cour_efb94ef8-3f64-4cfc-ab4a-e49f39592191
                     
                
        
            
    
    
        
         
     
    
    -  
- Visão geral
-  
- Publicações
-  
- Ver todos
-  
Visão geral
        
         
        
        
            Publicações
        
            
                    publicações   
                
         - 
    	"Cruzando a Linha": Afro-Religiosidade, Implementação da Lei 10.639/03 e as Fronteiras da Educação Escolar - Um Estudo com Professores da Educação Básica  Documento
    
- 
    	"Queria saber ler e escrever para mudar a face das coisas". Uma leitura de situações educacionais na obra Chove nos campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir.  Documento
    
- 
    	?ISTO NÃO É UMA AGENDA, NÃO É UM DIÁRIO E NÃO É UMA CARTILHA: UM ESTUDO DO NÃO-LUGAR DO PROGRAMA SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS?  Documento
    
- 
    	?NEM PARECE QUE TEM QUILOMBOLA AQUI?: (In) visibilidade da identidade quilombola no processo formativo da CFR do Território Quilombola de Jambuaçu Pe. Sérgio Tonetto.  Documento
    
- 
    	A  EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS EDUCATIVA DO BACHAREL EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: O caso do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (2004-2014)  Documento
    
- 
    	A Assistência e a Educação de Meninas Desvalidas no Colégio Nossa Senhora do Amparo na Província do Grão-Pará (1860-1889).  Documento
    
- 
    	A Autorregulação Emocional E Estados Afetivos No Contexto Da Pós-Graduação  Documento
    
- 
    	A AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA E SUA RELAÇÃO COM A CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO PROJETO ESCOLA AÇAÍ EM IGARAPÉ-MIRI/PA.  Documento
    
- 
    	A Ação Pedagógico-Formativa da Companhia de Jesus na Cidade de Belém do Grão-Pará (1652-1759)  Documento
    
- 
    	A CARREIRA E A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASTANHAL-PA  Documento
    
- 
    	A Carreira e Remuneração Docente na Rede Municipal de Ensino de Belém-Pará sob a Ótica dos Professores  Documento
    
- 
    	A Criança na Fotografia: o retrato da infância na primeira metade do século xx em Belém do Pará (1900 a 1950).  Documento
    
- 
    	A DOCÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPA: HISTÓRIA E GÊNERO (1970 ? 2005)  Documento
    
- 
    	A EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA: UM DEBATE SOBRE AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS  E A PRÁTICA PEDAGÓGICA  Documento
    
- 
    	A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XIX: UM ESTUDO COMPARADO DO PENSAMENTO SOCIAL DE SIMÓN RODRÍGUEZ (VENEZUELA) E ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO (BRASIL)  Documento
    
- 
    	A EXPANSÃO DOS CURSOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA E A  FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA NA UFPA:  DEMOCRATIZAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL?  Documento
    
- 
    	A Educação Profissional por Competências: A Prática Pedagógica da Modalidade Aprendizagem do SENAI-PARÁ  Documento
    
- 
    	A Educação e relações étnico-raciais na perspectiva de militantes do movimento negro da cidade de Belém  Documento
    
- 
    	A Escola Cabana e a concepção de qualidade social da educação como politica pública educacional para Belém (1997-2004).  Documento
    
- 
    	A FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL: IMPLICAÇÕES SOBRE O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A.  Documento
    
- 
    	A FORJA DA ALMA: narrativas de docentes-mestres de jogos de RPG.  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DA ESCOLA BOSQUE  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: elementos para uma crítica de programas de formação inicial e continuada.  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS EM SERVIÇO: REPERCUSSÕES E ELEMENTOS CONTRADITÓRIOS  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA INCLUSIVA: os Projetos Político Curriculares das IES Públicas do município de Belém-PA em análise.  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO EM SERVIÇO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR - ALUNO/EGRESSO DO PARFOR  Documento
    
- 
    	A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PARÁ E A ASPIRAÇÃO DISCENTE.  Documento
    
- 
    	A Formação Inicial de Professores e a Educação Inclusiva: analisando as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA  Documento
    
- 
    	A Formação de Professores da Primeira República no Pará (1900-1904)  Documento
    
- 
    	A Formação de Professores no Curso de  História da UFPA: uma análise do projeto pedagógico  Documento
    
- 
    	A Formação do Professor de Educação Física no Pará: O que nos revela a história do currículo do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Pará  Documento
    
- 
    	A GESTÃO DAS POLÍTICAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Concepções, Formas e Perspectivas.  Um estudo de caso na Rede de Escolas Estaduais de Educação Tecnológica do Pará - EETEPA no Município de Belém.  Documento
    
- 
    	A Gestão Pedagógica do Programa Mais Educação: Um Olhar a Partir da Experiência da Escola Teodora Bentes  Documento
    
- 
    	A Gestão Superior da Universidade Federal do Pará no contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)  Documento
    
- 
    	A IMPLANTANTAÇÃO DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA  Documento
    
- 
    	A IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIFERENCIADA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO PERÍODO DE 2006 A 2012  Documento
    
- 
    	A INTERNALIZAÇÃO DE GÊNERO FEMININO NA CRIANÇA A PARTIR DAS CANÇÕES CANTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.  Documento
    
- 
    	A Implantação do Projeto de Aceleração da Aprendizagem "Mundiar" como Componente do Pacto Pela Educação do Pará.  Documento
    
- 
    	A Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil: Uma análise do currículo moldado pelas práticas pedagógicas de Professoras da Rede Municipal de Ensino de Belém  Documento
    
- 
    	A Infância pelo olhar das crianças do MST: Culturas Infantis e Educação  Documento
    
- 
    	A Institucionalização da Lígua Brasileira de Sinais: a experiência da Secretaria Municipal de Educação de Castanhal-Pa  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA CURRICULAR PARA A E DUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DAS DIRETRIZES E PROPOSTAS CURRICULARES ELABORADAS DURANTE O GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO GOVERNO LULA: 2003 A 2010  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM (1997 - 2004)  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O MARANHÃO: uma (re) visão nas diretrizes e estratégias para a reestruturação do ensino médio.  Documento
    
- 
    	A POLÍTICA SALARIAL PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA  DA REDE MUNICIPAL NO CONTEXTO DO FUNDEB NOS MUNICIPIOS DE ÓBIDOS E ORIXIMINÁ-PARÁ.  Documento
    
- 
    	A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: DA VALORIZAÇÃO À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES  Documento
    
- 
    	A PRÁTICA AVALIATIVA NO CICLO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO EM ESCOLAS MULTISSERIADAS.  Documento
    
- 
    	A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA PROFESSORA DE APOIO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: PERSPECTIVAS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO COMUM  Documento
    
- 
    	A Pedagogia da Alternância na Visão dos Egressos da EFA de Porto Nacional T0: A possibilidade de uma Formação Integral  Documento
    
- 
    	A Pedagogia da Alternância na integração de sabres em uma turma de PROEJA Quilombola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA - Campus Castanhal  Documento
    
- 
    	A Política Salarial dos Professores da Rede Pública no Contexto da Municipalização do Ensino no Estado do Pará  Documento
    
- 
    	A Política de Educação no Município de Cametá: Análise da Proposta da Escola Caá-Muta, Escola Cidadã  Documento
    
- 
    	A Política de Municipalização do Ensino Fundamental no Estado do Pará a partir da ótica dos gestores da educação  Documento
    
- 
    	A RELAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS (FUNDEF/FUNDEB).  Documento
    
- 
    	A Valorização do Profissional da Educação e a Carreira Docente: a experiência do governo de Frente Popular em Belém do Pará  Documento
    
- 
    	A assistência estudantil na UFPA e as repercussões para os discentes do curso de pedagogia: da permanência à conclusão  Documento
    
- 
    	A carreira dos professores da rede municipal de ensino do município de Oriximiná-PA: um estudo a partir do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - Lei N.º 7.315/10  Documento
    
- 
    	A consolidação da formação do docente pesquisador da Pós-Graduação em Educação da UFPA: o(s) produtos(s) científico(s) em foco  Documento
    
- 
    	A educação escolar hospitalar : práticas pedagógicas docentes com crianças em  tratamento oncológico em Belém-PA  Documento
    
- 
    	A educação na era da técnica e o des-encobrimento poético segundo Martin Heidegger  Documento
    
- 
    	A educação no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1886-1897): os sentidos de uma concepção político-educacional republicana.  Documento
    
- 
    	A escola faz diferença? Um estudo da produção discursiva das homossexualidades por professores de ensino médio.  Documento
    
- 
    	A formação continuada de professores de Educação Física na rede municipal de Ananindeua/PA: contradições e perspectivas nos caminhos para emancipação.  Documento
    
- 
    	A formação do Licenciado em Enfermagem no Estado do Pará: as prescrições curriculares no período  de 1977 a 2006  Documento
    
- 
    	A implantação do Plano de Ações Articuladas em  dois Municípios do Marajó: uma Análise do Regime de Colaboração.  Documento
    
- 
    	A importância da biblioteca escolar na formação de leitores.  Documento
    
- 
    	A infância em processos judiciais em Belém do Pará: da criminalidade aos discursos jurídico-assistencialistas para a educação do menor desvalido (1890-1930)  Documento
    
- 
    	A infância nas páginas de jornal: discursos (re) produzidos pela imprensa paraense na primeira década do século XX  Documento
    
- 
    	A institucionalização dos sistemas municipais de ensino na realidade paraense: obstáculos e possibilidades - o caso do Município de Barcarena  Documento
    
- 
    	A matinta tem a cor da chuva: ludicidade como estratégia de ensino-aprendizagem para Educação ambiental  Documento
    
- 
    	A organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas no município de Cametá  Documento
    
- 
    	A orgnização do meio social educativo da atividade de coordenação pedagógica: implicações da teoria histórico-cultural  Documento
    
- 
    	A participação da sociedade civil na construção do PME de Abaetetuba  Documento
    
- 
    	A pedagogia das competências nas práticas pedagógicas dos professores nas escolas estaduais de educação tecnológica do estado do Pará  Documento
    
- 
    	A pesquisa metamorfoseada como objeto de eloquencia institucional e sua efetividade na proposta curricular do curso de ciências sociais da universidade da amazônia  Documento
    
- 
    	A política de formação continuada da Secretaria municipal de educação de Belém: o projeto Expertise sob o "olhar dos professores"  Documento
    
- 
    	A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará e suas relações com a reforma do Estado  Documento
    
- 
    	A produção intelectual e a docência de Domingos Sylvio Nascimento: Contribuições para a História da Educação no Pará (1903 – 1947)  Documento
    
- 
    	A proposta de qualificação profissional da CUT/PARÁ na perspectiva da educação integral: A experiência do Projeto Estadual "POROROCA"  Documento
    
- 
    	A pós-graduação lato sensu da UFPA no contexto da mercantilização da educação superior  Documento
    
- 
    	A regulação do Estado na Educação Básica por meio da Política de Fundos (FUNDEF e FUNDEB).  Documento
    
- 
    	A relação entre conteúdo e forma nas políticas de educação profissional referenciadas no projeto de ensino médio integrado.  Documento
    
- 
    	A temática gênero nas produções científicas provenientes nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq  Documento
    
- 
    	ACESSIBILIDADE FÍSICA E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ  Documento
    
- 
    	ADOLESCENTES EM CONFLITO COM ALEI: Memórias e trajetórias de vivências na escola  Documento
    
- 
    	AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA RIO TAPAJÓS, NO MUNICÍPIO DE BELÉM - PARÁ  Documento
    
- 
    	ANÁLISE TEÓRICA E METODOLÓGICA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, ECOAR: ELABORANDO CONHECIMENTO  PARA APRENDER A RECONSTRUÍ-LO  Documento
    
- 
    	AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E A REPERCUSSÃO NA SAÚDE DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	AS IMPLICAÇÕES DA PROVA BRASIL NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA SEMEC ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2011.  Documento
    
- 
    	AS IMPLICAÇÕES DO PSPN PARA A CARREIRA E A REMUNERAÇÃO DO  MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE BARCARENA-PA  Documento
    
- 
    	AS NARRATIVAS EM CONTEXTO: Uma Analise da apliucação da lei 10.639/03 nas praticas pedagogicas dos professores do 1ª ao 5ª ano em vilas rurais do municipio de Sao Joao de Pirabas  Documento
    
- 
    	AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM DO PARÁ: ANÁLISE DO MACROCAMPO ESPORTE E LAZER  Documento
    
- 
    	AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DA RESERVA EXTRATIVISTA “IPAÚ-ANILZINHO” NA AMAZÔNIA TOCANTINA  Documento
    
- 
    	AS ÁGUAS DA CULTURA VIVIDA INUNDANDO A EDUCAÇÃO: uma cultura sobre letramentos e cultura ribeirinha  Documento
    
- 
    	AUTOEFICÁCIA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE DOCENTES-ALUNOS DO PARFOR  Documento
    
- 
    	Acolhendo corporeidades: o sentido do corpo para crianças de um abrigo institucional do município de Belém  Documento
    
- 
    	Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém do Pará  Documento
    
- 
    	Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura  Documento
    
- 
    	Análise do Programa Ensino Médio Inovador no estado do Amapá no período de 2010  a 2014  Documento
    
- 
    	Apropriações de políticas curriculares na prática: um estudo sobre as implicações teórico-metodológicas dos PCNEM e das OCNEM no fazer curricular de professores  Documento
    
- 
    	As Representações Sociais dos jovens do campo, acerca de suas escolas  Documento
    
- 
    	As abordagens da morte no currículo de formação inicial de professores de ensino religioso no Pará  Documento
    
- 
    	As dimensões ensino e pesquisa enquanto premissas da formação acadêmica do arquipélago Universidade Federa do Pará  Documento
    
- 
    	As disputas em torno da definição do Currículo do Ensino Médio no processo de elaboração da BNCC  Documento
    
- 
    	As mudanças no Modelo de Gestão da Unama com a aquisição pelo Grupo Ser Educacional S.A (2014-2018))  Documento
    
- 
    	As políticas educacionais de formação do profissional da educação e a profissionalização docente  Documento
    
- 
    	As repercussões do PROUNI na vida profissional dos egressos da UNAMA  Documento
    
- 
    	As representações sociais sobre o ensino de Psicologia da Educação e suas contribuições para a formação do educador  Documento
    
- 
    	As tendências onto-epistemológicas da produção do conhecimento em Educação Física: análise de dissertações das universidades públicas paraenses.  Documento
    
- 
    	BIBLIOTECA ITINERANTE ARTHUR VIANNA: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA  Documento
    
- 
    	BRINCADEIRAS, JOGOS E A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de intervenção.  Documento
    
- 
    	CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DAS REDES MUNICIPAIS DE CAPANEMA, MARABÁ E PARAGOMINAS/PA: o que mudou a partir da Lei nº  11.738/2008 que instituiu o PSPN?  Documento
    
- 
    	CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE BREVES-PA  Documento
    
- 
    	CLUBE DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: entre mediações e interações na educação escolar  Documento
    
- 
    	CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA ENTRE PROFESSSORES DA ÁREA DA SAÚDE E AS DINÂMICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ  Documento
    
- 
    	CORPOS EM CENA: O fazer pedagógico na ginástica rítmica  Documento
    
- 
    	CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO - CAMINHO PARA AUTONOMIA:  UM OLHAR A PARTIR DA FEIRA DA CRIATIVIDADE  Documento
    
- 
    	CULTURA ESCRITA E CULTURA VIVIDA NA ESCOLA: DO LUGAR QUE PENSAM, FALAM E ESCREVEM AS CRIANÇAS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  Documento
    
- 
    	CURRÍCULO E SEUS SIGNIFICADOS PARA OS SUJEITOS DE UMA ESCOLA  RIBEIRINHA, MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PARÁ.  Documento
    
- 
    	CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO PARÁ: conteúdos curriculares, concepções pedagógicas e modelos de profissionalidade.  Documento
    
- 
    	Caminhos e Perspectivas em Planos de Didática: uma análise de propostas de universidades brasileiras  Documento
    
- 
    	Cartografemas: fragmentos autobiográficos de um artista-professor  Documento
    
- 
    	Cartografias da educação na Amazônia rural ribeirinha: um estudo do currículo, imagens, saberes e identidade em uma escola do município de Breves-PA  Documento
    
- 
    	Ciclos escolares, Escola Cabana e temas geradores  Documento
    
- 
    	Composições estéticas entre Schiller e Nietzsche sobre a formação humana: contribuições à prática educativa.  Documento
    
- 
    	Concepção, princípios e organização do currículo no Projeto Escola Ativa.  Documento
    
- 
    	Concepções de infância e educação nos discursos do periódico a escola – revista official de ensino do pará (1900 a 1905)  Documento
    
- 
    	Conflitos ideológicos no texto da Lei 9.795/99: uma análise do discurso ideológico no texto da Lei de Educação Ambiental  Documento
    
- 
    	Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de Educação Física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA.  Documento
    
- 
    	Construção de políticas públicas de Educação Ambiental em Belém do Pará - 1997/2004  Documento
    
- 
    	Construção e validação da Escala de Autorregulação Acadêmica  Documento
    
- 
    	Controle Social do FUNDEB  Documento
    
- 
    	Cultura e Conhecimento sob a égide dos Estudos Culturais: um olhar a partir da produção acadêmica brasieira.  Documento
    
- 
    	Curriculo e Formação de Professores  Documento
    
- 
    	Currículo e Saberes Culturais das comunidades dos Discentes Ribeirinhos do Curso de Pedagogia das Águas de Abaetetuba-PA  Documento
    
- 
    	DESVELANDO O TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA UFPA E DO IFPA EM ANÁLISE  Documento
    
- 
    	De patronato agrícola à Escola Agrotécnica Federal de Castanhal: o que a história do currículo revela sobre as mudanças e permanências no currículo de uma instituição de ensino técnico?  Documento
    
- 
    	Dinâmica avaliativa para identificação de deficiência em crianças da educação infantil: um estudo na Rede pública municipal de ensino de Belém-PA  Documento
    
- 
    	Discursividades autorais sobre identidade e formação docente- um olhar a partir da produção acadêmica brasileira  Documento
    
- 
    	Discurso docente: análise fenomenológica do currículo de psicologia.  Documento
    
- 
    	Discurso e Poder em Pesquisas Pós- EStruturalistas-Foucaultianas no GT de Currículo da ANPED no período de 2000 a 2005.  Documento
    
- 
    	Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará-Campus Belém quanto à permanência  Documento
    
- 
    	Do luto à luta: a emergência do corpo (deficiente) possível.  Documento
    
- 
    	Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa não governamental de formação em gênero.  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CANAÃ DOS CARAJÁS: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDO PELA VALE NA ESCOLA ADELAIDE MOLINARI.  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO DO CAMPO E SAÚDE: REFLETINDO SOBRE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ.  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO DO CAMPO: RETRATOS DA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR DA RESERVA EXTRATIVISTA TERRA GRANDE PRACUÚBA  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO E TRADIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE CANDOMBLÉ KETU, OS ÈWE DO OFÁ KARE.  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO ESCOLAR E IDENTIDADE QUILOMBOLA: um enfoque na comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, município de Abaetetuba, estado do Pará.  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO INFANTIL E PARTICIPAÇÃO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BELÉM  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO INFANTIL TENTEHAR: encontro e (des) encontros no limiar de um diálogo intercultural  Documento
    
- 
    	EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CAMINHOS TRILHADOS NA ESCOLA BOSQUE NA ILHA DE CARATATEUA (PA)  Documento
    
- 
    	ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E  ADOLESCENTES REALIZADO NA ESCOLA DOM RINO CARLESI NO  MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS-MA  Documento
    
- 
    	ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA BRASILEIRA  Documento
    
- 
    	ESTADO, DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM OLHAR SOBRE A INCIDÊNCIA NORMATIVA E SEUS REFLEXOS NA UNIVERSIDADE  Documento
    
- 
    	ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARÁ (2003-2013).  Documento
    
- 
    	Educação Ambiental crítica e sustentabilidade em portos na Amazônia: o Programa de Educação Ambiental da Companhia Docas do Pará.  Documento
    
- 
    	Educação Brasileira e Identidade Negra em Kabengele Munanga  Documento
    
- 
    	Educação Infantil e Cultura Lúdica: um olhar sobre a prática pedagógica das professoras do Núcleo Pedagógico Integrado  Documento
    
- 
    	Educação Profissional e Desenvolvimento Local: a pratica de formação dos trabalhadores no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins  Documento
    
- 
    	Educação do Campo e  Participação social: reflexões sobre a experiencia da Casa Familiar rural de cametá/ PA  Documento
    
- 
    	Educação do Campo, Poder Local e Políticas Públicas: a Casa Familiar Rural de Gurupá, uma construção permanente.  Documento
    
- 
    	Educação do campo e currículo na Amazônia Paraense: o enfoque dado à diversidade sócio-territorial nas diretrizes curriculares da SEDUC/PA.  Documento
    
- 
    	Educação e Cidadania no Republicanismo Paraense : a instrução pública primária nos anos de 1889 - 1897  Documento
    
- 
    	Educação e democracia: um estudo comparado entre o pensamento de Paschoal Lemme (1904-1997) e o de Anísio Teixeira (1900-1971)  Documento
    
- 
    	Educação e emancipação na obra o "Mestre Ignorante" de Jacques Rancière  Documento
    
- 
    	Egressos de medicina no Pará.  Documento
    
- 
    	Eleição direta para diretor escolar: desafio à democratização da gestão  Documento
    
- 
    	Ensino de Ciências: um caminho para políticas públicas em Educação - o caso de Santa Izabel do Pará  Documento
    
- 
    	Entre Aracne e Atena: professoras...  Documento
    
- 
    	Entre deuses e humanos: entre-lugares da diferença na trama curricular.  Documento
    
- 
    	Entre o laico e o religioso: as injunções do discurso sobre gênero e sexualidade em um dispositivo curricular de normalização para aspectos da vida cidadã.  Documento
    
- 
    	Entre risco e proteção: Eventos estressores no desenvolvimento de adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas de Belém do Pará  Documento
    
- 
    	Esboço de Leonardos: a experiência da forma integrada de ensino profissional do CEFET - PA  Documento
    
- 
    	Escolarização , Capital Social, e Paticipação Sócio - Política em uma Comunidade Amazônica: Retiro Grande/ Marajó  Documento
    
- 
    	Escolhas profissionais de adolescentes em carreiras técnicas no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará  Documento
    
- 
    	Estado e políticas de gestão financeira para a escola pública: a autonomia da escola no PDDE  Documento
    
- 
    	Exame Nacional de Curso - Provão e suas repercussões no Curso de Pedagogia da UFPA/Santarém  Documento
    
- 
    	FACES DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.  Documento
    
- 
    	FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PARÁ: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE CONTRATO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NO PERÍODO DE 2000 A 2008  Documento
    
- 
    	FINANCIAMENTO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO NO ESTADO DO PARÁ.  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA NO ANO DE 2014  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA CONHECER PARA ACOLHER PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM - PARÁ  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRAGANTINA: um estudo sobre o PNAIC e a prática pedagógica em classes multisseriadas.  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LIBRAS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM CAPANEMA/PA BELÉM-PA 2020  Documento
    
- 
    	FORMAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: a contribuição das disciplinas Sociologia e Filosofia  Documento
    
- 
    	FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE CASTANHAL-PA  Documento
    
- 
    	Família, escola e trabalho: tempos e espaços de formação de leitoras em narrativas de professoras alfabetizadoras.  Documento
    
- 
    	Filosofia da Educação: Limites e Possibilidades  Documento
    
- 
    	Financiamento da Educação Especial no município de Belém do Pará: contradições e desafios no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência.  Documento
    
- 
    	Financiamento da Educação do Campo na Amazônia Paraense: Uma análise nos investimentos do Ministério da Educação no Estado do Pará.  Documento
    
- 
    	Financiamento estudantil nas instituições privado-mercantis de ensino superior no Brasil: o caso da Kroton Educacional  Documento
    
- 
    	Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física  Documento
    
- 
    	Formação Continuada de Professores de História e suas relações com a prática docente  Documento
    
- 
    	Formação de Professores de Educação Infantil: a experiência de um curso de formação continuada fundamentada na teoria histórico-cultural  Documento
    
- 
    	Formação de Professores em Educação Ambiental: O curso de extensão em educação ambiental, escolas sustentáveis e Com-Vida, processos e resultados no Municipio de Capitão Poço, PA.  Documento
    
- 
    	Formação de professores na Província do Grão-Pará: os discursos de seus administradores acerca da necessidade de se instaurar uma Escola Normal (1838 – 1871)  Documento
    
- 
    	Gestão, Trabalho e Adoecimento Docente: Caminho e descaminhos na Fundação Escola Bosque  Documento
    
- 
    	IDENTIDADE DOCENTE: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba  Documento
    
- 
    	Implicações do Terceiro Setor no debate da Gestão Democrática: um estudo a partir do Programa  Documento
    
- 
    	Indicadores de Qualidade Social da Educação Profissional na Escola Integrado  Documento
    
- 
    	Instituição Pia nossa Senhora das Graças: assistência e educação de crianças pobres, órfãs e abandonadas em Belém (1943-1975)  Documento
    
- 
    	JUVENTUDE DO CAMPO E QUILOMBOLA: EDUCAÇÃO E  IDENTIDADE CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITABOCA ? INHANGAPI  - PA  Documento
    
- 
    	JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROGRAMA BOLSA TRABALHO EM QUESTÃO  Documento
    
- 
    	Juventude, Trabalho e Educação: a formação da identidade pescadora dos jovens da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 de Cametá  Documento
    
- 
    	Juventude, escola e pobreza: o caso do município de Abaetetuba, Pará  Documento
    
- 
    	Juventudes Quilombolas: trajetórias, resistencia e construção de identidades.  Documento
    
- 
    	MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA. Título obtido pela University of East London - Ingraterra, validado em território nacional pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará, em 2014.  Documento
    
- 
    	MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS:  Contribuições à formação docente no discurso dos egressos da Universidade Federal do Pará  Documento
    
- 
    	Manifestações Culturais do Pará no cotidiano escolar: reflexões sobre as práticas educativas dos professores do Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso"  Documento
    
- 
    	Me jogaram aqui porque eu fiz 15 anos - biopolítica da juvenilização da educação de jovens e adultos em Belém-Pará (2010-2013).  Documento
    
- 
    	Memórias (in)visíveis: narrativas de velhos sobre suas infâncias em Belém do Pará (1900 - 1950)  Documento
    
- 
    	Mudanças e Permanências a Carreira Docente do Magistério Estadual do Pará: 1986 - 2010  Documento
    
- 
    	Mulheres e Docência: histórias de vida e experiências na Amazônia ribeirinha.  Documento
    
- 
    	Mulheres e Educação: Um estudo sobre o Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB) do bairro do Benguí - Belém - Pará.  Documento
    
- 
    	NA FRONTEIRA: Ressonâncias e dissonâncias dos discursos científicos e religiosos nas (trans)formações de uma professora de Biologia.  Documento
    
- 
    	NEGRO E ENSINO MÉDIO: Representações de Professores acerca das Relações Raciais no Currículo  Documento
    
- 
    	NO COLO DA AMA DE LEITE: A PRÁTICA CULTURAL DA AMAMENTAÇÃO E DOS CUIDADOS DAS CRIANÇAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ NO SÉCULO XIX  Documento
    
- 
    	No espelho do rio o que reflete e o que  Documento
    
- 
    	O CME de Ananindeua na Construção da Política Educacional: a busca pela participação social  Documento
    
- 
    	O CONSELHO ESCOLAR COMO EPICENTRO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CASO DA ESCOLA EDUARDO LAUANDE EM MARITUBA ? PA, DE 2013 A 2015.  Documento
    
- 
    	O CORPO ESCALPELADO: possibilidade e desafios docentes no cotidiano de meninas ribeirinhas na Amazônia paraense  Documento
    
- 
    	O Ciência Sem  Fronteiras  na  Universidade  Federal  Rural da  Amazônia:  perspectivas  entre  a  internacionalização  da  educação superior e a política de ciência, tecnologia e inovação  Documento
    
- 
    	O Conselho Municipal de Educação nas Políticas Públicas Educacionais percepções acerca da participação em Belém-Pará  Documento
    
- 
    	O Controle Social no Sistema Municipal de Ensino de Ananindeua: Possibilidades e Desafios  Documento
    
- 
    	O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: Um estudo no curso de licenciatura em Educação Física da UFPA/Guamá.  Documento
    
- 
    	O FINANCIAMENTO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ  ? PRIORIDADES E A PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO ?  (2006/2014)  Documento
    
- 
    	O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular: um novo intelectual orgânico de base coletiva  Documento
    
- 
    	O Grupo Escolar Lauro Sodré em face da política de expansão do sistema escolar no Estado do Pará: Institucionalização, Organização curricular e Trabalho Docente (1968 ? 2008)  Documento
    
- 
    	O Instituto das eleições diretas para diretor de escolas municipais da Região Metropolitana de Belém  Documento
    
- 
    	O Instituído e o Vivido na Formação Docente para a Educação Inclusiva: Representações Sociais de professores egressos do Curso de Licenciatura em Biologia do IFPA  Documento
    
- 
    	O LETRAMENTO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UFPA  Documento
    
- 
    	O Lado Instituinte das Políticas Públicas de Educação no Estado do Pará e o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME)1980-1998.  Documento
    
- 
    	O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios e perspectivas  Documento
    
- 
    	O MINISTÉRIO PÚBLICO E SUA ATUAÇÃO COMO AGENTE FISCALIZADOR DO ESTADO NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO  Documento
    
- 
    	O MUNICÍPIO E A ORGANIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO: caminhos e desafios da criação e implantação do Sistema Municipal de Ensino de Ananindeua - PA  Documento
    
- 
    	O PARADIGMA DA INCLUSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO IFPA: O PROJETO FORMATIVO EM DEBATE.  Documento
    
- 
    	O PDDE E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR  Documento
    
- 
    	O PDE ESCOLA: AUTONOMIA E QUALIDADE DO ENSINO NA GESTÃO EDUCACIONAL EM IGARAPÉ-MIRI E NA ESCOLA RIO TOCANTINS.  Documento
    
- 
    	O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE SANTANA-AMAPÁ  Documento
    
- 
    	O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM CINCO MUNICÍPIOS PARAENSES: AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  Documento
    
- 
    	O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARCARENA/PA  Documento
    
- 
    	O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE/MEC) E SUA EFETIVAÇÃO POR MEIO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ (PA).  Documento
    
- 
    	O PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ: um estudo a partir da Resolução Nº 333/2003 do CODEFAT  Documento
    
- 
    	O PROGRAMA ALFAMAT NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS VINCULADAS À SEMEC ? BELÉM.  Documento
    
- 
    	O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PNAES E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL FACE À “POLÍTICA DA DOR”  Documento
    
- 
    	O PROINFANTIL e a Formação de Professores Ribeirinhos: análise do memorial dos professores do município de Ponta de  Pedras  - Pará  Documento
    
- 
    	O PROJOVEM URBANO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: uma análise de suas implicações na escolarização e qualificação profissional dos jovens no município de Imperatriz/MA  Documento
    
- 
    	O Plano de Ações Articuladas e a gestão educacional do município de Altamira- Pará  Documento
    
- 
    	O Plano de Qualificação do Trabalhador: formulação, implementação e as práticas pedagógicas dos professores do CEFET/PA  Documento
    
- 
    	O Programa de Municipalização do Ensino fundamental no Estado do Pará e seus Efeitos na Gestão Educacional do Município de Altamira  Documento
    
- 
    	O Projeto Escola de Temp Integral da rede estadual do Pará na perspectiva do financiamento  Documento
    
- 
    	O PÚBLICO E O PRIVADO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: Análise da fundação de apoio privada FADESP no gerenciamento dos recursos para a UFPA (2004 a 2008).  Documento
    
- 
    	O Público e o Privado na Condução da Gestão Educacional Pública Brasileira.  Documento
    
- 
    	O Público não - estatal na gestão da educação básica de Barcarena- PA.  Documento
    
- 
    	O QUE VOCÊ VEIO FAZER NA SALA DE AULA? Intelectuais Indígenas Brasileiros e a Educação  Documento
    
- 
    	O SOME NA COMUNIDADE DE TARTARUGUEIRO EM PONTA DE PEDRAS- PA: ENTRE O LEGAL E O REAL OBSERVADO  Documento
    
- 
    	O Salário-Educação como política de combate às desigualdades Educacionais na educação pública de municípios do Estado do Pará  Documento
    
- 
    	O TRABALHO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ: os  desafios da inovação no exercício profissional  Documento
    
- 
    	O Tempo Livre e a produção da existência da Juventude do campo: um estudo com jovens estudantes do Assentamento João Batista II - PA  Documento
    
- 
    	O Trabalho Docente nas Veredas Históricas da Educação Superior Brasileira  Documento
    
- 
    	O Trabalho e Saúde do Docente Universitário  Documento
    
- 
    	O acesso das populações do campo à Universidade Pública: Um Estudo do PRONERA, PROCAMPO e PARFOR na UFPA.  Documento
    
- 
    	O campo tem cor?: presença/ausência do negro no currículo da educação do campo no Pará  Documento
    
- 
    	O caráter educativo do cdvdh\cb no enfrentamento ao trabalho escravo  Documento
    
- 
    	O coordenador pedagógico como organizador do meio social formativo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um enfoque histórico-cultural.  Documento
    
- 
    	O currículo em uma classe hospitalar: um estudo de caso no Albergue Pavilhão São José da Santa Casa de Misericórdia do Pará.  Documento
    
- 
    	O ensino da filosofia como criação de conceitos  Documento
    
- 
    	O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire  Documento
    
- 
    	O ensino de segundo grau no Estado do Pará: pequena historia do pensado e do concretizado no período de 1980 a 1991  Documento
    
- 
    	O fracasso escolar e a realidade educacional da Vila da Barca: retratos de exclusão e resistência  Documento
    
- 
    	O movimento negro e o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.  Documento
    
- 
    	O processo de construção dos saberes pedagógicos do fisioterapeuta docente: o significado da prática  Documento
    
- 
    	O projeto de escola de tempo integral no Pará: o caso da Escola Miriti  Documento
    
- 
    	O público e o privado na educação básica: O Programa Escola que Vale em Barcarena - Pará.  Documento
    
- 
    	O público e o privado na gestão da escola pública brasileira - um estudo sobre o Programa "Excelência em gestão educacional" da Fundação Itaú Social  Documento
    
- 
    	O que dizem teses e dissertações sobre relações raciais em educação (2004-2013)  Documento
    
- 
    	O trabalho docente nas instituições públicas de ensino superior: intensificação do produtivismo acadêmico na UFPA.  Documento
    
- 
    	O trabalho infantil e as políticas públicas: a experiência da Bolsa Escola em Belém  Documento
    
- 
    	OS DILEMAS E AS PROPOSIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRANSAMAZÔNICA (BR-230): DO ATENDIMENTO AS NORMAS PARA O LICENCIAMENTO AO ENCONTRO DAS EXPECTATIVAS DAS COMUNIDADES DA RODOVIA  Documento
    
- 
    	Organização do Trabalho Pedagógico da disciplina Educação Física na Escola de Aplicação da UFPA - EAUFPA  Documento
    
- 
    	Os Impactos do FUNDEB na valorização do Magisterio no Municipio de Magalhães Barata-Pa  Documento
    
- 
    	Os Limites e as virtudes do projeto de emancipação do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará  Documento
    
- 
    	Os critérios de movimentação na carreira de professores da educação básica em estados da Região Norte do Brasil  Documento
    
- 
    	Os impactos do sistema 'capes' de avaliação sobre o trabalho da pós-graduação: o caso da UFPA  Documento
    
- 
    	POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 1997-2015  Documento
    
- 
    	POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES NO CONTEXTO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.  Documento
    
- 
    	POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARÁ.  Documento
    
- 
    	POLÍTICAS E TENSÕES ENTRE O PORTO E O ESPAÇO ESCOLAR EM VILA DO CONDE  BARCARENA/PA.  Documento
    
- 
    	POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: a proposta do curso superior de tecnologia em gestão de recursos humanos da FAP e o histórico dualismo na educação brasileira.  Documento
    
- 
    	PRÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE: A PRODUÇÃO DISCURSIVA SOBRE O/A PROFESSOR/A HOMOSSEXUAL NA DOCÊNCIA PRIMÁRIA.  Documento
    
- 
    	PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS CONGREGAÇÕES FILHAS DE SANT?ANA E IRMÃS DE SANTA DOROTEIA NA FORMAÇÃO DE MULHERES EM BELÉM DO PARÁ (1906-1927)  Documento
    
- 
    	PRÁTICAS FORMATIVAS NAS UNIDADES MÓVEIS DO SENAC: REPERCUSSÕES À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA AMAZÔNIA PARAENSE  Documento
    
- 
    	PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONSTRUÍDAS NA ESCOLA RURAL MULTISSERIADA: O MOVIMENTO DE AFIRMAÇÃO E TRANSGRESSÃO DO MODELO SERIADO DE ENSINO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE  Documento
    
- 
    	Pedagogia do Movimento Estudantil: representações sociais de jovens de centros acadêmicos de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica  Documento
    
- 
    	Poder legislativo e Educação no Pará :a  produção legislativa sob restrições institucionais  Documento
    
- 
    	Política de Formação Continuada De Professores: a repercussão do Pró-letramento no trabalho de professores de escolas públicas  Documento
    
- 
    	Política de formação profissional do SENAI e a qualidade de vida no trabalho: o olhar dos egressos  Documento
    
- 
    	Políticas Públicas de Educação para Assentados da  Reforma Agrária  O Caso do PRONERA Saúde na Transamazônica.  Documento
    
- 
    	Políticas de ampliação da jornada escolar: a implantação do Programa Mais Educação em Igarapé-Miri/PA  Documento
    
- 
    	Políticas públicas educacionais e ONG´s, entre a intenção e a ação: um estudo no Instituto Universidade Popular UNIPOP  Documento
    
- 
    	Por entre abstrações e vivências: A interface entre a cultura escola r e a cultura vivida pela juventude da Vila Cristal no município de Viseu.  Documento
    
- 
    	Possibilidades e limites no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: a visão de Egressos do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica - PARFOR  Documento
    
- 
    	Processo de Subjetivação, Poder Disciplinar e Trabalho Docente no Grupo Escolar Professor Manoel Antonio de Castro, Igarapé-Miri/1940-1970  Documento
    
- 
    	Profissionalização e escolarização: uma Experiência de Articulação do SENAI-PA  Documento
    
- 
    	Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI): análise a partir do conceito de inovação e integração curricular  Documento
    
- 
    	Programa de interiorização do curso de formação de professores para pré-Escolar e 1ª a 4ª série do ensino fundamental da Universidade do Estado do Pará em meio às políticas de formação de professores (as)  Documento
    
- 
    	Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens assentados possuem sobre os saberes que  buscam na escola para o seu projeto de vida.  Documento
    
- 
    	Práticas curriculares de formação continuada de técnicos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará (FASEPA): um diagnóstico histórico-genealógico (2011-2015)  Documento
    
- 
    	Práticas discursivas e subjetivação docente: uma análise do discurso pedagógico sobre formação de professores no Curso de Pedagogia da UFPA  Documento
    
- 
    	REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL FRENTE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: um estudo a partir do Conselho Tutelar III de Ananindeua/PA  Documento
    
- 
    	RELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: estudo da experiência do PIBID/Diversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba.  Documento
    
- 
    	RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E POBREZA NA AMAZÔNIA PARAENSE: um estudo sobre o Programa Social Bolsa Família na Ilha do Marajó ? Município de Melgaço.  Documento
    
- 
    	Relações cotidianas no ambuiente instituido da UFPA: a experiência dos acadêmicos de países africanos  Documento
    
- 
    	Relações de Gênero e seus efeitos discursivos na constituição de subjetividades nos cursos de Engenharia do Campus Universitário de Tucuruí - CAMTUC/UFPA.  Documento
    
- 
    	Relações de gênero, direito e educação: o caso do processo judicial de defloramento de Joanna Bentes da Silva, em Belém/Pará (1890 -1905)  Documento
    
- 
    	Relações sociais na escola: representações de alunos negros sobre as relações que estabelecem no espaço escolar.  Documento
    
- 
    	Representações Sociais de Adolescentes: Atos Infracionais e Projeto de Vida  Documento
    
- 
    	Representações Sociais de Alunas do Ensino Fundamental sobre o Bullying.  Documento
    
- 
    	Representações Sociais de adolescentes grávidas sobre a escola  Documento
    
- 
    	Representações de alunos com deficiência sobre os currículos dos cursos de graduação  Documento
    
- 
    	Representações de jovens ilhéua de Belém - PA sobre o Ensino Médio e relações com seus projetos de vida  Documento
    
- 
    	Reservas de vagas no Ensino Superior: o processo de implementação de cotas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará  Documento
    
- 
    	Risco e proteção à violência intrafamiliar nas trajetórias desenvolvimentais de adolescentes e jovens  Documento
    
- 
    	SABERES RIBEIRINHOS QUILOMBOLAS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO MÉDIO ITACURUÇÁ, ABAETETUBA/PA.  Documento
    
- 
    	SER-PARA-A-MORTE NA APROPRIAÇÃO DE SI EM HEIDEGGER: PRESSUPOSTOS PARA A EDUCAÇÃO  Documento
    
- 
    	SOBRE CORPOS INSOLENTES: CORPO TRANS, UM ENSAIO ESTÉTICO DA DIFERENÇA SEXUAL EM EDUCAÇÃO  Documento
    
- 
    	Significados e sentidos dos discursos de um grupo de crianças da 3ª série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros na docência  Documento
    
- 
    	Sindicalismo docente: a participação sindical dos professores da rede municipal de Castanhal-PA no SINTEPP.  Documento
    
- 
    	Subjetivação e escolarização de um aluno surdo usuário de implante coclear: um estudo de caso fundamentado na perspectiva histórico-cultural.  Documento
    
- 
    	Subsunção do público ao privado na educação paraense  Documento
    
- 
    	Síndrome de Burnout em professores de Educação Física: um estudo na perspectiva social cognitiva.  Documento
    
- 
    	TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A UFPA COMO EXPRESSÃO DO FENÔMENO.  Documento
    
- 
    	TRABALHO E EDUCAÇÃO: O Papel da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará como Certificadora da Qualificação Profissional na Amazônia Paraense.  Documento
    
- 
    	TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS:um estudo sobre o saber e a atuação política dos pescadores da Colônia Z-16, no Município de Cametá-PA  Documento
    
- 
    	Trabalho Docente e Educação Superior: um estudo sobre a contratação temporária de Docentes da Universidade do Estado do Pará  Documento
    
- 
    	Trabalho docente na educação básica na rede municipal de ensino em Belém  Documento
    
- 
    	Trabalho e Educação: expectativado jovem da classe trabalhadora quanto as possibilidades da Escola de Ensino Médio da periferia de belém ser contributiva para sua inserção no mercado de trabalho  Documento
    
- 
    	Transformações Socioambientais na Comunidade de Dom Manuel - Barcarena/PA.  Documento
    
- 
    	Travessias de Formação e atuação docente: movimentações identitárias presentes nas práticas discursivas de professores de licenciaturas da UFPA  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA ( PERÍODO DE 2009 - 2016)  Documento
    
- 
    	UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E OS RECURSOS FINANCEIROS PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA  Documento
    
- 
    	UM RIO NO CAMINHO: processos de escolarização de alunos ribeirinhos em contexto escolar urbano  Documento
    
- 
    	Um estudo sobre intelectuais negros na academia entre 1970 e 1980: Trajetória acadêmica de Florentina Silva Souza.  Documento
    
- 
    	Um olhar epistemológico sobre a política de formação contínua docente da Escola Cabana  Documento
    
- 
    	Um olhar sobre a concepção de Professor adotada nas propostas curriculares implementadas no curso de História da UFPA em 1988 e 2006  Documento
    
- 
    	Uma concepção de educação a partir do diálogo em Gadamer e Freire  Documento
    
- 
    	Vilas, “logares” e cidades: a história da educação rural do Pará na Primeira República - 1889 a 1897  Documento
    
- 
    	[In] visibilidade negra: Representação Social de Professores acerca das Relações Raciais no Currículo Escolar do Ensino Fundamental em Ananindeua (PA)  Documento
    
- 
    	“Decifra-me ou te devoro”: o salário dos professores da rede pública estadual de ensino do Pará como alienação e exploração  Documento