Educação Científica e Formação de Professores
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Aqui a gente respeita a condição de cada um, é diferente do que dizer que tá apoiando, que tá namorando": discursos de uma equipe gestora sobre diversidade de gênero e sexual Documento
-
(Re)desenho de tarefas para articular os conhecimentos intra e extramatemáticos do professor. Documento
-
?Durante o curso eu vi várias pessoas mexidas...?: experiências de professoras/es em um curso de formação continuada sobre gênero e sexualidade Documento
-
?VOCÊ VAI ADORAR A PROFESSORA, ELA É ÓTIMA, ELA É BOCA PORCA?: DISCURSOS CONSTRUÍDOS NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA NO CAMPO Documento
-
A AQUISIÇÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA Documento
-
A DIMENSÃO EPISTÊMICA NOS QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS Documento
-
A Educação para o trânsito e o ensino de Física: Análise de uma sequência didática construída a partir da aprendizagem significativa e do Design Thinking Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA PARA ESCOLA INCLUSIVA Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL Documento
-
A Formação Docente e o Uso das Tecnologias nos Cursos de Licenciatura Documento
-
A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PARFOR E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES Documento
-
A PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇAÕ AMBIENTAL NUMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES, DA ARTICULADORA PEDAGÓGICA E ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS Documento
-
A RELAÇÃO PROFESSOR-MATERIAIS CURRICULARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA ONTOSSEMIÓTICA Documento
-
A REMODELAGEM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TORNO DAS REGRAS DISCURSIVAS E HIERÁRQUICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DE BASIL BERNSTEIN Documento
-
A TRANSIÇÃO DO CLÁSSICO PARA O MODERNO: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO NO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA - BA (1950-1969) Documento
-
A abordagem CTS na formação continuada de professores: análise de uma experiência envolvendo docentes de ciências da natureza e matemática Documento
-
A abordagem de temas socioambientais como forma de articulação entre educação ambiental crítica e ensino de ciências na percepção de professores do ensino fundamental Documento
-
A aprendizagem significativa nos artigos da área brasileira de Educação em Ciências: um estudo métrico Documento
-
A atenção dada às emoções na sala de aula pelo professor de matemática: contribuições dos critérios de idoneidade didática Documento
-
A instrução da tarefa: uma análise de aulas de Química como contribuição à MODELIZAÇÃO DO ENSINO Documento
-
A pesquisa na formação em exercício de professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB Campus VII- PARFOR Documento
-
ARTICULAÇÕES DE UMA INOVAÇÃO CURRICULAR NO COTIDIANO DA ESCOLA UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: das propostas às vozes dos coordenadores Documento
-
Abordagem Temática Freireana na formação de professores de Ciências sob a óptica da Teoria da Atividade Documento
-
Alfabetização Científica e a Literatura Infantil: Desafios para o Ensino e Conservação da Biodiversidade Documento
-
Análise de uma experiência com tarefas matemáticas que exploram a dimensão metacognitiva. Documento
-
Análise de uma proposta educativa utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa para a Conservação da Mata Atlântica Documento
-
As Teorias de Aprendizagem em revistas brasileiras de Educação em Ciências: um estudo cienciométrico. Documento
-
As abordagens sobre Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação de Jovens e Adultos em Jequié-Bahia Documento
-
As aulas de laboratório dos cursos de graduação em física em universidades estaduais baianas: discursos e prática docente Documento
-
As contribuições formativas de uma sequência didática para a atuação dos pedagogos no ensino da Matemática nos anos iniciais Documento
-
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: EXPLORANDO POSSIBILIDADES Documento
-
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTE(S) NO ENSINO DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL Documento
-
CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE EX POST FACTO Documento
-
Condições do Trabalho Docente: Políticas e Processos de Desenvolvimentos Profissional. Documento
-
Conhecimento matemático utilizado por moradores da zona rural de Ubaíra: uma abordagem Etnomatemática estruturada na História Oral. Documento
-
Contribuições do Software GeoGebra para a formação de conceitos Geométricos de acadêmicos ingressos na licenciatura em Matemática Documento
-
Contribuições do ensino de velocidade para a compreensão de fatores relacionados à Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental Documento
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PARFOR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE MATEMATICA Documento
-
DIÁRIO NO GOOGLE DOCS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR Documento
-
Dimensões da Pesquisa no Ensino Superior: Análise no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Documento
-
Discursos cambiantes sobre corpo, gênero e sexualidade no curso de Pedagogia da UESB Documento
-
Do cotidiano ao científico: Análise de uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes de estudanhtes moradores do povoado da cachoeirinha, Jequié, Bahia, Brasil Documento
-
Docência de Matemática: construções identitárias Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E MOVIMENTO CTS: ANÁLISE DO TRABALHO REALIZADO EM UM GRUPO DE PESQUISA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS Documento
-
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES Documento
-
ESTUDO CIENCIOMÉTRICO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE ARTIGOS QUE DESTACAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Documento
-
ESTUDO INVESTIGATIVO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JEQUIÉ/BA. Documento
-
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES DOCENTES E AFETIVIDADE Documento
-
Ensinando e Aprendendo Zoologia: Análise de uma prática pedagógica baseada na Solução de Problemas Documento
-
Ensino de Zoologia e a Pedagogia da Alternância: reflexões sobre a prática docente Documento
-
Estratégias Didáticas no ensino de Ciências nos anos iniciais: desafios e possibilidades na perspectiva de Lev Vigotsky. Documento
-
Formação continuada de Professores dos anos iniciais da Educação Básica: contribuições de uma intervenção formativa em Ciências Naturais. Documento
-
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHECO (1959-1971): O ENSINO DA MATEMÁTICA EM FOCO Documento
-
IDENTIDADE OU IDENTIDADES? INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA SOCIAL E A SOCIOLOGIA NA ANÁLISE DA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES Documento
-
Implicações para a Formação Acadêmica, profissional e pessoal da participação de Licenciandos em Ciências Biológicas em Grupos de Pesquisa Documento
-
Interações Ecológicas nos Anos Iniciais: Possíveis contribuições para o Ensino de Ecologia Documento
-
Limites e possibilidades sobre a problematização dos temas em educação ambiental a partir do uso das tecnologias de informação e comunicação Documento
-
NARRATIVAS DE MESTRANDOS DA UESB SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: REFLEXÕES INERENTES À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Documento
-
Narrativas de mulheres alunas da EJA sobre como percebem e lidam com a Matemática Documento
-
O AQUÁRIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, BA Documento
-
O CONCEITO DE TOMADA DE DECISÃO NA LITERATURA FUNDAMENTADA PELO MOVIMENTO CTS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Documento
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AIQUARA BA (1965-1985): DOCUMENTOS, NARRATIVAS E PERSPECTIVAS SOBRE A HISTÓRIA. Documento
-
O ENSINO DAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS PARA ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR Documento
-
O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO DIVERSAS ESTRATÉGIAS Documento
-
O Ensino de Desenho e Geometria para a Escola Primária na BAHIA (1835-1925) Documento
-
O GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ-BAHIA (1934-1971): UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA Documento
-
O HORÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. Documento
-
O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS PROFESSORES SUPERVISORES Documento
-
O desenvolvimento da percepção de espaço na criança da Educação Infantil: o papel das tarefas Documento
-
O ensino de Ecologia em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em Educação a Distância: Limites e possibilidades Documento
-
O ensino do conceito de colisões no ensino médio e a formação do aluno para a cidadania no trânsito: avaliando o processo de ensino e aprendizagem Documento
-
O processo Ensino-Aprendizagem de conceitos de Botânica em uma turma de jovens e adultos por meio de estratégias didáticas: Análise de um projeto de pesquisa-ação Documento
-
O uso do GeoGebra em atividades Matemáticas: reconstruindo conhecimento matemático dos professores e modificando sua pratica em sala de aula Documento
-
Os Conflitos Socioambientais em anos escolares iniciais: limites e possibilidades de uma sequência didática baseada na perspectiva de Boff Documento
-
Os pesquisadores sobre "Formação de Professores" na área brasileira de Educação em Ciências: uma análise Ciênciométrica. Documento
-
PERCEPÇÕES DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DAS BAHIA A RESPEITO DE SUA FORMAÇÃO QUANTO AOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA Documento
-
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONTEMPORANEIDADE: Um estudo no campo disciplinar da Química na Bahia ? UESB/UFBA. Documento
-
PROFESSORES DE QUÍMICA QUE TAMBÉM LECIONAM FÍSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
Paulo Freire e Educação Matemática: Um estudo sobre dissertações e teses no Brasil. Documento
-
Percepções de professores sobre suas dificuldades em Matemática durante sua trajetória escolar: atribuições de causas e estratégias de enfrentamento Documento
-
Política e concepção de Formação de Professores nos cursos de licenciaturas dos Institutos Federais. Documento
-
Problematização e ensino de ciências na educação de jovens e adultos Documento
-
Professores de Matemática e Recursos Didáticos Digitais: contribuições de uma formação online Documento
-
Proposta pedagógica para inclusão de alunos com deficiência em aulas de Ciências: limites e possibilidades Documento
-
SENTIDOS QUE OS ESTUDANTES PATAXÓ DA EJA CONFEREM AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA AS SUAS VIDAS Documento
-
Saberes na Formação Matemática dos discentes da Segunda Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961) Documento
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS: usos e discursos de práticas docentes no Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio/IFNMG – Campus Januária Documento
-
Tensão entre permanência e evasão de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié Documento
-
Trabalho e vida de professores universitários no Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Documento
-
UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARITMÉTICA EM JEQUIÉ, POÇÕES E VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1936-1980): INTER-RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ESCOLAR, POLÍTICA EDUCACIONAL E PRÁTICA EDUCATIVA Documento
-
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) Documento
-
Uma análise documental sobre as concepções de natureza da ciência do Programa Ciência na Escola Documento
-
Uma proposta colaborativa no contexto do Ensino por Investigação em Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental Documento
-
Uma proposta de articulação entre espaço informal e sala de aula para aprendizagem de botânica Documento
-
Uma proposta de estágio supervisionado em educação ambiental no curso de licenciatura em Ciências Biológicas Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(73) 3528-9600 Ramal: 9725
endereço de email
Identidade