Science Teaching and Mathematics Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"(Re)sigmificações da sexualidade: olhando um vídeo caseiro no YouTube" Documento
-
"O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: SUBSÍDIOS PARA COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO" Documento
-
"Oh! Eu sou químico!" : um olhar latouriano de performance em um laboratório de química do ensino médio Documento
-
"'Deixa eu ver' : duas crianças cegas e as relações estabelecidas no cotidiano escolar das aulas de ciências" Documento
-
"Maldita química! mal consigo prever seus movimentos": as associações que movimentam a química no canal do YouTube Manual do Mundo Documento
-
"Que baguio é esse?": a negociação das identidades nas aulas de ciências Documento
-
"Quenem Químico": a apropriação dos enunciados científicos nas aulas de química Documento
-
. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar Documento
-
?COM GRANDES PODERES VÊM GRANDES RESPONSABILIDADES?: UMA ANÁLISE CULTURAL DAS FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DO HOMEM-ARANHA Documento
-
?Estudo sobre a prática científica de um grupo de pesquisa em educação matemática? Documento
-
?Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente.? Documento
-
A "tensão essencial" na formação do professor de física : entre o pensamento convergente e o pensamento divergente Documento
-
A APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA EM REDES SOCIAIS Documento
-
A ASTRONOMIA PRESENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA. Documento
-
A Aprendizagem Significativa em Atividades de Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino. Documento
-
A Aprendizagem para a Pesquisa em um grupo PIBID/Química. Documento
-
A Arregimentação de Aliados e a Produção de Químicos Documento
-
A Arte de Viver e Fazer Ciência Documento
-
A COMPREENSÃO DE DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA SOBRE O MODO COMO SEUS ALUNOS APRENDEM. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE UMA NATUREZA EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA UNIVERSITÁRRIO Documento
-
A Compreensão em Atividades de Modelagem: Uma Análise à Luz dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento
-
A Educação Ambiental nos cursos de formação inicial de professores: investigações à luz de um novo instrumento de análise. Documento
-
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO A PARTIR DA MATRIZ DO SABER Documento
-
A Física de Partículas Elementares nos cursos de Licenciatura em Física Documento
-
A Implementação ou Não de Atividades Experimentais em Biologia no Ensino Médio: As Relações com o Saber Profissional Baseadas numa Leitura de Charlot Documento
-
A Influência da Educação Matemática na Formação do Administrador Documento
-
A Interdisciplinaridade na contextualização do conceito de transformação química em um curso de Ciências Biológicas Documento
-
A LUDICIDADE PARA O ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: Documento
-
A Matemática que se sente na pele: um estudo do pensamento matemático de alunos surdocegos Documento
-
A Natureza da Ciência no Ensino de Ciências conforme artigos publicados em periódicos nacionais e o seu ensino por meio de narrativas históricas Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
A Produção Escrita de Alunos do Ensino Fundamental em Questões de Matemática do PISA Documento
-
A Produção Escrita em Matemática: uma análise interpretativa da questão discursiva de Matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e à 3ª Série do Ensino Médio da AVA/2002 Documento
-
A QUÍMICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E O LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM OLHAR A PARTIR DOS CRITÉRIOS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES Documento
-
A RELAÇÃO COM O SABER PROFISSIONAL E O EMPREGO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA LEITURA BASEADA EM BERNARD CHARLOT. Documento
-
A analogia entre a seleção artificial e a seleção natural de Darwin nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2015. Documento
-
A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental : instigando o pensamento reflexivo de estudantes no ensino fundamental Documento
-
A arte de fazer e viver ciência Documento
-
A atividade experimental no ensino de química : uma relação com o saber profissional do professor da escola média Documento
-
A autonomia do aprendiz de ciências sob as perspectivas da relação com o saber e das configurações de aprendizagem Documento
-
A caracterização da interpretação ambiental pelo conteúdo das mensagens : análise da atividade de um guia do Parque Estadual Mata dos Godoy : (Londrina/PR) Documento
-
A caracterização do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar: uma análise na perspectiva foucaultiana Documento
-
A construção de uma Tabela Periódica Interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento Documento
-
A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de biologia Documento
-
A derivada de uma função em atividades de modelagem matemática : uma análise semiótica Documento
-
A didática das ciências na formação inicial docente : elaboração de conhecimentos sobre o ensino de ciências Documento
-
A dinâmica das controvérsias na transformação de um projeto pedagógico de curso : um estudo à luz da teoria ator rede Documento
-
A divulgação científica decolonial no Ensino de Química pela perspectiva da midi-ação científica pela rede social Instagram Documento
-
A educação ambiental diante da questão pós-moderna : uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências Documento
-
A educação sexual na escola e as tendências da prática pedagógica dos professores Documento
-
A formação da identidade docente no contexto do PIBID : um estudo à luz das relações com o saber Documento
-
A formação do professor de física no contexto do PIBID : os saberes e as relações Documento
-
A identificação e a construção da identidade docente na formação inicial de professores de Biologia Documento
-
A interdisciplinaridade e o trabalho com projetos: uma proposta pedagógica para o Ensino de Ciências e de Matemática na Escola Média. Documento
-
A ludicidade para o Ensino Médio na disciplina de Biologia: contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa Documento
-
A matemática em atividades de modelagem matemática : uma perspectiva wittgensteiniana Documento
-
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA Documento
-
A percepção de pesquisadores brasileiros e portugueses sobre o ensino da natureza da ciência nas salas de aula da educação básica Documento
-
A permanência na carreira do professor de ciências : uma leitura baseada em Charlot Documento
-
A presença de elementos da pós-modernidade na execução do Projeto Pedagógico de uma instituição escolar à luz da Pedagogia por Projetos. Documento
-
A rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio Documento
-
A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em biologia Documento
-
A relação com o saber e o estágio supervisionado em matemática Documento
-
A terapia de Wittgenstein e o conceito de função : uma investigação com modelagem matemática Documento
-
A utilização da prova-escrita-com-cola como um recurso à aprendizagem Documento
-
A visão do professor de ciências sobre as estações do ano Documento
-
AS DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA EM QUESTÕES DO PISA QUE ABORDAM CONTEÚDOS QUÍMICOS Documento
-
AULAS DE MATEMÁTICA: narrativas de uma professora em transição. Documento
-
AUTENTICIDADE EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Documento
-
Abordagem Freireana na Espiral Construtivista: Uma escola para além de seus muros Documento
-
Abordagem Histórico-Filosófica na Educação Matemática: apresentação de uma proposta pedagógica Documento
-
Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática Documento
-
Alfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médio. Documento
-
Análise Interpretativa de Questões Não-Rotineiras de Matemática Documento
-
Análise crítica de tarefas matemáticas : um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Documento
-
Análise da historiografia de Galileu e o movimento da queda dos corpos nos livros de Física do Ensino Médio Documento
-
Análise da produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricas. Documento
-
Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática [http://www.uel.br/grupo-estudo/gepema/Disserta%E7%F5es/2009%20-%20FERREIRA,%20P.E.A.pdf] Documento
-
Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática Documento
-
Análise da produção escrita em matemática : de estratégia de avaliação a estratégia de ensino Documento
-
Análise das Crenças de Eficácia de Professores de Física do Ensino Médio Documento
-
Análise das Interações Discursivas para a Elaboração de Conceitos de Divisão Celular Documento
-
Análise de um Modelo de Formação Continuada de Professores de Ciencias e matemática no Contexto da Escola em que Atuam Documento
-
Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração. Documento
-
Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais. Documento
-
Aprender geometria em práticas de modelagem matemática : uma compreensão fenomenológica Documento
-
Aprendizagem Significativa Conceitual, Procedimental e Atitudinal na Educação Alimentar e Nutricional, no Ensino Fundamental, por meio de Multiplicidade Representacional. Documento
-
Aprendizagem Significativa Da Linguagem Física Em Um Curso De Introdução À Mecânica Clássica No Ensino Superior Documento
-
Aprendizagem Significativa em atividades de Modelagem Matemática Documento
-
Aprendizagem consciente : o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica. Documento
-
Aprendizagem da docência no PIBID-Biologia : uma caracterização por meio dos focos da aprendizagem docente Documento
-
Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais na Educação Ambiental Documento
-
Aprendizagens no Empreendimento Estudo do Raciocínio Proporcional Documento
-
Apropriação de Conceitos de Termoquímica Apoiada em Relações Sintagmáticas, Paradigmáticas e Paráfrases. Documento
-
Aproximações entre o Arco de Maguerez e as Atividades de Educação Ambiental na Escola: Limites e Possibilidades Documento
-
As Atividades sobre Sexualidade Aplicadas Transversalmente nas Aulas de Ciências: Limites e Possibilidades Documento
-
As Dificuldades Pedagógicas dos Professores de Matemática no seu Desenvolvimento Profissional: subsídios para a disciplina de Prática de Ensino Documento
-
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por formulação de perguntas e o Modelo Didático de formulação de perguntas: implicações para o desenvolvimento profissional docente Documento
-
As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática : categorizações e possíveis conexões Documento
-
As concepções prévias de alunos sobre microorganismos: implicações para o ensino e aprendizagem das ciências Documento
-
As dificuldades da Contextualiação pela História da Ciência no Ensino de Biologia: o Episódio da Dupla-Hélice do DNA Documento
-
As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA Documento
-
As funções dos signos em atividades de Modelagem Matemática Documento
-
As interações discursivas nas aulas de Ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento Documento
-
As interações discursivas nas aulas de ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento biológico. Documento
-
As interações em sala de aula : uma nova perspectiva a partir dos focos da aprendizagem científica Documento
-
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências Documento
-
Aspectos da aprendizagem profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : área e perímetro Documento
-
Aspectos do Pensamento Algébrico Manifestados por Estudantes do 6º Ano em um Experimento de Ensino Documento
-
Atividades sob a perspectiva CTS na formação inicial de professores de química : implicações para o desenvolvimento profissional docente Documento
-
Aulas de ciências no ensino fundamental : considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra proposta inspirada pela teoria ator-rede Documento
-
Autonomia performativa em um cenário escolar: relatos de si e subjetividades. Documento
-
Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática Documento
-
Axiologia relacional pedagógica e a formação inicial de professores de biologia. Documento
-
AÇÕES DOCENTES COM CARACTERÍSTICAS AVALIATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO Documento
-
AÇÕES DOCENTES REMOTAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Documento
-
Ações docentes e discentes em aulas de matemática no ensino fundamental : uma abordagem a partir do campo da formação de professores Documento
-
Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital Documento
-
CARACTERIZAÇÃO DO INTERESSE PELA DOCÊNCIA EM ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID NOS CURSOS DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
CARACTERIZAÇÕES DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM TAREFAS REALIZADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I Documento
-
CARTOGRAFIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PÓS-GRADUAÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS (2003-2007): com ênfase na pesquisa das áreas de Educação e de Ensino de Ciências sobre formação de professores Documento
-
CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA ENVOLVENDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
Caracterização da Construção de Significado em Atividades de Modelagem Matemática à luz das Dimensões Semiótica e Didática Documento
-
Categorias para a Seleção de Experimentos de Química no Ensino Médio: Um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciandos em formação Documento
-
Categorias para a seleção de experimentos de química no ensino médio : um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciados em formação Documento
-
Cinema e filosofia na escola : emergindo heterotopias Documento
-
Como estudantes do ensino médio lidam com representações semióticas de funções. Documento
-
Como professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita Documento
-
Competências dos alunos em atividades de Modelagem Matemática Documento
-
Compreensão de estudantes de um curso de matemática a respeito do conceito de indução finita Documento
-
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática Documento
-
Concepções de estudantes do Ensino Fundamental acerca da Investigação Científica e da Natureza da Ciência. Documento
-
Concepções de professores de física de ensino médio sobre problema e problematização Documento
-
Concepções e práticas de educação ambiental na formação de professores Documento
-
Concepções sobre a atividade científica a partir de histórias de ficção científica e questionários de alunos do ensino médio. Documento
-
Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Conhecimento Especializado do Professor de Matemática manifestado em escritas reflexivas provenientes da elaboração de Relatórios de Estágio de Observação. Documento
-
Conhecimento especializado do professor de Matemática mobilizado em uma disciplina de Prática de Ensino. Documento
-
Conhecimento matemático para o ensino mobilizado em um planejamento de aula na perspectiva da Resolução de Problemas Documento
-
Conhecimentos Profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de Ensino Exploratório de Matemática Documento
-
Conhecimentos e compreensões revelados por estudantes de licenciatura em matemática sobre sistemas de equações lineares Documento
-
Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática Documento
-
Conhecimentos mobilizados por estudantes do curso de matemática sobre o conceito de grupo Documento
-
Conhecimentos revelados por Estudantes de Licenciatura em Matemática sobre Sistemas Lineares Documento
-
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário Documento
-
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de Física em um Planetário. Documento
-
Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no Modelo Didático de Formulação de Pergunta. Documento
-
Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas Documento
-
Construções do significado de natureza no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Documento
-
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin Documento
-
Contribuições da História da Matemática para a Construção dos Saberes do Professor de Matemática. Documento
-
Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino da Evolução Biológica. Documento
-
Contribuições da Modelagem Matemática para o pensamento reflexivo: um estudo, Documento
-
Controvérsias científicas em evolução biológica : análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018 Documento
-
Controvérsias, actantes e atuações : um estudo do processo de transição para a flexibilização curricular Documento
-
Cordas de Areca na Formação de Professores que Ensinam Matemática no Timor Leste Documento
-
Corpos e bio-virtualidades : pedagogias do eu no vale dos homossexuais Documento
-
Correção de uma prova escrita de matemática : algumas considerações Documento
-
Críticas e Clínicas das Culturas: Educação, pensamento contemporâneo e o sintoma Escola sem Partido Documento
-
DEPENDÊNCIA E INDEPENDÊNCIA LINEAR: UM ESTUDO A RESPEITO DAS DIFICULDADES E CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS EM MATEMÁTICA Documento
-
Delineando uma pesquisa : legitimidades para a disciplina de cálculo na formação do professor de matemática Documento
-
Derivas da ecogovernamentalidade : a construção de territórios existenciais por meio das tecnologias de si Documento
-
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia "Plano de Telefonia" Documento
-
Desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática na exploração de um caso multimídia na perspectiva do Ensino Exploratório Documento
-
Devir da química e vertigens da diferença : série Breaking Bad Documento
-
Dificuldades Semióticas na Construção de Gráficos Cartesianos em Cinemática. Documento
-
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos Documento
-
Dificuldades de estudantes de licenciatura em matemática na compreensão de conceitos de grupo e/ou isomorfismo de grupos Documento
-
Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas Documento
-
Dimensões relacionais da docência proporcionadas a estudantes da Licenciatura em Química da UEL Documento
-
Diálogos de Ensino e Aprendizagem e Ações Docentes: Inter-relações em Aulas de Ciências com Atividades Experimentais Documento
-
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA Documento
-
EMPREENDIMENTOS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA BUSCA DE APRENDER E ENSINAR FRAÇÕES Documento
-
ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES DISCURSIVAS NÃO ROTINEIRAS DE MATEMÁTICA Documento
-
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem Documento
-
Educação Ambiental a respeito de Resíduos Sólidos sob a perspectiva da semiótica de Charles S. Peirce Documento
-
Educação Química no Antropoceno Documento
-
Educação Sexual e Valores para a Cidadania: as reflexões sobre a prática de uma professora de Ciências Documento
-
Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetes Documento
-
Educação química pelo olhar latouriano Documento
-
Eixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemas Documento
-
Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do Software GeoGebra. Documento
-
Ensino de Matemática em Cursos Superiores de Ciências Contábeis Documento
-
Ensino de biologia e educação ambiental : uma leitura peirceana das formas de relação dos animais humanos com os não humanos Documento
-
Ensino e aprendizagem de função do primeiro grau por meio do modelo da equivalência de estímulos Documento
-
Ensino por investigação e o desenvolvimento de competências e habilidades : a compreensão de professores da educação básica acerca do ensino de ciências Documento
-
Entre cientificidades e CUIAS: hibridizações no Ciclo Intercultural de Iniciação Científica dos Estudantes Indígenas da Universidade Estadual de Londrina Documento
-
Enunciados de itens de provas de matemática : um estudo na perspectiva da educação matemática realística Documento
-
Enunciados de tarefas de matemática : um estudo sob a perspectiva da educação matemática realística Documento
-
Escrita Reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de Matemática. Documento
-
Estratégia de ensino multirepresentacional aplicada para o desenvolvimento do conceito de Medição Documento
-
Estratégia de ensino para o aumento de acurácia das medidas experimentais no ensino médio Documento
-
Estudo da intervenção do professor formador nas ações dos licenciandos em Química. Documento
-
Estudo das reflexões sobre a ação de uma professora de ciências : um caso de formação continuada Documento
-
Estudo do Processo de Elaboração de uma Unidade Didática sobre Poluição Documento
-
Estudo dos registros de representação semiótica mediados por um objeto de aprendizagem Documento
-
Estudo dos saberes da ação pedagógica sob a perspectiva da matriz 3X3 Documento
-
Estudo exploratório do ensino por investigação : pesquisas no contexto da física do ensino médio Documento
-
Estudo sobre as reflexões dos licenciandos em química nas atividades de microensino : implicações para a formação inicial docente Documento
-
Estudos das reflexões sobre a ação de uma professora de Ciências: um caso de formação continuada Documento
-
Existências positHIVas : um blog como (não)lugar e modos outros de [r(e)]existir com HIV Documento
-
Expressões Faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS BUSCANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Documento
-
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DO CORPO DOS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
Feedback : recurso para aulas de matemática Documento
-
Formação Complementar: Análise de um curso de Atividades Práticas em Genética, Evolução e Biotecnologia Documento
-
Formação de professores de matemática em comunidades de prática : um estudo sobre identidades Documento
-
Formação de professores de química : publicação de duas décadas na revista Química Nova na Escola Documento
-
Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com o ensino de ciências. Documento
-
Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas Documento
-
Formação inicial de professores para uma interdisciplinaridade escolar Documento
-
Formação inicial e perfil docente : um estudo por meio da perspectiva de um instrumento de análise da ação do professor em sala de aula Documento
-
Formação inicial em química e aulas experimentais : um estudo a partir de um instrumento para a análise da ação docente Documento
-
Gamificação e interpretação ambiental : uma experiência em trilha ecológica Documento
-
Gestos como Recurso Semiótico para Identificação dos Significados Construído numa Atividade Experimental de Química Documento
-
GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE BIOLOGIA: UMA UNIDADE DIDÁTICA COMO POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE INCORPORAÇÃO DA TEMÁTICA NO CURRÍCULO Documento
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: VIRTUDES E DIFICULDADES DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO EPISÓDIO DA DUPLA HÉLICE DO DNA Documento
-
História da Ciência e Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Relatividade na Formação de Professores de Física. Documento
-
Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Documento
-
Identidade profissional de futuros professores de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado Documento
-
Identidade profissional de professores que ensinam matemática : indicativos de pesquisas, elementos e ações para elaboração de uma proposta investigativa Documento
-
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais no processo de ensino e aprendizagem de química Documento
-
Imagens no ensino de ciências: análise da taxonomia de imagens presentes no material didático "Caderno do Aluno" do estado de São Paulo Documento
-
Implicações do sistema blocado de Física na ação didática do professor de Física Documento
-
Indicações circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem de conceitos na experimentação animal Documento
-
Integração multimodal e coordenação de representações semióticas em atividades de função do 1° grau Documento
-
Interações discursivas nas aulas de Biologia do ensino médio : a elaboração dos conceitos de fototropismo e gravitropismo Documento
-
Introdução à álgebra linear em um curso de licenciatura em química : o desenvolvimento do pensamento matemático avançado por meio de uma experiência de ensino Documento
-
Invariantes operatórios e níveis de generalidade manifestados por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em tarefas não-rotineiras. Documento
-
Investigação da proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná : aspectos positivos e negativos Documento
-
Investigações sobre as interações discursivas na elaboração do conhecimento de densidade nas aulas de ciências. Documento
-
Investigações sobre as interações discursivas na elaboração do conhecimento sobre densidade Documento
-
Jornadas pelos Três Mundos da Matemática sob perspectiva do Programa Etnomatemática na Licenciatura Intercultural Indígena. Documento
-
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS:UMA COMPARAÇÃO Documento
-
Leitura semiológica de analogias pictóricas utilizadas no ensino de química Documento
-
Livros didáticos e modelagem matemática : uma caracterização da transposição didática do conteúdo de integral nestes ambientes Documento
-
MENDEL: PAI DA GENÉTICA OU UM MEMBRO DE UMA TRADIÇÃO CIENTÍFICA? Documento
-
Manifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental I Documento
-
Mapeamento da percepção do sistema metacognitivo na aprendizagem em física : um estudo dos relatos de estudantes do ensino médio Documento
-
Matematização : estudo de um processo Documento
-
Matematização e Modelagem Matemática : possíveis aproximações Documento
-
Matematização e ensino de física : uma discussão de noções docentes Documento
-
Mediação docente para a aprendizagem no ensino de zoologia Documento
-
Mendel: Pai da Genética ou membro de uma tradição de Pesquisa? Documento
-
Metacognição em atividades de modelagem matemática Documento
-
Metodologia da Problematização como Encaminhamento da Temática da Sexualidade na Escola: Implicações para Formação Inicial de Professores Documento
-
Metáforas para subsidiar o discurso dialógico e de autoridade no ensino de Ciências - UMA APLICAÇÃO NO TEMA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA Documento
-
Modelagem Matemática do Crescimento Populacional: um olhar à luz da socioepistemologia. Documento
-
Modelagem Matemática e Construção Epistemológica de Modelos Científicos: Uma Abordagem para o Ensino de Física. Documento
-
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação Documento
-
Modelagem Matemática e pensamento matemático: um estudo à luz dos três mundos da matemática Documento
-
Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes Contextos educacionais Documento
-
Modelagem Matemática: um Estudo das Interações Sociais neste Contexto Documento
-
Modelagem matemática : uma análise semiótica das experiências dos alunos Documento
-
Modelagem matemática X aprendizagem significativa : uma investigação usando mapas conceituais Documento
-
Modelagem matemática e semiótica : algumas relações Documento
-
Modelagem matemática, compreensão e linguagem : interlocuções fundamentadas na filosofia de Wittgenstein Documento
-
Modelos clássico e fuzzy na educação matemática : um olhar sobre o uso da linguagem Documento
-
Movimento de constituição da Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência. Documento
-
Mulheres invisíveis: uma proposta para a inserção da temática de gênero na formação inicial de Química Documento
-
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática Documento
-
Múltiplas Representações Aplicadas na Aprendizagem de Circuitos Elétricos Documento
-
Natureza da Ciência ou da Tecnociência? Concepções de alunos do ensino médio Documento
-
Níveis Interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em ciências biológicas acerca das Estações do Ano por meio da utilização da estratégia de Diversidade Representacional: uma Leitura Peirceana para a sala de aula Documento
-
O "realístico" em questões não-rotineiras de matemática Documento
-
O Antropoceno e a urgência de pensar possibilidades não-modernas para a análise de questões ambientais: a controvérsia da solução para a poluição dos oceanos por plásticos Documento
-
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Documento
-
O DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DE TRAJETÓRIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Documento
-
O ENSINO DA FÍSICA DO PLASMA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
O Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental em Escolas de Londrina Documento
-
O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente Documento
-
O PIBID e as relações com o saber, aprendizagem da docência e pesquisa : caracterização de uma intervenção na formação inicial de professores de matemática Documento
-
O PIBID e as relações de saber na formação inicial de professores de matemática Documento
-
O Professor como um Lugar: um modelo para regência de classe Documento
-
O QUE DIZEM OS PROFESSORES FORMADORES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS: O CASO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFG. Documento
-
O RACIOCÍNIO ABDUTIVO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Documento
-
O SENTIDO ATRIBUÍDO A ATIVIDADE DE ESTUDO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA Documento
-
O Trabalho Docente em Ciências como Tradição Pedagógica. Documento
-
O Uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
O WHATSAPP COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Documento
-
O YouTube como uma configuração para o ensino e a aprendizagem de ciências. Documento
-
O bacharelado em física no Brasil : uma discussão de noções de docentes a respeito da natureza da ciência Documento
-
O conhecimento pedagógico do conteúdo de uma licencianda em química : implicações para o desenvolvimento profissional docente Documento
-
O contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia : aprendizagens profissionais de futuros professores de matemática Documento
-
O ensino introdutório de matemática em cursos de administração: construção de uma proposta pedagógica. Documento
-
O episódio da construção do modelo de dupla hélice nos livros didáticos de biologia PNLD/2012.. Documento
-
O espetáculo teatral A ciência em peças, a oportunidade da aprendizagem científica dos licenciados em física e química e suas percepções sobre a formação docente Documento
-
O estágio curricular supervisionado e a decisão do licenciado em querer ser professor de matemática Documento
-
O estágio supervisionado na formação inicial do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UEL. Documento
-
O impacto que a Observação Astronoômica causa no sujeito. Documento
-
O novo princípio de Euler e a emergência da Segunda Lei de Newton na forma F=ma Documento
-
O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina Documento
-
O princípio de conservação da energia nos livros didáticos : uma análise de conteúdos Documento
-
O professor de ciências e o desenvolvimento profissional : subsídios para compreensão do conhecimento prático. Documento
-
O que a Produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de Matemática Documento
-
O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática Documento
-
O trabalho de campo em periódicos da área de ensino de ciências : categorização e tipologia Documento
-
O trabalho docente como tradição pedagógica Documento
-
O uso da história da ciência e do Vê de Gowin : uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fudamental Documento
-
O uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática Documento
-
Obstáculos Pedagógicos sobre Evolução Humana Documento
-
Oportunidade para aprender : uma prática da reinvenção guiada na prova de fases Documento
-
Os Focos do Ensino de Ciências: um instrumento para analisar o Ensino de Ciências Documento
-
Os Processos formativos dos estágios supervisionados na constituição de professores de Ciências e Biologia Documento
-
Os modos de ser PIBID Documento
-
Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemas. Documento
-
Os sentidos da observação astronômica : uma análise a partir da relação com o saber Documento
-
Os usos da linguagem em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Documento
-
PERCEPÇÕES E REFLEXÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO NO PROCESSO METACOGNITIVO DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA Documento
-
PERSPECTIVA SEMIÓTICA SOBRE O USO DE IMAGENS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Documento
-
PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FÍSICA REMOTO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS. Documento
-
PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DO CAMPO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSAS(OS) DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LEDUC/UFGD Documento
-
Pedagogizando por um mundo steampunk - uma análise cultural educacional por meio do filme: As loucas aventuras de James West Documento
-
Pensamento Matemático e computacional: uma teorização Documento
-
Pensamento matemático avançado em tarefas envolvendo transformações lineares Documento
-
Permanência e evasão no curso de licenciatura em química : um estudo à luz da matriz do estudante Documento
-
Perspectiva Semiótica sobre o uso de Imagens na Construção do Conceito de Biotecnologia no Ensino Médio. Documento
-
Perspectiva do ensino exploratório : promovendo aprendizagens de professores de matemática em um contexto de comunidade de prática Documento
-
Poesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula : um estudo de caso com licenciandos em química Documento
-
Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA : um olhar para dentro Documento
-
Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental Documento
-
Processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados em resoluções de questões do Enade Documento
-
Produção de múltiplas representações semióticas para apropriação de conteúdos de biologia celular no ensino médio Documento
-
Produção escrita de estudantes do Ensino Médio em questões de Ciências do PISA: um olhar para os conceitos e Práticas Científicas Documento
-
Projeto Genoma Humano : aspectos epistemológicos e pragmáticos no discurso acadêmico Documento
-
Projetos de Orientação Sexual: Seus limites e suas possibilidades Documento
-
Proposta didático-pedagógica para a Formação Docente em Matemática: investigações de noções conceituais de Cálculo Diferencial e Integral com adoção do Vê Epistemológico de Gowin Documento
-
Propostas de formação inicial de professores de matemática : um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no Estado do Paraná Documento
-
Prova em fases de matemática: uma experiência no 5o. ano do Ensino Fundamental Documento
-
Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. Documento
-
Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º. Ano do Ensino Fundamental Documento
-
Práticas científicas no ensino de ciências : características, compreensões e contextos das publicações Documento
-
Práticas de Monitoramento Cognitivo em Atividades de Modelagem Matemática Documento
-
Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática. Documento
-
Práticas de uma Comunidade de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística Documento
-
QUEM CALCULAVA? REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA RELAÇÃO MULHER MATEMÁTICA NA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA DE MALBA TAHAN. Documento
-
Questões não-rotineiras : a produção escrita de alunos da graduação em matemática Documento
-
RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO ? UMA PROPOSTA HCTS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
REFLEXÕES ACERCA DAS DIMENSÕES DA CIÊNCIA DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DISCUSSÕES DA TEMÁTICA VACINA Documento
-
REGISTROS ESCRITOS DE ALUNOS EM QUESTÕES NÃO- ROTINEIRAS DA ÁREA DE CONTEÚDO QUANTIDADE: um estudo Documento
-
Recursos Semióticos em atividades de modelagem matemática. Documento
-
Reestruturação do modelo de Redescrição Representacional para a categorização de níveis de explicitação de conhecimentos construídos por estudantes em aprendizagem de composição vetorial de forças Documento
-
Registros de representação semiótica e uso didático da história da matemática : um estudo sobre parábola Documento
-
Registros escritos de alunos paranaenses em questões não-rotineiras da área de conteúdo Quantidade: um estudo Documento
-
Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado Documento
-
Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à Mecânica Clássica. Documento
-
Relações entre teoremas-em-ação e obstáculos epistemológicos do conceito de infinito Documento
-
Representações Gráficas: investigando apreensões perceptivas e operatórias em alunos do curso de Licenciatura em Matemática Documento
-
Representações modernas de natureza nas histórias em quadrinhos do Papa-Capim Documento
-
Representações sociais de estudantes e de seus responsáveis sobre Educação Científica Informal. Documento
-
SABERES DOCENTES: GÊNERO, NATUREZA DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Documento
-
SITES DE REDES SOCIAIS COMO AMBIENTE INFORMAL DE APRENDIZAGEM CIENTÍFICA Documento
-
Saberes docentes e valores : uma investigação no ensino de evolução Documento
-
Semmelweis e a febre puerperal : uma análise na perspectiva da teoria do ator-rede Documento
-
Sentidos atribuídos por estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática para as relações que desenvolveram com a Matemática ao longo de suas vidas Documento
-
Sequência pedagógica para formação de professores de Ciências e Biologia. Documento
-
Sexualidade na escola : encaminhamentos metodológicos na perspectiva dos professores de ciências Documento
-
Significados de Solubilidade Manifestados por Meio das Representações Verbal e Gestual de Estudantes do Ensino Médio Documento
-
Sobre a realidade em atividades de Modelagem Matemática Documento
-
Sustentação discursiva dialógica-de autoridade por meio de conotação sígnica para a elaboração do significado de conservação ambiental Documento
-
TALL E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Documento
-
TEORIAS COM ABORDAGENS SEMIÓTICAS: A IDEIA DE CONTIGUIDADE E POSSÍVEL DIÁLOGO INTERTEÓRICO EM UMA SITUAÇÃO DA EARLY ALGEBRA Documento
-
THE THEATRICAL SHOW, SCIENCE IN PIECES AND STUDENT TEACHERS? SCIENTIFIC LEARNING OPPORTUNITIES AND VIEWS ON THEIR TEACHER TRAINING Documento
-
Tecendo redes na formação inicial docente em química : por uma identificação fe(i)tichizada Documento
-
Teoria APOE e Teoria Antropológica do Didático: um olhar para o ensino de Álgebra Linear na formação inicial de professores de matemática. Documento
-
Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado Documento
-
Tornando-se pesquisadores : um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática Documento
-
Tornar-se e manter-se professor : algumas questões subjetivas Documento
-
Trajetória Hipotética de Aprendizagem sob um olhar realístico Documento
-
Trigonometria na formação inicial de professores de Matemática Documento
-
UM ESTUDO DAS AÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA AO PLANEJAR E EXECUTAR AULAS EXPERIMENTAIS Documento
-
UM ESTUDO DAS AÇÕES DOCENTES EM AULAS DE CIÊNCIAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
UM MÉTODO PARA A ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Documento
-
UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES ACERCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EQUITATIVA EM GÊNERO Documento
-
UMA PROPOSTA PARA O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
UMA SITUAÇÃO DE ENSINO PARA UMA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DE GÊNERO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
Um Ensino para Chamar de Seu: um Estudo sobre a Gestão da Matéria e a Gestão de Classe de Professores de Física do Ensino Médio. Documento
-
Um Estudo Histórico-filosófico Acerca do Papel das Demonstrações em Cursos de Bacharelado em Matemática Documento
-
Um Estudo comparativo entre Avaliação tradicional e Alternativa no ensino de Ciencias Documento
-
Um Estudo do Fenômeno de Congruência em Conversões que Emergem em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Médio Documento
-
Um Estudo sobre o Pensamento Algébrico em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática. Documento
-
Um ensino para chamar de seu: uma questão de estilo Documento
-
Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º ciclo em Portugal Documento
-
Um estudo a respeito das concepções de licenciandos em Matemática, à luz da teoria APOS, para o conceito de Anel Documento
-
Um estudo a respeito das reflexão sobre as ações docentes realizadas e planejadas Documento
-
Um estudo da superação conceitual de estudantes do ensino médio sobre procedimentos de medição a partir de um encaminhamento didático baseado em provocações Documento
-
Um estudo das ações de professores de Matemática em sala de aula. Documento
-
Um estudo das ações docentes em aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental Documento
-
Um estudo das ações docentes relacionadas ao uso de recursos didáticos em aulas da Licenciatura em Ciências Biológicas. Documento
-
Um estudo das ações planejadas e executadas por licenciandos em Química no estágio supervisionado Documento
-
Um estudo de escritas reflexivas de futuros professores de Matemática Documento
-
Um estudo do caráter de continuidade na avaliação didática Documento
-
Um estudo histórico sobre quadraturas Documento
-
Um estudo sobre a Educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1978-2008) Documento
-
Um estudo sobre a Educação não formal no Brasil em revistas da área de ensino de ciências (1979-2008) Documento
-
Um estudo sobre a aprendizagem Matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017 Documento
-
Um estudo sobre a formação de professores de ciências e matemática. Documento
-
Um estudo sobre a função do técnico de laboratório didático de ciências Documento
-
Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não formal na disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Física da Universidade Estadual de Londrina Documento
-
Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não-formal na disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Física da Universidade Estadual de Londrina Documento
-
Um estudo sobre as articulações na produção da avaliação escolar de química Documento
-
Um estudo sobre as ações docentes de estagiários de uma licenciatura em Física nas atividades do Estágio Supervisionado. Documento
-
Um estudo sobre as ações docentes de professores e monitores em um ambiente integrado de primeiro ciclo em Portugal Documento
-
Um estudo sobre as ações docentes em sala de aula em um curso de licenciatura em química Documento
-
Um estudo sobre o Movimento de Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática Experientes Documento
-
Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL - LIcenciatura em Fisica Documento
-
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional dos professores de ciências. Documento
-
Um instrumento para análise qualitativa do discurso dos docentes a respeito da avaliação Documento
-
Um modelo para a interpretação da supervisão no contexto de um subprojeto de Física do PIBID Documento
-
Um olhar para a Agroecologia e a Educação Ambiental no Ensino de Ciências na Escola Itinerante do MST. Documento
-
Um olhar para a Modelagem Matemática à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação Documento
-
Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos Documento
-
Um olhar realístico para tarefas de probabilidade e estatística de uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental. Documento
-
Um olhar semiótico sobre a Modelagem Matemática Documento
-
Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR. Documento
-
Um olhar sobre o fazer Modelagem Matemática à luz da filosofia de Wittgenstein Documento
-
Um perfil da Pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil a partir da Análise de Periódicos de Ensino de Ciências Documento
-
Uma (RE) significação da sexualidade por meio de vídeo caseiro postado no you tube. Documento
-
Uma Abordagem Histórico-Epistemológica para a Aprendizagem Potencialmente Significativa de Termodinâmica Química no Ensino Superior Documento
-
Uma Abordagem Histórico-Filosófica na Educação Matemática: Contribuições ao processo de aprendizagem de trigonometria no Ensino Médio. Documento
-
Uma Abordagem dos Números Inteiros Relativos na 8ª classe: indicadores para uma proposta de formação de professores. Documento
-
Uma Professora de Matemática sua Compreensão e sua Prática em Avaliação Documento
-
Uma Reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas Documento
-
Uma análise do caso multimídia "Explorando perímetro e área" para a formação de professores que ensinam matemática Documento
-
Uma configuração da reinvenção guiada Documento
-
Uma interpretação semiótica de atividades de Modelagem Matemática: implicações para a atribuição de significado. Documento
-
Uma intervenção pedagógica na educação básica com potencial de ampliar a visibilidade da produção científica feminina. Documento
-
Uma produção de significado para uma disciplina de filosofia da matemática na formação inicial do professor de matemática Documento
-
Uma proposta de Unidade Didática para o Ensino da Física de Plasmas na Formação Inicial de Professores. Documento
-
Uma proposta para a análise das relações docentes em sala de aula com perspectivas de ser inclusiva Documento
-
Uma prova em fases de matemática : da análise da produção escrita ao princípio de orientação Documento
-
Unidade de aprendizagem interdisciplinar : construção e análise de uma composição interdisciplinar por meio da investigação para o ensino de ciências Documento
-
Utilização da prova em fases como recurso para a regulação da aprendizagem em aulas de cálculo Documento
-
Utilização de diferentes registros de representaçao: Um estudo envolvendo funções exponenciais. Documento
-
Van Hiele, educação matemática realística e GEPEMA : algumas aproximações Documento
-
significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade