ESTUDO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA Documento
- O WHATSAPP COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Documento
- O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente Documento
- O contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia : aprendizagens profissionais de futuros professores de matemática Documento
- O novo princípio de Euler e a emergência da Segunda Lei de Newton na forma F=ma Documento
- O trabalho docente como tradição pedagógica Documento
- O uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática Documento
- Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases Documento
- Os Focos do Ensino de Ciências: um instrumento para analisar o Ensino de Ciências Documento
- Os Processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de Ciências e Biologia Documento
- Os conceitos de perímetro e área em um curso de pedagogia e a mobilização de conhecimentos profissionais Documento
- Os modos de ser PIBID Documento
- Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemas. Documento
- PERSPECTIVA SEMIÓTICA SOBRE O USO DE IMAGENS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Documento
- PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FÍSICA REMOTO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS. Documento
- PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO CAMPO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSAS(OS) DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LEDUC/UFGD Documento
- Pensamento Matemático e computacional: uma teorização Documento
- Perspectiva do ensino exploratório : promovendo aprendizagens de professores de matemática em um contexto de comunidade de prática Documento
- Poesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula : um estudo de caso com licenciandos em química Documento
- Produção de múltiplas representações semióticas para apropriação de conteúdos de biologia celular no ensino médio Documento
- Produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA: um olhar para os conceitos e Práticas Científicas Documento
- Projeto Genoma Humano : aspectos epistemológicos e pragmáticos no discurso acadêmico Documento
- Proposta didático-pedagógica para a Formação Docente em Matemática: investigações de noções conceituais de Cálculo Diferencial e Integral com adoção do Vê Epistemológico de Gowin Documento
- Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. Documento
- Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática Documento
- Práticas de uma Comunidade de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística Documento
- RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO ? UMA PROPOSTA HCTS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
- REFLEXÕES ACERCA DAS DIMENSÕES DA CIÊNCIA DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DISCUSSÕES DA TEMÁTICA VACINA Documento
- Reestruturação do modelo de Redescrição Representacional para a categorização de níveis de explicitação de conhecimentos construídos por estudantes em aprendizagem de composição vetorial de forças Documento
- Relações entre teoremas-em-ação e obstáculos epistemológicos do conceito de infinito Documento
- SABERES DOCENTES: GÊNERO, NATUREZA DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Documento
- Semmelweis e a febre puerperal : uma análise na perspectiva da teoria do ator-rede Documento
- Sentidos atribuídos por estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática para as relações que desenvolveram com a Matemática ao longo de suas vidas Documento
- Sequência pedagógica para formação de professores de Ciências e Biologia. Documento
- TALL E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Documento
- TEORIAS COM ABORDAGENS SEMIÓTICAS: A IDEIA DE CONTIGUIDADE E POSSÍVEL DIÁLOGO INTERTEÓRICO EM UMA SITUAÇÃO DA EARLY ALGEBRA Documento
- Tecendo redes na formação inicial docente em química : por uma identificação fe(i)tichizada Documento
- Teoria APOE e Teoria Antropológica do Didático: um olhar para o ensino de Álgebra Linear na formação inicial de professores de matemática. Documento
- Trajetórias de Aprendizagem de Professoras que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática Documento
- UM ESTUDO DAS AÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO PLANEJAR E EXECUTAR AULAS EXPERIMENTAIS Documento
- UM MÉTODO PARA A ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Documento
- UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES ACERCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EQUITATIVA EM GÊNERO Documento
- Um ensino para chamar de seu: uma questão de estilo Documento
- Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º ciclo em Portugal Documento
- Um estudo a respeito das reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas Documento
- Um estudo das ações de professores de Matemática em sala de aula. Documento
- Um estudo das ações planejadas e executadas por licenciandos em Química no estágio supervisionado Documento
- Um estudo sobre as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física nas atividades do Estágio Supervisionado. Documento
- Um estudo sobre as ações docentes de professores e monitores em um ambiente integrado de primeiro ciclo em Portugal Documento
- Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de licenciatura em química Documento
- Um estudo sobre o Movimento de Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática Experientes Documento
- Um instrumento para análise qualitativa do discurso dos docentes a respeito da avaliação Documento
- Um modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID Documento
- Um olhar para a Agroecologia e a Educação Ambiental no Ensino de Ciências na Escola Itinerante do MST. Documento
- Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação Documento
- Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos Documento
- Um olhar realístico para tarefas de probabilidade e estatística de uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental. Documento
- Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR. Documento
- Um olhar sobre o fazer Modelagem Matemática à luz da filosofia de Wittgenstein Documento
- Uma Abordagem Histórico-Epistemológica para a Aprendizagem Potencialmente Significativa de Termodinâmica Química no Ensino Superior Documento
- Uma Abordagem dos Números Inteiros Relativos na 8ª classe: indicadores para uma proposta de formação de professores. Documento
- Uma interpretação semiótica de atividades de Modelagem Matemática: implicações para a atribuição de significado. Documento
- Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina. Documento
- Uma proposta de Unidade Didática para o Ensino da Física de Plasmas na Formação Inicial de Professores. Documento
- Uma proposta para a análise das relações docentes em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva Documento
- Utilização da prova em fases como recurso para a regulação da aprendizagem em aulas de cálculo Documento
- Van Hiele, educação matemática realística e GEPEMA : algumas aproximações Documento
- significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação Documento