instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Organização Universidade Federal de Santa Maria - Organização
publicações A ABORDAGEM TEMÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA: ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO Documento A CONSTRUÇÃO DE MOSAICOS NO PLANO POR UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Documento A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Documento A construção de relações funcionais através do software scratch Documento A matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio Documento Análise de Erros no Ensino Fundamental: Uma Transição do 5º para o 6º ano. Documento Análise de erros na resolução de questões da OBMEP: uma proposta de utilização do GeoGebra como recurso didático Documento Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilíngue de surdos. Documento Articulação Freire-CTS na formação de educadoras dos anos iniciais Documento Atividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimento Documento CONHECIMENTOS SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA EM PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Documento Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID Documento DIFICULDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: A MUDANÇA EPISTEMOLÓGICA NECESSÁRIA Documento De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado Documento Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos Documento Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática Documento ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA NA CULTURA SURDA: UM OLHAR DE UMA FÍSICA EDUCADORA BILÍNGUE Documento Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados a partir de uma proposta para o ensino de Física Documento Ensino de Física a partir da Articulação Freire-CTS: Lançando um Novo Olhar sobre as Escolas do Campo Documento FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE COORDENADORAS LOCAIS A PARTIR DE AÇÕES DO PNAIC EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL Documento Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo. Documento Física e o esporte no Ensino Fundamental Documento Geometria Espacial sob a ótica dos Registros de Representação Semiótica: um estudo com futuros professores de Matemática Documento INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA MARIA (RS) QUE POSSUEM ALUNOS INCLUÍDOS EM SUAS SALAS DE AULA Documento Inflação sob a perspectiva da Educação Financeira Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental Documento Investigando a eficiência de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de integrais múltiplas mediadas por tecnologias digitais. Documento O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Documento O estuda da Acústica a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa Documento Os registros de representação semiótica mobilizados no estudo de sistemas lineares no ensino médio Documento PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SÉRIE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO Documento PROPOSIÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE FMC: UMA ALTERNATIVA AOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DE FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE URUGUAIANA-RS Documento Progressões Geométricas através da Resolução de Problemas: Contribuições ao licenciando em Matemática. Documento Raciocínio Combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica. Documento Representações semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no ensino fundamental Documento Representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômico-financeiras Documento Sobre as Ações do Pibid/Matemática na Constituição de Saberes Docentes de Ex-bolsistas desse Programa na Universidade Federal de Santa Maria Documento Surdez no contexto da Educação Matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangram Documento UM ESTUDO DE FUNÇÃO LINEAR NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO FUMO COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA Documento UMA ANÁLISE DE TAREFAS QUE ENVOLVEM INTERPRETAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDXS EM SANTA MARIA/RS Documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA Documento Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS Documento ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES STRICTO SENSU Documento “ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA Documento